quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Transformando “cliques” em clientes

Erica Saito

Os consumidores do mundo inteiro não recorrem à Internet somente para encontrar soluções para atender às suas necessidades pessoais e às de suas empresas, mas também para realizar transações on-line no conforto de seus lares ou escritórios. A América Latina também tem apresentado um crescimento no número de empresas e usuários especialistas em Web que estão aproveitando as facilidades oferecidas pela Internet. Atualmente, a América Latina ultrapassou os 186 milhões1 de usuários da Internet, que incluem mais de 72 milhões no Brasil.


Como obter a devida atenção on-line


Uma simples pesquisa por palavras-chave, como por exemplo, de "artesanato" pode trazer como resultado mais de 10.000 categorias relacionadas a esse termo nas ferramentas de busca mais populares. Como resultado, os consumidores atuais têm a sua disposição opções ilimitadas em um mercado on-line extremamente cheio de ofertas. O principal desafio é atrair visitantes ao seu website e, depois, convencê-los a fazer negócios com você, transformando-os de ‘cliques’ em 'clientes'. Por isso é importante pensar em como você faria uma pesquisa on-line e quais as palavras seriam utilizadas nessa busca, e registrar nomes de domínios com essas palavras-chave. Em seguida, o importante é direcionar esses nomes de domínio para o seu site principal.


Um nome de domínio .com pode ajudar a construir o sucesso no comércio on-line


O primeiro passo importante para fazer negócios pela Internet é escolher e registrar um nome de domínio. O nome de domínio pode ser usado para representar a marca, a identidade, um produto e um serviço da sua empresa na Internet.  Para que sua empresa aumente sua visibilidade na Web e para estabelecer a sua marca on-line, você deve escolher um nome de domínio significativo e registrá-lo o mais rápido possível.


Assim como a localização física de uma empresa convencional é importante para seu crescimento, um nome de domínio .com pode ser a pedra fundamental do seu sucesso on-line. Os nomes de domínios .com estão entre os nomes de domínios mais populares da Internet na atualidade3. Além disso, eles ajudarão sua marca on-line a obter visibilidade e credibilidade instantaneamente, seja no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo.


De buscas a compras on-line


Com a crescente popularidade de determinados serviços oferecidos pela Internet, como reservas de viagens, reservas de entradas de cinema e transações bancárias on-line, a Web criou uma oportunidade na qual as empresas, sejam elas pequenas ou grandes, transformam seu público-alvo on-line em clientes reais. No Brasil, cerca de 20 milhões de usuários já fizeram compras on-line4.


Uma das principais razões para esse crescimento súbito nas compras on-line é a conveniência das ofertas disponíveis pela Internet. A presença on-line representa uma grande oportunidade para as empresas menores na área do comércio eletrônico, uma vez que elas agora podem promover o seu negócio on-line, reduzindo seus custos globais e conquistando novos clientes. A Internet tornou-se um grande equalizador para muitas empresas e comerciantes. As pequenas empresas podem competir com as empresas maiores sem ter que investir uma fortuna.


Para entender o consumidor on-line


Uma pesquisa5 sobre as das atitudes do comprador on-line revela que um website deve garantir que seus visitantes sejam encorajados a comprar. O site deve chamar a atenção dos visitantes, uma vez que estarão mais dispostos a comprar quando seu nível de interesse for alto. Existem características específicas de seu site que podem ajudá-lo a alcançar essa meta. Um bom projeto de navegação é um ingrediente fundamental para qualquer bom website.


A navegação é o roteiro do seu website e seus  visitantes devem conhecer três coisas essenciais: onde estão, onde podem ir e como podem retornar ao lugar de onde vieram.
Em primeiro lugar, forneça informações abundantes, mas ao mesmo tempo relevantes.
Quando um cliente potencial visita seu site, apresentar as características mais interessantes e exclusivas do seu produto ou serviço pode ajudá-lo a chamar a atenção do visitante.


Algumas regras gerais são:
• Não preencha sua página com detalhes desnecessários.
• Defina claramente sua mensagem principal usando o menor número possível de palavras.
• Utilize descrições breves, legendas, listas com marcadores e parágrafos curtos.
• Adote um formato padrão de uma coluna para facilitar a leitura.


Facilidade de uso


Certifique-se de que seu site é fácil de navegar, isso é importante. O menu e a navegação do seu website devem ser muito intuitivos, oferecendo ao cliente toda a informação que possa ser necessária de uma maneira simples, sem que ele precise navegar muito pelo site para acessá-la. Por exemplo, se você tiver um site de reservas de bilhetes aéreos, o conteúdo da sua página inicial pode destacar algumas das principais ofertas disponíveis, conter informações sobre todos os voos e indicar claramente como chegar até a página de reservas. 


Todas as ofertas devem estar diretamente ligadas à página de reservas, de modo que, sempre que o cliente clicar sobre elas, ele seja conduzido à página na qual possa obter todos os detalhes sobre a oferta e reservar o seu bilhete por meio de alguns passos simples. A regra fundamental para a venda on-line é "menos é mais". Em outras palavras, quanto menos cliques, melhor.


Inspire confiança e aumente a segurança


Fazer com que um cliente tenha confiança no seu negócio on-line pode ser um desafio. No mundo da Internet, seu site fala por você; portanto, exibir sua credibilidade dentro da indústria e sua capacidade auxilia para que o visitante deposite confiança em você.Por exemplo, se você tem um hotel, seu website deve mostrar os quartos oferecidos por meio de uma galeria de fotografias elaborada e detalhada. O site também pode ter uma seção "Quem somos?" abrangente, cobrindo todos os aspectos do seu negócio, com informações sobre os serviços oferecidos e, se possível, também incluindo resenhas da mídia e de clientes, para que os visitantes do seu site possam saber tudo sobre seu hotel e para que avaliem pessoalmente sua credibilidade. Se seu website oferece a opção de compra on-line, também é importante que seus clientes considerem que realizar uma transação no seu site é algo confiável. Essa confiança pode ser conquistada com a implementação de um sistema de pagamento seguro em seu site.


Você pode ajudar sua empresa a crescer com um pouco de planejamento estratégico. Se você trabalha duro para fazer as pessoas clicarem no seu site, o que pode ser mais importante que transformar esses cliques em clientes? Nada. 

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Anote aí 33: Relações Públicas; Redes de Relacionamento; Natal; Relatórios; Contador

YURI, Debora. Relações muito mais públicas A atividade de PR centrada nas mídias sociais abrem novos caminhos para as marcas falarem com consumidor e imprensa. Proxxima, nº 18, maio de 2010, pp. 66-71.


KNOWLEDGE-WARTON. Ir à rede Em entrevista, Paul Kleindorfer e Yoram ‘Jerry’ Wind, dois expoentes do enfoque científico, analisam como as empresas podem utilizar as redes de relacionamento para realmente agregar valor e identificar novas oportunidades de negócios. HSM Management, ano 15, volume 1, nº 78, janeiro-fevereiro de 2010, pp. 36-40.


VASCONCELLOS, Marcos de. Fim de ano aquecido pede preparo Aumento de 8% nas vendas deve ser impulso para reter cliente novo. Folha de S. Paulo, 28 de novembro de 2010, Caderno Negócios, pp. 1-3. 


HORIKAWA, Helder. Relatórios nota dez Documentos bem elaborados são subsídios para matérias e pautas. Negócios da Comunicação, ano VII, nº 39, pp. 54-55.


CASCIANO, Marcelus. Escolha crucial O contador é um profissional cada vez mais estratégico e sua atuação pode estabelecer a diferença entre o êxito e o fracasso na trajetória das empresas. Meu Próprio Negócio, ano 9, nº 93, pp. 52-59. 

domingo, 28 de novembro de 2010

Internet bate revistas e vira 3ª maior mídia do mundo


Adnews
A mídia online ultrapassou as revistas em faturamento publicitário mundo afora e e se torna a terceira maior mídia em escala global. Os dados são resultado de um estudo realizado pela Zenith Optimedia, que mostra também uma aproximação da web com os jornais. A internet atraiu US$ 55 bilhões de investimentos em todo o mundo, com isso, já é dona de 12,6% do bolo publicitário no planeta, ficando atrás apenas dos jornais, com 23,1% e da televisão, com 39,4%. As revistas estão agora em quarto lugar, com 10,3%.
A projeção é de que em 2012, ano no qual deverá atingir o share de 17,1% do bolo, a internet se aproxime dos jornais, que deverão contar com 19,4%dos investimentos. Naquele ano, a internet deverá atrair investimentos de US$ 83,9 bilhões, contra US$ 95,4 bilhões dos jornais e US$ 199,7 bi da televisão – que deverá ter participação de 40,6%, um pouco superior à atual.
A Zenith também prevê um crescimento do mercado publicitário de 2,2% em 2010 na comparação com 2009, ano que teve uma queda próxima a 10%. A expectativa é que os investimentos cheguem à casa de US$ 456 bilhões em todo o mundo neste ano e que, para os anos seguintes, o mercado cresça mais 4,1% em 2011 e outros 5,3% em 2012.
Em um estudo anterior, a Zenith apontou a possibilidade de crescimento mundial de apenas 0,9%, portanto esse é o segundo relatório consecutivo com revisão para cima, após 18 meses revisando para baixo as expectativas.
Dividindo o estudo por regiões, a América Latina figura como destaque, que após um ano registrando o crescimento irrisório de 0,4%, 2010 promete uma alta de 9,3%, o que representa a movimentação de  cerca de US$ 33 bilhões, com possibilidade de chegar a US$ 38 bi em 2012.
A América do Norte é a região que passa por mais dificuldades, e a publicidade dos Estados Unidos deverá fechar com receitas abaixo de 2009, cerca de 2% menos. O mercado europeu deverá crescer 0,4%, enquanto a Ásia subirá na casa de 5,9%. Se  o Japão for retirado da lista asiática, o índice salta para 10%, o que colocaria a região como a melhor de 2010.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Fidelizar clientes é vital ao comércio varejista

Silvia Kröff


O marketing de relacionamento é uma forma de a empresa interagir, conhecer e mensurar o valor dos clientes para o seu negócio com o objetivo de fidelizá-los. Muitas vezes, o varejista está tão focado em expandir, que não consegue perceber o erro que é esquecer os clientes fiéis. No geral, muitas ações são feitas para atrair o consumidor e poucas para mantê-los.

Para o coordenador do Núcleo de varejo da ESPM e sócio do Growbiz Group Consultoria de varejo, Ricardo Pastore (São Paulo/SP), as lojas e marcas não desenvolvem tantas ações de fidelização quanto necessárias. “Entendendo o comportamento de compras do cliente e transformando o ponto-de-venda em ponto de relacionamento, o varejo ganha pontos”, aponta Pastore, observando que o custo/beneficio do comprador fiel é poder lidar com um consumidor que valoriza as soluções que a loja oferece e não o preço que é praticado. Além de tornar o consumidor fiel é necessário deixá-lo satisfeito e para isso o lojista precisa entender o comportamento do cliente de compras e desenvolver ações voltadas apropriadas.

Pastore explica que transformar o PDV (ponto-de-venda) em PDR (ponto de relacionamento), a partir do desenvolvimento de soluções que atendam perfis de clientes identificados através do conhecimento do seu comportamento de compras no momento da decisão, é uma alternativa para manter o cliente na loja. “Outra alternativa é a loja criaroclube de clientes. Todos cadastrados e mantidos em comunicação baseada em conteúdos de interesse, como qualidade de vida e moda, entre outros, chamariam a atenção’’, aponta.

O consultor Gilberto Wiesel (Santa Maria/RS) aponta que a busca pela fidelização passa, necessariamente, pela satisfação do cliente. Dentro deste contexto, fazer exatamente aquilo que prometeu é vital. “Não enrole, não dê desculpas. O cliente é como um relacionamento entre casais e precisa ser motivado, aquecido e renovado’’, salienta o consultor. Para Wielsen, a grande vantagem competitiva de qualquer negócio é o conhecimento sobre os clientes e o atendimento de qualidade. “A empresa que entender isso sai na frente e terá mais sucesso’’, conclui.

Dicas

- Conveniência
- Promoções
- Qualidade
- Disponibilidade de produtos
- Serviço ao consumidor
- Comprometimento
- Sinceridade
- Atenção
- Ética

Anote aí 32: Concorrência; Virtual; Cliente; Prioridade; Merchandising

SCHNEIDER, Grazielle. Empresas espiam rivais com rede social Companhias brasileiras usam ferramentas como Facebook, LinkedIn e Twitter para monitorar concorrência. Folha de S. Paulo, 31 de outubro de 2010, Caderno Mercado, p. B9-10. 


GHIURGHI, Flavia. Negócios.com Como o universo virtual tornou um canal promissor para alavancar sua empresa. Gestão & Negócios, nº 25, pp. 44-54.


SODERI, Catia. Onde está a prioridade? Criador do conceito capitalismo do cliente mostra que foco no consumidor é garantia de crescimento e resultados. Consumidor Moderno, ano 15, nº 152, outubro de 2010, pp. 122-124.


MIT SLOAN MANAGEMENT REVIEW. Sua empresa é tão centrada nos clientes quanto pensa? Muitos gestores supõem que seus produtos e serviços serão relevantes no futuro. No entanto, funcionários escondem problemas, mercados mudam e, a menos que você realmente investigue permanentemente sua organização e faça perguntas duras, poderá se iludir, como contam Patrick Barwise, da London Business School, e Sean Meehan, do IMD. HSM Management, ano 14, volume 6, nº 83, novembro/dezembro de 2010, pp. 124-132.


DATAFOLHA/M&M. Custe o que anunciar Pepsi é a marca mais lembrada em merchandising no CQC. Meio & Mensagem, ano XXXII, nº 1436, 22 de novembro de 2010, p. 64.