TAUHATA, Sergio. O Fisco aperta mais o cerco – O sistema público de escrituração digital
exige atenção: erros na nota fiscal eletrônica são identificados facilmente
pela Receita e podem gerar multas de até 100% do faturamento. Pequenas
Empresas Grandes Negócios, nº 272, setembro de 2011, pp. 98-100.
BOTTONI, Fernanda. Impróprias para maiores – Marcas que querem garantir presença nas
redes sociais infantis devem respeitar os limites do bom senso para não
incentivar o consumo de maneira abusiva e nem perder pontos valiosos com os
pais (vigilantes) da garotada. Próxxima, nº 32, setembro de 2011, pp.
56-60.
GUTIERREZ, Felipe. Estudo diz que trabalhador bonito tem
melhor salário – Economista
norte-americano relaciona remuneração a aparência pessoal. Folha de S.
Paulo, 11 de setembro de 2011, Caderno Empregos, pp. 1-3.
QUINTANILHA, Leandro.
Trabalho em casa tem glamour e rotinas –
São cerca de 58 milhões de pessoas no
mundo que usam o lar para sua atividade profissional. Mas é preciso ter
disciplina e concentração. O Estado de S. Paulo, 18 de setembro de 2011,
Caderno Empregos, p. 3.
PARENTE, Edianez et
al. Ciclo virtuoso – Com maior assertividade e entrega, mídia se
valorizou acima da inflação nos últimos dez anos, enquanto investimentos por
parte dos anunciantes quase triplicaram. Meio & Mensagem, ano XXXIII,
nº 1469, 25 de julho de 2011, pp. 40-41.
O Consultor é o profissional que diagnostica e formula soluções para problemas empresariais, que podem ter origem em qualquer área da empresa, seja ela de caráter eminentemente técnico ou operacional e administrativo. Estando a par de modelos consagrados de análise e de gestão e em consonância com as prioridades estabelecidas pelo mercado, o Consultor pode ajudar estas empresas a se posicionarem adequadamente frente à concorrência.
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Anote aí 63: Fisco; Infantil; Beleza; Home Office; Mídia
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Modelo tradicional de vendas é prejudicial às empresas
Karla
Santana Mamona
A preocupação com os resultados de vendas é comum às empresas, indiferentemente do seu porte. Mas, afinal por que existem empresas que comercializam o mesmo tipo e qualidade de produto e apresentam resultados bem diferentes?
Butenas explica que, atualmente, os vendedores têm de entender à necessidade do cliente, além de entender qual é a mensagem que o cliente está passando.
A consultoria acredita que as empresas têm que realizar algumas perguntas que sejam capazes de possibilitar que os clientes reflitam sobre os seus problemas, avaliem os fatos e consigam resolvê-los. O vendedor entra com o papel de facilitador que auxilia o cliente a tomar a melhor decisão de compra.
A preocupação com os resultados de vendas é comum às empresas, indiferentemente do seu porte. Mas, afinal por que existem empresas que comercializam o mesmo tipo e qualidade de produto e apresentam resultados bem diferentes?
Para responder a este questionamento, o Portal InfoMoney, conversou com o CEO da Huthwaite Brasil, empresa especializada
em consultoria de performance de vendas, Eduardo Butenas.
De acordo com o especialista, a resposta está na maneira em que a
empresa realiza a sua venda. Para ele, os negócios em que os vendedores apresentam somente a mensagem
promocional, como um "folheto ambulante", é mal visto pelos
consumidores atuais.
“Hoje, as informações técnicas estão na internet. O valor da venda não
está no produto, mas na maneira em que o vendedor interage com os clientes. O modelo
tradicional é voltado ao serviço. Estas empresas estão fadadas ao fracasso”,
diz.
No modelo tradicional, se o
cliente estiver frente a dois produtos muito parecidos e com a mesma qualidade,
o diferencial, para a maioria, será o preço. Isso torna o negócio menos
competitivo ao empresário.
A
necessidade do cliente
Butenas explica que, atualmente, os vendedores têm de entender à necessidade do cliente, além de entender qual é a mensagem que o cliente está passando.
“Se eu chegar em uma
concessionária com um carro esportivo não significa que eu quero comprar um
carro do mesmo estilo. O vendedor tem de entender qual é a minha necessidade.
Talvez, meu interesse fosse comprar um carro que fosse menos potente e mais
seguro para transportar a minha família. Mas para isso, o vendedor tem de me
escutar e saber qual é a minha real necessidade”.
Ele acrescenta ainda que no
cenário atual, os métodos tradicionais focados na comunicação do valor do
produto simplesmente não funcionam mais, as empresas precisam de vendedores que
sejam criadores de valor.
Como exemplo, ele cita que quando
surgiram os primeiros telefones celulares no Brasil, algumas empresas
emprestavam seus aparelhos durante um período para que os consumidores testassem
os produtos. A iniciativa visava oferecer uma nova experiência ao cliente e
isso gera um valor que não seria possível apenas com um vendedor falando
sobre como o celular funciona e quais são as suas vantagens.
Reflexão
A consultoria acredita que as empresas têm que realizar algumas perguntas que sejam capazes de possibilitar que os clientes reflitam sobre os seus problemas, avaliem os fatos e consigam resolvê-los. O vendedor entra com o papel de facilitador que auxilia o cliente a tomar a melhor decisão de compra.
“Se o cliente não entender
claramente quais são suas vantagens, um discurso focado no produto não vai
ajudá-lo. Uma das maiores e mais frequentes reclamações que ouvimos das
lideranças brasileiras sobre seus vendedores é que eles oferecem a solução
antes da hora. Não é coincidência que esse é um dos erros mais frequentes dos
vendedores identificados em nossa pesquisa”, finaliza.
Anote aí 62: Marca; Especialistas; Classe C; Neuromarketing; Financeiro
PARENTE, Milena. A sua marca está protegida? – Em 2010 a criação de CNPJs cresceu 101% em
relação ao ano anterior. Mas será que todas essas novas empresas solicitaram a
exclusividade da sua marca? O registro dá a vantagem de usá-la em todo o
território nacional para identificação, tanto de produtos quando de serviços na
sua área de atuação. Gestão & Negócios, nº 32, pp. 72-75.
FREITAS, Tatiana. Os novos especialistas – Expansão das classes A e B no país estimula a prestação de serviços sofisticados; de ‘sommelier de atum’ a veterinária ‘comportamentalista’, tendência é personalizar o atendimento. Folha de S. Paulo, 31 de julho de 2011, Caderno Mercado, p. B3.
NAVARRO, José Gabriel. Classe C, vírgula – Melhor seria falar em classes C, no plural, sugere pesquisa inédita sobre renda popular. Meio & Mensagem, ano XXXIII, nº 1474, 29 de agosto de 2011, p. 42.
MEDEIROS, Elaine. Adivinhe o que o consumidor está pensando – Que tal saber o que se passa na cabeça do seu cliente, segundos antes de ele decidir o que vai comprar? O neuromarketing pode ajudar. Consumidor Moderno, nº 161, agosto de 2011, pp. 128-131.
CERBASI, Gustavo. Dê utilidade aos controles financeiros – O empreendedor não precisa ser contador ou economista, mas deve aprender a analisar os relatórios para poder questionar as possíveis alterações nos indicadores, que são as medidas da saúde do negócio. Pequenas Empresas Grandes Negócios, nº 272, setembro de 2011, p. 108.
FREITAS, Tatiana. Os novos especialistas – Expansão das classes A e B no país estimula a prestação de serviços sofisticados; de ‘sommelier de atum’ a veterinária ‘comportamentalista’, tendência é personalizar o atendimento. Folha de S. Paulo, 31 de julho de 2011, Caderno Mercado, p. B3.
NAVARRO, José Gabriel. Classe C, vírgula – Melhor seria falar em classes C, no plural, sugere pesquisa inédita sobre renda popular. Meio & Mensagem, ano XXXIII, nº 1474, 29 de agosto de 2011, p. 42.
MEDEIROS, Elaine. Adivinhe o que o consumidor está pensando – Que tal saber o que se passa na cabeça do seu cliente, segundos antes de ele decidir o que vai comprar? O neuromarketing pode ajudar. Consumidor Moderno, nº 161, agosto de 2011, pp. 128-131.
CERBASI, Gustavo. Dê utilidade aos controles financeiros – O empreendedor não precisa ser contador ou economista, mas deve aprender a analisar os relatórios para poder questionar as possíveis alterações nos indicadores, que são as medidas da saúde do negócio. Pequenas Empresas Grandes Negócios, nº 272, setembro de 2011, p. 108.
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terça-feira, 27 de setembro de 2011
Para 72% dos universitários brasileiros, web é mais importante que namorar
IDG Now!
Sem dúvida, é mais difícil ficar sem casa do que sem Internet, mas, aos poucos, os jovens começam a enxergá-la como um recurso essencial à sua vida, tal qual o ar ou a água. Segundo o Relatório Mundial de Tecnologia Conectada, elaborado pela Cisco, quase dois terços (63%) dos jovens universitários e adultos em início de carreira consideram a rede mundial algo imprescindível, e mais da metade a descreve “como parte integrante de sua rotina” – em alguns casos, à frente do carro e da namorada.
Sem dúvida, é mais difícil ficar sem casa do que sem Internet, mas, aos poucos, os jovens começam a enxergá-la como um recurso essencial à sua vida, tal qual o ar ou a água. Segundo o Relatório Mundial de Tecnologia Conectada, elaborado pela Cisco, quase dois terços (63%) dos jovens universitários e adultos em início de carreira consideram a rede mundial algo imprescindível, e mais da metade a descreve “como parte integrante de sua rotina” – em alguns casos, à frente do carro e da namorada.
“Sem sombra de dúvida, o mundo
está se tornando um local onde a Internet é cada vez mais importante, e se
torna ainda mais importante a cada nova geração”, afirmou Marie Hattar,
vice-presidente de marketing da empresa.
Dois em cada cinco universitários
disseram que a web é mais relevante para eles que namorar, sair com os amigos
ou ouvir música. No Brasil, o índice sobre para 72%. O mesmo parâmetro se
repete em relação às redes sociais: 27% dos jovens entrevistados preferem o
contato via Facebook ao pessoal, enquanto que no País a taxa chega a 50%.
Dispositivos móveis e notícias
Dois terços dos estudantes
universitários mencionaram um dispositivo móvel (notebook, smartphone, tablets)
como a principal tecnologia que utilizam. No Brasil, o número cai para 35%,
sendo derrotado pelo desktop (47%). Em termos globais, apenas 6% lembrou da TV.
Quanto aos jornais impressos, a
popularidade deles entre os jovens é baixíssima: só 4% dos entrevistados os elegeram
como principal fonte de
informação. Por outro lado, nove em cada dez possuem uma conta no Facebook,
e mais de 70% as acessam uma vez por dia pelo menos.
Por conta disso, inclusive, as
interrupções durante trabalhos e projetos é constante. Em uma hora, afirmam 84%
dos estudantes, pelo menos uma atividade online requer sua atenção, como
mensagens instantâneas e atualizações nas redes sociais. Um em cada cinco disse
que em apenas 60 minutos isso ocorre mais de cinco vezes.
“Os estilos de vida de
“prossumidores” – a combinação de profissionais e consumidores no local de
trabalho –, suas expectativas tecnológicas e seu comportamento com relação ao
acesso à informação vem mudando a natureza das comunicações em escala global”,
concluiu Dave Evans, futurista-chefe da Cisco.
A pesquisa abordou dois universos:
uma com universitários e outra com jovens trabalhadores com até 30 anos de
idade. Mais de cinco mil pessoas de 14 países – incluindo o Brasil – foram
entrevistadas.
Até que ponto games violentos influenciam no comportamento?
Cauê Fabiano
Tramita no Senado, desde maio de 2006, um projeto de lei do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) que pretende criminalizar “o ato de fabricar, importar, distribuir, manter em depósito ou comercializar jogos de videogames ofensivos aos costumes, às tradições dos povos, aos seus cultos, credos, religiões e símbolos”, conforme o próprio texto da proposta, que prevê pena de até cinco anos de reclusão para os responsáveis por comercializar esses bens, além da destruição deste material.
Tramita no Senado, desde maio de 2006, um projeto de lei do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) que pretende criminalizar “o ato de fabricar, importar, distribuir, manter em depósito ou comercializar jogos de videogames ofensivos aos costumes, às tradições dos povos, aos seus cultos, credos, religiões e símbolos”, conforme o próprio texto da proposta, que prevê pena de até cinco anos de reclusão para os responsáveis por comercializar esses bens, além da destruição deste material.
O jornal O Globo
publicou uma reportagem a
respeito do assassino do bairro do Realengo, na capital carioca, na qual o
autor do crime utilizaria sites para discutir mensagens religiosas e sobre
jogos como GTA e Counter-Strike (das produtoras norte-americanas Rockstar Games
e Valve, respectivamente).
Segundo o jornal, nesses títulos,
o jogador “municia a arma com auxílio de um speed loader, um carregador rápido
para revólveres” e que “nos dois jogos, acumula mais pontos quem matar
mulheres, crianças e idosos”.
As informações desencontradas
sobre os jogos citados enfureceram os leitores da publicação e usuários no
Twitter, que viram uma associação direta entre os games e os comportamentos de
Wellington Menezes.
O texto foi editado e essas
informações, retiradas, sem qualquer aviso ou errata. A ACI Games (Associação
Comercial, Industrial e Cultural de Games) chegou a escrever uma longa
resposta à reportagem assinada
pelos jornalistas Antônio Werneck e Sérgio Ramalho, classificando-a como
“terrorismo travestido de prestação de serviço”, citando na carta estudos
feitos em Harvard (como o livro "Grand Theft Childhood: The
Surprising Truth About Violent Video Games and What Parents Can Do"),
no qual os pesquisadores afirmam que as crianças, por mais que gostem de jogar
com os vilões, não desejam ser um deles.
Videogames e assassinatos
Games violentos foram diversas
vezes associados como fatores de comportamentos agressivos (pode-se dizer até
psicóticos) através da mídia em geral. Dois exemplos muito conhecidos foram o
massacre no Instituto Columbine, em 1999, no qual dois estudantes entraram
armados na instituição, matando 12 estudantes e um professor, suicidando-se ao
final do ato.
No Brasil, houve o episódio do
“atirador do cinema”, em que Mateus da Costa Meira, à época estudante de
medicina, entrou durante a exibição do filme “Clube da Luta” no shopping
Morumbi, na capital paulista, e disparou com uma submetralhadora, resultando
num saldo de 3 mortos e mais 4 feridos.
Enquanto que, no Brasil, os
advogados de Meira argumentaram que o estudante teria sido influenciado pelo
jogo Duke
Nukem 3D (no qual há um momento em que o
personagem atira em
monstros em um cinema), no caso de Columbine especialistas alegaram
que os assassinos estavam sob efeito de imersão causado pela exposição
excessiva ao Doom, game
clássico para PC.
Um artigo escrito pelo Dr. Jerald
Block, especialista da Oregon Health & Sciences University, afirma,
inclusive, que os estudantes haviam criado um cenário no
game baseado na própria arquitetura do Instituto.
Voltando para o caso do massacre
do Rio de Janeiro, somados a esses dois episódios, continua a pergunta: afinal,
jogos violentos são causas diretas de psicoses, independentemente de seus
pacientes, ou os games são apenas catalisadores? Se eles influenciam certos
casos? Sim; mas só após as instituições de construção do sujeito terem falhado
ou sido absolutamente ausentes, na infância, para compor a psique da pessoa.
“Determinados sujeitos com uma
patologia podem ter o jogo como detonador para um surto, mas não como causa.
Não é uma relação de causa e efeito” afirma a professora Lynn Alves, doutora em
Educação e Comunicação pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) e autora do
livro “Game Over: Jogos Eletrônicos e Violência".
De acordo com professora, a
associação entre games e comportamentos agressivos dos jovens acontece hoje da
mesma maneira que, durante os anos 60 e 70, foi feito com a televisão e com o
cinema. “Wellington já tinha o comportamento. O jogo entrou porque é muito
fácil [fazer a ligação]" aponta Alves.
“Eu descarrego minha raiva no videogame”
“[Os jogos] não influenciam em
nada. A violência está na pessoa” disse Moacyr Alves Junior, criador do Jogo Justo, projeto que visa a
diminuição dos impostos nos games importados no Brasil, e que deve ganhar sua segunda
edição ainda no primeiro semestre, com mais games e maior duração.
Alves Junior descarta uma relação
direta entre os jogos e comportamentos violentos e defende, entretanto, atenção
à indicação das produtoras – e do Ministério da Justiça - em relação ao público
adequado para cada título.
“Jogo violento é ficção. Você joga
um game de tiro e não vira profissional de tiro. A pessoa não joga Mortal
Kombat e sai na rua dando um Fatality
(alusão ao golpe de misericórdia do jogo). Sou a favor de uma classificação
etária: uma criança de 6 anos jogandoGod of War não é legal”, ponderou.
O game na escola e o papel da família
O game na escola e o papel da família
Por mais que alguns títulos não
sejam especificamente educativos ou didáticos – entende-se títulos de tiro em
primeira pessoa, por exemplo – isso não exclui a possibilidade de que os gamers
possam aprender e até fixar conteúdos do vestibular através dos jogos.
“Isto chama-se aprendizagem
colateral, o que fomenta a curiosidade do aluno por novas informações. Assim,
os jogos transpõem seus objetivos” explicou a pesquisadora, citando um episódio
em que um colega, ao citar Cratos em uma aula, obteve como resposta de um aluno
informações sobre mitologia grega, que, de acordo com ele, foram obtidas
através de um game. “Por mais violento que God of War seja, ele mobiliza e ensina” completou Alves.
O vilão da história, desta forma, não é o game, mas sim as deficiências durante a construção do sujeito, lacunas que não foram exploradas por instituições como a escola e, principalmente, pela família.
O vilão da história, desta forma, não é o game, mas sim as deficiências durante a construção do sujeito, lacunas que não foram exploradas por instituições como a escola e, principalmente, pela família.
“O conteúdo do jogo tem que ser
mediado pela família. Os pais que não conhecem podem ver o conteúdo do jogo no
YouTube e a partir da classificação do Ministério da Justiça” recomendou Lynn
Alves.
A professora afirma ainda que,
para o indivíduo sadio, o universo do videogame não passa de um espaço de
catarse, e que, caso ele tenha que matar, não há necessidade de transpor a
tela.
Não se trata de uma defesa aos jogos que apostam em temáticas sangrentas e perturbadoras ou aqueles que retratam com uma verossimilhança assustadora a realidade, que já é violenta o suficiente (a exemplo de títulos famosos como Black Ops ou Battlefield 3, que será lançado em novembro deste ano). Enquanto que publicações como o Guia do Estudante sugerem o Call of Duty como forma alternativa de estudo para o ENEM, visto a temática da Segunda Guerra Mundial, é preciso atentar à visão maniqueísta a qual os jogos têm sido sujeitos, funcionando como válvulas de escape para tentar explicar o que, às vezes, não tem explicação; a violência está, infelizmente, em todos os lugares.
Cabe refletir em que momentos existe apologia a comportamentos irresponsáveis e, em outros, a omissão daqueles que são os agentes sociais mais importantes, responsáveis por cuidar dos jovens. Enquanto as escolas precisam dar mais atenção a temáticas como o bullying, por exemplo, os pais redobrem a atenção em relação à rotina e as escolhas de seus filhos, assim como atentar aos medos, dificuldades ou até transtornos de sua prole.
Não se trata de uma defesa aos jogos que apostam em temáticas sangrentas e perturbadoras ou aqueles que retratam com uma verossimilhança assustadora a realidade, que já é violenta o suficiente (a exemplo de títulos famosos como Black Ops ou Battlefield 3, que será lançado em novembro deste ano). Enquanto que publicações como o Guia do Estudante sugerem o Call of Duty como forma alternativa de estudo para o ENEM, visto a temática da Segunda Guerra Mundial, é preciso atentar à visão maniqueísta a qual os jogos têm sido sujeitos, funcionando como válvulas de escape para tentar explicar o que, às vezes, não tem explicação; a violência está, infelizmente, em todos os lugares.
Cabe refletir em que momentos existe apologia a comportamentos irresponsáveis e, em outros, a omissão daqueles que são os agentes sociais mais importantes, responsáveis por cuidar dos jovens. Enquanto as escolas precisam dar mais atenção a temáticas como o bullying, por exemplo, os pais redobrem a atenção em relação à rotina e as escolhas de seus filhos, assim como atentar aos medos, dificuldades ou até transtornos de sua prole.
É difícil não culpar os games;
fácil é dar de presente a um pré-adolescente o jogo de tiro do momento, em nome
de uma tarde silenciosa e tranqüila para os pais.
Profissional: veja dez dicas para potencializar sua rede de contatos
Viviam
Klanfer Nunes
Sempre alguém conhece alguém, e é exatamente por isso que o networking é extremamente útil na esfera pessoal ou profissional.
No entanto, mais do que entender a importância de se construir uma rede de
contatos, os profissionais devem observar alguns pontos para melhor
aproveitá-la.
Nesse sentido, a gerente-geral da empresa de recursos
humanos e carreiras, Right Management no Brasil, Elaine Saad, elaborou 10 dicas
que ajudam a direcionar as pessoas na construção de uma eficiente rede de
contatos, observe:
1. Entenda o
que é o networking - pode parecer simples, mas
entender o objetivo e a extensão do networking é o primeiro passo tanto para aproveitar melhor sua rede de contatos
quanto para potencializá-la. De acordo com Elaine, muitos profissionais pensam
que a principal função do networking é auxiliá-lo na busca de uma nova colocação.
O networking, no entanto, é a
construção de uma rede de relacionamento que poderá, em determinados momentos da vida,
contribuir para solucionar questões tanto profissionais quanto pessoais. “É
importante compreender o objetivo do networking, ele não serve apenas para
busca de emprego, é uma ferramenta muito mais ampla”, analisa Elaine.
2. Organize
sua vida para que o networking seja algo
natural - uma boa rede de relacionamento não surge da
noite para o dia. É preciso aproveitar cada ocasião, cada evento, cada
encontro, cada oportunidade. Elaine explica que existem três esferas principais
de relacionamentos: pessoal, profissional e espontânea.
Sua rede pessoal é composta por seu vizinho, seu médico, o gerente do banco,
o dentista. A profissional é aquela composta por pessoas que trabalham com
você. A espontâneo, por fim, é aquela que surge em eventos esporádicos. Entenda
que o networking bem feito vem da capitalização de pessoas em todas essas
esferas, não se restringindo apenas ao mundo corporativo. Em todas as ocasiões,
portanto, tente se aproximar das pessoas.
3. Elaboração de uma base
de dados - conhecer pessoas, mas não
saber onde ou como contatá-las, não adianta nada. Preocupe-se em montar uma
base de dados bem organizada, com informações relevantes e atualizadas. Com o
advento das redes sociais, esse trabalho ficou muito mais simples. A sugestão é
criar seu perfil em todas as redes sociais, desde as mais pessoais, como
Facebook ou Orkut até as profissionais, como Linked In e Tumblr.
4. Vá aonde
as pessoas estão - na mesma linha do item
anterior, lembre-se de que boa parte dos usuários da internet já acessa as redes sociais. A lógica, portanto, é a mais
simples possível: se todos estão na rede e sua estratégia é conhecer e contatar
pessoas, vá para onde as pessoas estão.
5. Mantenha o círculo ativo - observe que você desenvolve basicamente três tipos
de contato com as pessoas. O primeiro é aquele mais frequente, com pessoas com
as quais você fala quase sempre e que, normalmente, são membros da família,
amigos e algumas pessoas mais próximas do trabalho. Depois, há aquelas pessoas
com as quais o contato é menos frequente ou que, apesar de ver todos os dias,
no caso do seu chefe, você não estabelece uma relação muito próxima. O último
caso é aquele tipo de contato com pessoas que você conhece, mas não convive.
Elaine lembra que não basta simplesmente conhecer e ter essas pessoas na
sua rede de contatos: é preciso fazer com que elas lembrem de você. “É
importante se fazer presente de alguma maneira”. A forma como você vai atrair
essas pessoas vai depender de como você se sente melhor. Você pode chamar para
um almoço, convidar para um evento, mandar e-mail, dar um telefonema, seja o
quer for, o importante é não deixar que as pessoas se esqueçam de você.
6. Encontre
a sua forma de fazer - muitos têm
dúvidas a respeito de como fazer o networking, ou seja, qual estilo adotar. A
resposta deve vir do próprio profissional. Elaine pontua que não existe regra
para isso, as pessoas são diferentes e precisam descobrir como se sentem bem ao
fazer o networking.
A sugestão então é: encontre a sua forma de fazer, desenvolva o seu estilo.
Se você se sente bem telefonando para as pessoas, faça isso. Se prefere mandar
e-mail, mande. O importante é não ficar parado nem achar que você precisa se
encaixar em alguma regra ou modelo pré-elaborado.
7. Não
recuse favores - a rede de contatos será
muito útil no momento em que o profissional precisar de uma ajuda, de um favor
ou de uma indicação. O erro é lembrar dela somente nesses momentos. Para ser
ajudado, é preciso ajudar, não se esqueça disso. Lembre-se sempre de que você
também faz parte da rede de contato de muitas pessoas e, se hoje elas precisam
de você, um dia você precisará delas; então, nunca negue uma demanda.
Elaine explica que uma pessoa que atende à solicitação da sua rede de
contatos, não só pode contar com o retorno desse favor, como pode se tornar
“uma referência para situações futuras”. Na prática, isso quer dizer que aquele
profissional que dá atenção para outros, pode ser citado e indicado por outros
profissionais, aumentando ainda mais sua rede.
8. Envolva-se
- o segredo para construir uma rede de contatos interessante é
“ficar ligado e atento a tudo”, observa Elaine. Observe que, na área
profissional em que você atua, existe uma infinidade de formas de aumentar seu
envolvimento. Você pode fazer um curso de especialização, participar de sites
focados na sua área, comunidades na internet, eventos, palestras, feiras,
exposições, enfim, só depende de você se envolver e capitalizar os contatos.
9. Cuidado
com quem você está falando - cuidados ao se
relacionar com aqueles que fazem parte da rede de relacionamento também deve
fazer parte das preocupações do profissional. A forma como você os trata é a
primeira coisa que deve ser observada.
Elaine explica que é um erro, por exemplo, tratar de forma muito íntima
aqueles que não fazem parte do seu círculo de conhecidos mais próximos.
10. E se
acharem que eu estou me aproveitando? - Você conheceu
um profissional que pode ajudá-lo exatamente naquele assunto que está tirando
seu sono. Seu medo é que ele ache que você está se aproveitando da posição dele
ou do fato dele conhecer pessoas que seriam muito úteis a você.
Elaine explica que o primeiro passo é não encarar dessa maneira. “As
pessoas recebem esse tipo de demanda de forma muito mais tranquila do que
antigamente”. Portanto, se você não entra em contato só quando precisa, não
recorre à sua rede só para procurar emprego, não se preocupe, pois ninguém vai
achar que você está se aproveitando e ainda vão ficar felizes por saberem que
poderão contar com você no futuro.
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