SEBASTIANY,
Guilherme. Como batizar sua empresa? –
Vários mitos envolvem a criação do nome
de um negócio. Não existem fórmulas prontas. Mas fica bem mais fácil acertar na
decisão – e cair no gosto do consumidor – quando você sabe o que não deve
fazer. Pequenas Empresas & Grandes Negócios, nº 265, fevereiro de 2011,
p. 66.
CASAGRANDE, Marcelo. Operação temporária – Contratar um gestor interno pode ser uma
saída para momentos de crise ou crescimento acelerado. Conheça mais sobre essa
modalidade de consultoria. Gestão & Negócios, nº 27, pp. 22-23.
FURTADO, Jonas et al.
No centro da estratégia – Com relevância ampliada, a mídia social
ganha corpo como instrumento para fazer diagnóstico da marca e avança para além
do marketing, exigindo mudança de cultura da corporação. Meio &
Mensagem, ano XXXIII, nº 1446, 14 de fevereiro de 2011, pp. 30-31.
MANDELLI, Mariana. Estudantes brasileiros são os que têm menos
livros em casa, aponta pesquisa – Levantamento
baseado nos dados do Pisa mostra que 39% dos estudantes do País possuem no
máximo dez obras literárias e apenas 1,9% é dono de mais de 200 volumes; baixa
escolaridade dos pais e situação socioeconômica ruim são motivos. O Estado
de S. Paulo, 06 de março de 2011, Caderno Vida, p. A14.
KAYO, Grazziella
Mosareli. Acordo de quotistas – Esse tipo de iniciativa é muito útil e serve
para regular os interesses particulares e impedir futuros impasses entre os
sócios, impasses esses que poderiam prejudicar a imagem da empresa junto aos
fornecedores e aos clientes. Distribuição, ano 19, nº 218, março de 2011,
p. 62.
O Consultor é o profissional que diagnostica e formula soluções para problemas empresariais, que podem ter origem em qualquer área da empresa, seja ela de caráter eminentemente técnico ou operacional e administrativo. Estando a par de modelos consagrados de análise e de gestão e em consonância com as prioridades estabelecidas pelo mercado, o Consultor pode ajudar estas empresas a se posicionarem adequadamente frente à concorrência.
sábado, 23 de abril de 2011
quinta-feira, 21 de abril de 2011
A diversificação de produtos nas bancas
Fernando Murad
Impossível andar pelas ruas de um grande centro urbano e não se deparar com uma. Parada obrigatória de pessoas que gostam de se atualizar com o noticiário, daquelas que buscam entretenimento e diversão e também das que procuram emprego, dentre outras, as bancas de jornal – ou de revista, dependendo do costume da cidade – fazem parte do cotidiano da população há tempos e não passaram incólumes pelas mudanças trazidas pela evolução digital, que protagonizou uma verdadeira revolução no mercado editorial.Embora continuem como principal ponto de comercialização de jornais e revistas, as bancas se ressentem da queda no volume de vendas e, com o passar dos anos, foram incorporando novos produtos ao seu portfólio.
Segundo Ricardo Lourenço do Carmo, presidente do Sindicato dos Vendedores de Jornais e Revista de São Paulo (Sindjorsp), nos últimos cinco anos as vendas de jornais e revistas nestes pontos de venda (PDVs) do Estado caíram 20%. “Tínhamos 5.000 bancas e, nesse período, mil fecharam. Elas precisam se modernizar. Deixar de ser jornaleiro para ser empreendedor, buscar novas ferramentas. As vendas de jornais e revistas representam menos de 50% do faturamento atualmente. Quem depende só de jornal e revista não consegue sobreviver”, afirma o representante dos jornaleiros.
A diminuição de produtos editoriais é uma realidade na opinião de Flávio Pestana, diretor geral da Rede Bom Dia e do Diário de S. Paulo. Para ele, o valor total vendido hoje é menor que o de 10 anos atrás. “Por outro lado, a banca virou um centro de comércio. Se tinha 90% da venda no editorial, hoje não chega a 50%. Jornal é só mais um produto. Mas a sobreposição de edições na banca é uma tendência mundial”, analisa.
Embora os editores continuem registrando crescimento de venda no canal, na ponta final da cadeia os jornaleiros da capital paulista seguem com números negativos e apontam as mídias digitais como um dos fatores causadores do fraco desempenho. “As vendas caíram. Em 2010, deram um boom. Na época da Copa teve uma euforia com as figurinhas, mas caíram novamente. Cheguei a faturar R$ 19 mil em junho. Mas neste ano está pela metade. A internet é o pior de tudo. Com a popularização da tecnologia, eles leem notícias no celular e no computador”, conta Roberto Luiz Procópio, dono de uma banca há 20 anos na Lapa, Zona Oeste da capital paulista. O proprietário destaca que os estabelecimentos estão partindo para o lado da conveniência, mas diz que não gosta deste caminho.
Para Judite Cristina Vaz Rodrigues Fortunato, que há mais de 25 anos tem uma banca na Praça Charles Miller, no Pacaembu, ponto nobre de São Paulo, o caminho é diversificar o leque de produtos, mas a Prefeitura breca. “As vendas diminuíram bem no último ano. A internet e os supermercados estão influenciando essa queda. No meu caso, vendo mais zona azul do que revista, e o lucro é bem pequeno. Jornal e revista representam 50% do faturamento. O restante são produtos de tabacaria e zona azul. Tem muito pouco estímulo das editoras. Falta apoio para ações promocionais”, conclui.
Rentabilidade
Para Yuko Tahan, diretora de marketing da Editora On Line, como o jornaleiro olha a rentabilidade, acaba substituindo jornais e revistas por outros produtos. “Empresas como fabricantes de cigarro e operadoras de telefonia celular estão tomando espaço, colocando banner. Estamos perdendo terreno. Tentamos bonificar os produtos, mas isso onera a empresa. Agora estamos concorrendo com as editoras e com outras indústrias”, salienta Yuko.
A queda de circulação, no entanto, não é um fenômeno que atinge o mercado em geral. As editoras ouvidas pela reportagem de Meio & Mensagem, por sinal, apontaram crescimento da venda de exemplares neste PDV. De acordo com Yuko, o mercado de venda avulsa vem crescendo 3% nos últimos anos. “As editoras têm gastado mais energia para lançar produtos visando manter o volume de vendas”, pontua. A On Line tem 86% de sua circulação em bancas, revistarias e livrarias.
A Escala, que tem 85% da sua circulação no canal, registrou incremento de 10% em 2010. “A banca é onde está a grande democracia. Temos registrado crescimento, mas o canal deve ser repensado. Ele tem o mesmo formato há mais de 20 anos. É preciso melhorar a estrutura física, tornar o local mais agradável. Outro problema é que o número está diminuindo. Em 2010, 610 fecharam as portas no País. Temos hoje 17 mil. Deixou de ser bom negócio para jornaleiro do interior”, pondera Rogério Ventura, diretor geral da Escala.
O presidente do Sindjorsp destaca que a relação do setor com o meio editorial é boa e que não há problema com as margens de comissão, mas reclama da falta de ações das empresas nos estabelecimentos. “Não consigo entender por que as editoras não têm ações fortes nas bancas. O Meia Hora (jornal popular da Ejesa, que publica O Dia e Brasil Econômico), por exemplo, não aguentou no mercado de São Paulo. Se as empresas não vierem com coisas novas para as bancas, não vão vender”, avalia. De acordo com Carmo, o sindicato está elaborando um relatório com dados de faturamento e volume de vendas do setor no estado, mas ainda não há dados disponíveis para a divulgação.
Ao mesmo tempo em que a briga pelas melhores colocações nas bancas se acirra, as editoras desbravam novos canais de distribuição. No caso do popular mineiro Super Notícia, da Sempre Editora, a entrada em pontos alternativos como ambulantes, padarias, supermercados, armarinhos, papelarias e locadoras de filmes permitiu ingressar em favelas e na periferia da Grande Belo Horizonte e, assim, criar uma nova base de leitores, o que colaborou para o aumento da circulação – a publicação encerrou 2010 como o periódico de maior circulação do País, de acordo com dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC).
No entanto, o crescimento nestes novos canais é limitado. “No supermercado, por exemplo, não temos como crescer se não mudarmos a logística. O espaço para expor é pequeno; cabem no máximo 40 títulos. O mais importante é que os editores dependem das bancas. Sabem que podem lançar um produto e terão a certeza de que ele estará lá. No varejo não temos essa certeza, depende da negociação”, lembra Ventura. “Os pontos alternativos não são democráticos. Se já têm uma feminina, não colocam outra. Não tem como expor”, complementa Yuko.
O Infoglobo trabalha com venda em sinais de trânsito (com os chamados ambulantes), padarias, lojas e vagões e trens da SuperVia, mas não são nestes locais que se concentra o grande volume. “As bancas respondem por 85%”, diz Alexandre Kabarite, gerente geral de mercado leitor do Infoglobo.
Além do volume, outra questão importante relativa aos canais alternativos é o custo. “Para entrar em pontos nobres é preciso pagar alto. Isso aumenta o custo de distribuição e o custo com encalhe, e as vendas são pequenas, o que, economicamente falando, não é bom para rentabilidade. Temos mais de quatro mil bancas em São Paulo, é mais do que o suficiente para expor todos os produtos. O mercado deu uma depurada”, opina Pestana.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Você sabe fazer negócio e reconhecer o mercado?
Daniela
Maimone
É importante saber que a principal razão das empresas falharem não é a falta de capital – é a falta de conhecimento.
É importante saber que a principal razão das empresas falharem não é a falta de capital – é a falta de conhecimento.
Dito
isto, um dos maiores erros que a maioria dos candidatos a empresários fazem é
entrar no negócio com base no “achismo” do que as pessoas devem comprar, em vez do que as pessoas realmente
querem ou realmente precisam e podem comprar.
Pesquisas
mostram que um cliente insatisfeito gera pelo menos 11 possíveis insatisfeitos.
Evite que isso acontece logo de início. Conheça seu negócio: planejamento e execução são
aliados poderosos. Significa a diferença entre um bom e um grande negócio, bem
como seu sucesso ou fracasso.
Um
exemplo simples: loja de sapatos
As
pessoas compram sapatos e é possível facilmente colocar um número sobre o
tamanho do mercado de calçados.
Além disso, nossa população mundial cresce a cada
dia, o que nos dá a certeza do mercado potencial para os comerciantes e que
acima de tudo seu mercado continuará a crescer – e as pessoas continuarão a
comprar vários pares de sapatos nos próximos anos.
Talvez este seja um exemplo extremamente simples,
mas os mais inexperientes certamente optariam por ele.
É preciso cuidado na hora de analisar um mercado
potencial, o qual não se consegue medir ou identificar. Sem falar que quando
mal executado a confusão acontecerá e se refletirá no seu depósito cheio de
material, dos quais não poderá sequer se desfazer. Como evitar esta armadilha
em seu próprio negócio?
Aqui estão quatro simples e baratas tarefas que
você pode fazer antes de entrar nesta empreitada e se certificar de que há
mercado viável, sustentável e crescente para o seu negócio.
1.
Identifique seu mercado
Quão grande – em termos reais – é o mercado atual
de seu produto ou serviço? É um novo mercado ou maduro? Você será uma nova
categoria?
Muitas destas questões podem ser respondidas com
poucas horas de pesquisas online ou off-line.
Ir a uma associação da indústria e checar
pessoalmente números de seu mercado e sua categoria. Outra boa tática é ir a
uma feira ou exposição e olhar para os seus clientes potenciais, bem como a sua
concorrência. Qual é o seu potencial cliente, o que ele realmente quer? Quem
são? O ciclo de vendas será longo ou curto?
As respostas a esses tipos de perguntas lhe darão
uma grande vantagem para lidar com as oportunidades dentro de um mercado, e se
suas suposições iniciais sobre se seu produto ou serviço são realmente
verdadeiras.
2.
Identifique o seu cliente
Desenvolva listas que possam auxiliá-lo a desvendar
o perfil do “cliente ideal” para o produto ou serviço que você quer vender.
Sua lista deve consistir no máximo de 50 perguntas
e deve incluir itens como:
·
Será para
o público masculino ou feminino?
·
Quantos
anos eles têm?
·
Eles
estão casados?
Bem como questões mais profundas como:
·
Qual foi
sua principal motivação de compra um determinado produto ou serviço?
Mas por que tudo isso é tão importante? Tais
conhecimentos possibilitarão esclarecimentos adicionais sobre como o processo
de vendas deve ser estruturado.
Além disso irão ajudá-lo operacionalmente a adaptar
seu produto ou oferta de serviços para melhor atender seu público.
Por exemplo, no caso da loja de sapatos, você pode
descobrir que há um desejo ou necessidade de uma prestação de serviços de alto
nível para os clientes em sua área. Feito isso, você pode será capaz de
reorientar a sua distribuição e seus sistemas para atender a uma demanda ainda
não atendida.
3. Teste
e demanda medida
Grandes empresas gastam muitos recursos em
campanhas de publicidade e grupos de foco de contratação, mas você pode
realizar uma investigação mais eficaz simplesmente começando em pequena escala
e em seguida, testar e medir tudo que você já fez.
E se você acha que é caro para pouco ou nenhum
retorno, imagine gastar 10 a 100 vezes essa quantia sem gerar vendas ou
receitas, simplesmente porque você está vendendo algo que ninguém – ou muito
pouca gente – quer comprar.
4. Inicie
sua lista de contatos
Neste ponto de arranque ou em fase de planejamento,
você pode ter uma lista de fabricantes, fornecedores ou mesmo clientes
potenciais.
Se assim for, ótimo. Continue a construir essa
lista e comece a desenvolver uma estratégia de comunicação para se manter em
contato permanente; é sem dúvida uma excelente estratégia, pois contatos de
hoje serão os clientes de amanhã.
Mais importante: eles têm acesso a redes inteiras
de pessoas que podem querer ou precisar do seu produto ou serviço. O objetivo
real do trabalho em rede não é fazer uma venda para o contato direto, mas criar
uma relação com esse contato que leva a referências e, de boca em boca, estar
sempre no caminho.
Faça o que fizer, você precisa manter o controle de
sua lista. Certifique-se em protegê-la e tratá-lo como ouro. Para a maioria das
empresas a base de contatos muitas vezes torna-se o bem mais valioso.
No final, não existe uma fórmula à prova de falhas
para o sucesso empresarial, embora as pessoas estejam sempre à procura desta
resposta. O melhor indicador é um mercado comprovado com espaço para
crescimento, habitado por pessoas dispostas e capazes de pagar por algo
exclusivo ou diferente e que ajuda a tornar sua vida melhor, mais fácil ou mais
feliz de alguma maneira.
Afinal, o negócio não é apenas fazer o habitual,
original ou diferente , mas estar apto a ganhar clientes e estimulá-los a
voltar sempre.
Assinar:
Postagens (Atom)