sábado, 5 de maio de 2012

A importância do marketing empresarial

Wagner Diniz
O que é marketing? Essa palavrinha americana está cada dia mais presente no cotidiano empresarial brasileiro e de forma constante alterando, quais produtos terão maior chance de sucesso e quais não terão. Empresas que fazem propaganda, necessariamente não faz um planejamento de marketing estruturado. Propaganda é a comunicação de um valor a seus clientes; marketing é a intenção de entender e atender o mercado. Ambos são de extrema importância, porém o marketing identifica as necessidades e a propaganda, comunica os diferenciais dos seus produtos ao seu público-alvo.

Empresas competitivas elencam o marketing como um setor crítico para o sucesso. De nada adiantará os esforços nos processos. Há organizações que produzem um excelente produto, mas não identificaram o seu público-alvo, como também não identificaram os canais de comunicação com o cliente, podendo resultar em uma baixa demanda e por consequência um resultado insatisfatório. Então um planejamento estruturado de marketing alavancam as probabilidades de sucesso.

Investir em pesquisas de mercado, em posicionamento estratégico, desenvolvimento de produtos e serviços que agreguem valor a empresa é questão primordial para as organizações modernas. Um belo exemplo em Arcos é a empresa Credinvesti, que se posicionou no mercado como uma organização responsável, capaz de gerar lucros e em contrapartida disseminar o desenvolvimento social. Um posicionamento diferente e competitivo não é feito da noite para o dia, é resultado de um grande trabalho e planejamento. E qual o objetivo de todo esse esforço? Superar as expectativas dos clientes através de soluções inovadoras e de valor agregado, ou seja, o cliente é o principal beneficiado do investimento em marketing.

Mesmo sabendo que o marketing é fator de competitividade empresarial, muitas empresas o negligenciam. Fato é que as organizações que se estruturam do ponto de vista do cliente, comercializam produtos e serviços melhores. As exigências do mercado por melhores produtos e serviços fazem com que aquelas organizações que não realizam nenhum planejamento de marketing perca espaço para aquelas que o fazem.

O cliente escolhe o melhor produto ou serviço, e empresas que investem em planejamento de marketing detém o maior potencial de se desenvolver para atender o mercado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário