A preocupação com os resultados de vendas é comum às empresas, indiferentemente do seu porte. Mas, afinal por que existem empresas que comercializam o mesmo tipo e qualidade de produto e apresentam resultados bem diferentes?
Para responder a este questionamento, o Portal InfoMoney, conversou com o CEO da Huthwaite Brasil, empresa especializada
em consultoria de performance de vendas, Eduardo Butenas.
De acordo com o especialista, a resposta está na maneira em que a
empresa realiza a sua venda. Para ele, os negócios em que os vendedores apresentam somente a mensagem
promocional, como um "folheto ambulante", é mal visto pelos
consumidores atuais.
“Hoje, as informações técnicas estão na internet. O valor da venda não
está no produto, mas na maneira em que o vendedor interage com os clientes. O modelo
tradicional é voltado ao serviço. Estas empresas estão fadadas ao fracasso”,
diz.
No modelo tradicional, se o
cliente estiver frente a dois produtos muito parecidos e com a mesma qualidade,
o diferencial, para a maioria, será o preço. Isso torna o negócio menos
competitivo ao empresário.
A
necessidade do cliente
Butenas explica que, atualmente, os vendedores têm de entender à necessidade do cliente, além de entender qual é a mensagem que o cliente está passando.
“Se eu chegar em uma
concessionária com um carro esportivo não significa que eu quero comprar um
carro do mesmo estilo. O vendedor tem de entender qual é a minha necessidade.
Talvez, meu interesse fosse comprar um carro que fosse menos potente e mais
seguro para transportar a minha família. Mas para isso, o vendedor tem de me
escutar e saber qual é a minha real necessidade”.
Ele acrescenta ainda que no
cenário atual, os métodos tradicionais focados na comunicação do valor do
produto simplesmente não funcionam mais, as empresas precisam de vendedores que
sejam criadores de valor.
Como exemplo, ele cita que quando
surgiram os primeiros telefones celulares no Brasil, algumas empresas
emprestavam seus aparelhos durante um período para que os consumidores testassem
os produtos. A iniciativa visava oferecer uma nova experiência ao cliente e
isso gera um valor que não seria possível apenas com um vendedor falando
sobre como o celular funciona e quais são as suas vantagens.
Reflexão
A consultoria acredita que as empresas têm que realizar algumas perguntas que sejam capazes de possibilitar que os clientes reflitam sobre os seus problemas, avaliem os fatos e consigam resolvê-los. O vendedor entra com o papel de facilitador que auxilia o cliente a tomar a melhor decisão de compra.
“Se o cliente não entender
claramente quais são suas vantagens, um discurso focado no produto não vai
ajudá-lo. Uma das maiores e mais frequentes reclamações que ouvimos das
lideranças brasileiras sobre seus vendedores é que eles oferecem a solução
antes da hora. Não é coincidência que esse é um dos erros mais frequentes dos
vendedores identificados em nossa pesquisa”, finaliza.
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