MELLO, Pedro. Os 9 estilos de empreender – Os empreendedores brasileiros de sucesso têm
em comum uma visão de mundo abrangente e altruísta, conforme pesquisa do
especialista Pedro Mello. Mas existem diferenças entre eles: alguns se levam
pela paixão, outros são idealistas e há aqueles que se ancoram na comunicação.
Um não é melhor que o outro necessariamente. O fator de sucesso é o
autoconhecimento. HSM Management, ano 15, volume 2, nº 85, março/abril de
2011, pp. 112-116.
BOTTONI, Fernanda. Conversa afiada – Quando bem utilizadas, as redes sociais trabalham a favor do marketing
e da comunicação das marcas com seus consumidores. Próxxima, nº 26, pp.
34-38.
PINHO, Flavia. Consumidores do futuro – Agências com foco no público jovem mostram
quem são, do que gostam e como se comportam os clientes na faixa dos 14 aos 18
anos. Pequenas Empresas Grandes Negócios, nº 266, março de 2011, p.
24.
GALBRAITH, Robert. Marcas precisam ser atalho para a decisão
de compra – A Interbrand é uma das
principais consultorias do mundo na avaliação e elaboração de estratégias para
fortalecer empresas a partir de seus ativos intangíveis. Meio &
Mensagem, ano XXXIII, nº 1455, 18 de abril de 2011, pp. 82-83.
FRANÇA, Valeria. Classe C investe em design e decoração –
Arquitetos conhecidos fecham parcerias
com magazines; quanto aos clientes, maior dificuldade está em imaginar
ambientes prontos. O Estado de S. Paulo, 24 de abril de 2011, Caderno
Metrópole, p. C1.
O Consultor é o profissional que diagnostica e formula soluções para problemas empresariais, que podem ter origem em qualquer área da empresa, seja ela de caráter eminentemente técnico ou operacional e administrativo. Estando a par de modelos consagrados de análise e de gestão e em consonância com as prioridades estabelecidas pelo mercado, o Consultor pode ajudar estas empresas a se posicionarem adequadamente frente à concorrência.
sábado, 7 de maio de 2011
Anote aí 48: Empreender; Rede Social; Jovem; Marcas; Classe C
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Como conhecer os concorrentes da sua empresa?
Priscila
Zuini
A identificação e análise da concorrência é uma das principais atividades do planejamento de marketing. É importante conhecer as forças e fraquezas dos seus concorrentes para estimar suas ações futuras e construir uma vantagem competitiva diante deles.
A identificação e análise da concorrência é uma das principais atividades do planejamento de marketing. É importante conhecer as forças e fraquezas dos seus concorrentes para estimar suas ações futuras e construir uma vantagem competitiva diante deles.
Ao determinar o posicionamento almejado por sua
empresa e o seu público-alvo, analise o mercado e identifique as empresas que
oferecem produtos com posicionamentos similares e que tenham produtos
substitutos, além das que podem vir a entrar no seu mercado no futuro.
Ao fazer essa análise, identifique o seu grupo estratégico, que é o conjunto de empresas que seguem uma linha de estratégia semelhante. Isso pode te ajudar a fazer um redirecionamento estratégico.
Ao fazer essa análise, identifique o seu grupo estratégico, que é o conjunto de empresas que seguem uma linha de estratégia semelhante. Isso pode te ajudar a fazer um redirecionamento estratégico.
Há quatro estágios na análise da concorrência. O
primeiro é avaliar os objetivos atuais e futuros da concorrência. Procure
identificar o que eles estão tentando conseguir e quais são as razões para
isso.
O segundo passo é analisar as estratégias atuais da
concorrência para identificar oportunidades e ameaças decorrentes de suas
ações. Pergunte-se quais são seus mercados-alvo, seu foco estratégico, seus
produtos, como estão precificados, como são distribuídos e comunicados e como é
configurada sua estrutura de marketing.
Em seguida, avalie os recursos da concorrência para
estimar sua capacidade. Identifique se o concorrente possui cultura de
marketing, se tem ativos e recursos de marketing, se tem recursos de produção e
operação e se tem recursos financeiros.
Por fim, é preciso prever estratégias futuras da
concorrência por meio da combinação das análises anteriores, inclusive
estimando como ela pode reagir às ações da sua empresa.
Para ter sucesso, é interessante ter “bons
concorrentes”, que desafiem sua empresa a fazer sempre melhor e a continuar
inovando, sejam éticos e ajudem a desenvolver o mercado.
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Consumidores da classe C podem ser divididos em 2 grupos e 5 perfis
Gladys
Ferraz Magalhães
A classe C já equivale a 103 milhões de brasileiros e representa mais de 40% do consumo de bens e serviços. Entretanto, ela não é homogênea e pode ser dividida em dois grupos e cinco perfis.
Os dois principais perfis, consciente e o batalhador equivalem, respectivamente, a 47% e 26% dos consumidores da classe C1, e 35% e 32%, nesta ordem, das pessoas do grupo C2.
A classe C já equivale a 103 milhões de brasileiros e representa mais de 40% do consumo de bens e serviços. Entretanto, ela não é homogênea e pode ser dividida em dois grupos e cinco perfis.
Ao menos
esta é a conclusão de uma pesquisa realizada pela Nielsen, na qual apurou-se
que a classe C é dividida em dois grupos: C1, com 7,5 milhões de lares e renda familiar de R$ 1.391, e
C2, da qual fazem parte 8,6 milhões de lares, com renda familiar de R$ 933.
Além
disso, neste nível socioeconômico podem ser encontrados cinco perfis de consumidores: o consciente, o batalhador, o
maduro tradicional, o conformado e o maduro bem sucedido.
Perfis
Os dois principais perfis, consciente e o batalhador equivalem, respectivamente, a 47% e 26% dos consumidores da classe C1, e 35% e 32%, nesta ordem, das pessoas do grupo C2.
Abaixo, as principais características de cada
perfil:
·
Consciente: tem entre 26 e 50 anos; costuma buscar
por promoções; procura por variedade; acha preço importante,;faz compras a cada
15 dias, aos finais de semana, com a família, e gosta de adquirir os produtos
de uma vez. A meta é ter uma vida estável e acredita que as propagandas são
importantes para conhecer as marcas.
·
Batalhador: a idade mínima é de 51 anos, costuma
buscar por promoções; escolhe marcas por preço e promoção; acredita que preço é
determinante e gosta de comprar durante a semana pela manhã, sozinho. Além
disso, compra nas lojas da vizinhança, tem como meta a união da família e
acredita que as propagandas são mentirosas.
·
Maduro tradicional: tem 51 anos ou mais, busca por
promoções e escolhe sempre as mesmas marcas. Acredita que preço é determinante
e tem como hábito comprar a cada 30 dias ou mais, durante a semana pela manhã,
sozinho. Assim como o batalhador, este consumidor frequenta as lojas da
vizinhança e acredita que as propagandas são mentirosas. Como meta busca viver
o dia a dia.
·
Conformado: este grupo engloba os consumidores mais
novos, com menos de 30 anos, que busca promoções sempre e em primeiro lugar;
escolhe as marcas por promoção e preço, que, aliás, acredita ser determinante.
Faz compras sozinho e quase todos os dias, em lojas da vizinhança. Não vê
propaganda e tem como meta ter um bom trabalho.
·
Maduro bem sucedido: possui entre 41 e 50 anos,
busca promoções sempre, escolhe marcas habituais e conhecidas e considera o
preço um item importante. Ao contrário dos outros consumidores, costuma comprar
pela internet e tem como meta qualidade de vida.
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