terça-feira, 6 de julho de 2010

Mulheres são as principais responsáveis pela renda de 33% dos lares brasileiros

Infomoney

Aumenta o número de mulheres que são chefes de família no Brasil. De acordo com o estudo Retratos das Desigualdades de Gênero e Raça do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), as mulheres são as principais responsáveis pela renda de 33% dos lares brasileiros. Em 1993, o percentual de mulheres que comandavam as famílias era 22,3%.

Interior x Cidades

A pesquisa também revela que o aumento do número de famílias comandadas por mulheres apresentou um crescimento tanto na áreas urbanas quanto rurais do País. Porém, em menor proporção nas áreas rurais.

Enquanto 35,4% das mulheres exercem o papel de chefiar a família nas zonas urbanas do Brasil, nas zonas rurais essa proporção cai para 19,3%.

Nos últimos 15 anos, houve um aumento de 11,1 pontos percentuais no número de mulheres que chefiam os lares nas zonas urbanas e 5,8 pontos percentuais para as que moram na zona rural.

Família

Outro dado relevante apontado no estudo foi o crescimento do número de famílias com filhos chefiadas por mulheres.

Em 2007, foram 3,6 milhões de famílias com filhos, onde a mãe é a responsável pela a maior parte da renda familiar, dez vezes mais que em 1993, no qual eram 301 mil famílias.

Esses dados mostram que os brasileiros possuem uma situação mais igualitária entre homens e mulheres dentro das famílias, onde as mulheres assumem cada vez mais um papel de destaque na aquisição de renda.

O estudo

Para a realização desse estudo foram selecionados os seguintes aspectos:
 A distribuição das famílias, segundo o tipo de estrutura;
 As famílias segundo décimos e centésimos de renda per capita;
 A média de renda domiciliar per capita, segundo a chefia da família;
 O total de famílias chefiadas por homens e mulheres;
 A distribuição das famílias por grupos de idade dos filhos e por escolaridade, sexo, cor/raça, condição de ocupação e atividade do chefe;
 O total de mulheres chefes sem cônjuges

Nenhum comentário:

Postar um comentário