VASCONCELLOS, Marcos
de. Empresas se despedem da geração
‘baby boomers’ – Companhias se
redesenham com menos hierarquia e carreiras meteóricas. Folha de S. Paulo,
03 de abril de 2011, Caderno Empregos, pp. 1-3.
DITOLVO, Mariana. Abemd divulga números sobre e-mail
marketing – Há muito espaço para a
exploração da ferramenta, mas já é possível analisar o retorno trazido pelas
ações que a utilizam. Meio & Mensagem, ano XXXIII, nº 1448, 28 de
fevereiro de 2011, p. 28.
LONGO, Walter et al. Os nexialistas estão chegando – Nem geração Y nem Z: o mercado de marketing
e comunicação precisa mesmo é de um novo perfil profissional, integrador, como
escrevem os especialistas em marketing Walter Longo e Zé Luiz Tavares. Com 15
perguntas, é possível identificá-lo. HSM Management, ano 15, volume 2, nº
85, março/abril de 2011, pp. 128-133.
ALCADE, Tatiana. Como acertar o público-alvo – Estratégias de vendas e de comunicação
específicas para o consumidor emergente compensam: os clientes populares são
mais fiéis às marcas de empresas que adotam práticas diferenciadas. Confira
tudo o que o mercado sempre quis saber sobre como se comunicar com a classe C e
nunca perguntou. Consumidor Moderno, ano 15, nº 157, abril de 2011, pp.
52-54.
BRUNO, Adriana. O bem necessário – A tecnologia é uma aliada do empresário que pretende melhorar a gestão
de seu negócio e ser mais competitivo. Abastecimento, ano 4, nº 26,
março/abril de 2011, pp. 54-57.
O Consultor é o profissional que diagnostica e formula soluções para problemas empresariais, que podem ter origem em qualquer área da empresa, seja ela de caráter eminentemente técnico ou operacional e administrativo. Estando a par de modelos consagrados de análise e de gestão e em consonância com as prioridades estabelecidas pelo mercado, o Consultor pode ajudar estas empresas a se posicionarem adequadamente frente à concorrência.
terça-feira, 7 de junho de 2011
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Como atrair o público jovem para sua empresa?
Priscila
Zuini
Os jovens representam o futuro e estão tomando as primeiras decisões de consumo com seu próprio dinheiro. Isso já é motivo para prestar atenção neste público.
Os jovens representam o futuro e estão tomando as primeiras decisões de consumo com seu próprio dinheiro. Isso já é motivo para prestar atenção neste público.
Uma pesquisa feita pela ox1824, uma empresa de
pesquisa de mercado que se especializou em conhecer o jovem de 18 a 24 anos,
mostrou que esse grupo é um centro primário de influência, sendo aspiracional
para crianças e adolescente de 10 a 17 anos e inspiracional para adultos de 25
a 40 anos. Eles são, portanto, os verdadeiros “formadores de opinião”.
Os resultados indicam também que mais da metade dos entrevistados sonham com formação profissional e emprego, mas eles dão um novo sentido ao trabalho, procurando conjugá-lo com realização profissional. Para eles, trabalho é felicidade.
Os resultados indicam também que mais da metade dos entrevistados sonham com formação profissional e emprego, mas eles dão um novo sentido ao trabalho, procurando conjugá-lo com realização profissional. Para eles, trabalho é felicidade.
Os jovens brasileiros se consideram sonhadores,
comunicativos, consumistas, responsáveis, batalhadores, curiosos e criativos.
Eles buscam a realização pessoal sem esquecer a coletividade. Eles são plurais,
multidisciplinares e engajados em diversas causas. Eles são hiperconectados,
mobilizados, otimistas e pragmáticos. Muitos deles são heróis reais e acreditam
em sonhos possíveis.
O grande problema de muitas empresas que procuram
vender bens e serviços para esses jovens é utilizar uma linguagem do século XX
enquanto esse público já tem os dois pés no século XXI. Ainda que sua empresa
comercialize um produto muito “sério”, use um tom lúdico e divertido.
Convide esse jovem a participar, dando sugestões
para sua empresa. Procure aguçar sua criatividade e incentivar o diálogo.
Aceite a diversidade e reconheça a pluralidade do jovem de hoje, que consegue
ter vários focos sem que isso tenha um efeito paralisante mas, sim, transformador.
quinta-feira, 2 de junho de 2011
Geração Z: consumidores do futuro
Lia
Nara Bau
Enquanto a 'Geração Y' viu o advento das tecnologias acontecer, a 'Geração Z' não sabe o que é viver sem elas. Em relação à idade, a primeira é formada por jovens de 20 a 30 anos e a outra por crianças e adolescentes de até 17 anos. Em sua maioria, a 'X' nasceu após acontecimentos como a chegada do homem à lua e viu surgir o videocassete e o computador pessoal, mas passou por um momento de instabilidade financeira, o que não aconteceu com os jovens da 'Y', muito mais inseridos no mercado de consumo. A 'Y', além de ter se desenvolvido numa época de prosperidade econômica, também testemunhou grandes avanços tecnológicos, como a internet, o que fez com que crescessem estimulados por atividades e realizando tarefas múltiplas.
A pedagoga Camila Machado (Novo Hamburgo/RS) explica que a esta geração é composta por crianças e jovens que já nasceram com o contato com a era digital, com a rapidez das informações e da tecnologia avançada. “Outra característica importante a ser destacada são problemas de interação social. Muitos deles sofrem com a falta de expressividade na comunicação verbal”, alerta. Ela ressalta que eles encaram o mundo de uma maneira diferente. A hierarquia, por exemplo, não é considerada por eles como era por gerações passadas. Eles conversam com o chefe como falassem com o subalterno, embora identifiquem que o outro tem mais poder do que ele.
O maior interesse desta geração, segundo Camila, é o contato direto com a internet. Redes sociais, chats, músicas, vídeos. “Para eles é impossível imaginar o mundo sem internet, telefones celulares, iPods,vídeos, telas de LCD, vídeos de alta resolução,entre muitas outras tecnologias”, diz.
Sustentabilidade
De uma forma geral, acredita-se que essa geração – que estará à frente da sociedade em pouco tempo – preza muito mais pela sustentabilidade e pelo futuro do planeta. Camila concorda, afirmando que a geração 'Z' é crítica, dinâmica e tecnológica e tende a transformar as intenções ecologicamente corretas de agora em hábito, preferência e ações. Leem atenciosamente os rótulos, se preocupam efetivamente com o meio ambiente, são ensinados desde a escola da importância da natureza e, principalmente, já incluem no cotidiano os costumes de uma vida sustentável. “E a internet vem a acrescentar. A mídia estimula e a própria escola também. Os professores estão em constante qualificação profissional para atuar junto à escola e a comunidade”, assegura.
Conectados O que mais define essa geração é a conectividade, o uso da internet. Para Camila, o uso é extremamente benéfico quando se aproveitam a grande quantidade de informação, com o objetivo sempre da qualificação, do conhecimento e da aprendizagem. “E os jovens sabem aproveitar este espaço. Já é a maioria os que trazem para a escola o conhecimento virtual e compartilham com os demais. E todas essas informações irão auxiliá-los na escolha da sua profissão”, fala.
Mas ela alerta que pode ser prejudicial quando usado em excesso, é preciso ter um controle do uso, sabendo priorizar os estudos e as obrigações da rotina diária. A escola, pais e responsáveis precisam aprender a lidar com essas crianças que já nasceram na era digital e da tecnologia. É preciso estabelecer um filtro dentre as várias atividades e informações, para que haja um limite saudável, intelectual e físico, sabendo assim o que fazer e quando fazer, perceber o que vale a pena”, ressalta.
Enquanto a 'Geração Y' viu o advento das tecnologias acontecer, a 'Geração Z' não sabe o que é viver sem elas. Em relação à idade, a primeira é formada por jovens de 20 a 30 anos e a outra por crianças e adolescentes de até 17 anos. Em sua maioria, a 'X' nasceu após acontecimentos como a chegada do homem à lua e viu surgir o videocassete e o computador pessoal, mas passou por um momento de instabilidade financeira, o que não aconteceu com os jovens da 'Y', muito mais inseridos no mercado de consumo. A 'Y', além de ter se desenvolvido numa época de prosperidade econômica, também testemunhou grandes avanços tecnológicos, como a internet, o que fez com que crescessem estimulados por atividades e realizando tarefas múltiplas.
A pedagoga Camila Machado (Novo Hamburgo/RS) explica que a esta geração é composta por crianças e jovens que já nasceram com o contato com a era digital, com a rapidez das informações e da tecnologia avançada. “Outra característica importante a ser destacada são problemas de interação social. Muitos deles sofrem com a falta de expressividade na comunicação verbal”, alerta. Ela ressalta que eles encaram o mundo de uma maneira diferente. A hierarquia, por exemplo, não é considerada por eles como era por gerações passadas. Eles conversam com o chefe como falassem com o subalterno, embora identifiquem que o outro tem mais poder do que ele.
O maior interesse desta geração, segundo Camila, é o contato direto com a internet. Redes sociais, chats, músicas, vídeos. “Para eles é impossível imaginar o mundo sem internet, telefones celulares, iPods,vídeos, telas de LCD, vídeos de alta resolução,entre muitas outras tecnologias”, diz.
Sustentabilidade
De uma forma geral, acredita-se que essa geração – que estará à frente da sociedade em pouco tempo – preza muito mais pela sustentabilidade e pelo futuro do planeta. Camila concorda, afirmando que a geração 'Z' é crítica, dinâmica e tecnológica e tende a transformar as intenções ecologicamente corretas de agora em hábito, preferência e ações. Leem atenciosamente os rótulos, se preocupam efetivamente com o meio ambiente, são ensinados desde a escola da importância da natureza e, principalmente, já incluem no cotidiano os costumes de uma vida sustentável. “E a internet vem a acrescentar. A mídia estimula e a própria escola também. Os professores estão em constante qualificação profissional para atuar junto à escola e a comunidade”, assegura.
Conectados O que mais define essa geração é a conectividade, o uso da internet. Para Camila, o uso é extremamente benéfico quando se aproveitam a grande quantidade de informação, com o objetivo sempre da qualificação, do conhecimento e da aprendizagem. “E os jovens sabem aproveitar este espaço. Já é a maioria os que trazem para a escola o conhecimento virtual e compartilham com os demais. E todas essas informações irão auxiliá-los na escolha da sua profissão”, fala.
Mas ela alerta que pode ser prejudicial quando usado em excesso, é preciso ter um controle do uso, sabendo priorizar os estudos e as obrigações da rotina diária. A escola, pais e responsáveis precisam aprender a lidar com essas crianças que já nasceram na era digital e da tecnologia. É preciso estabelecer um filtro dentre as várias atividades e informações, para que haja um limite saudável, intelectual e físico, sabendo assim o que fazer e quando fazer, perceber o que vale a pena”, ressalta.
Anota aí 51: Shopper Marketing; Personagens; Mulheres; Facebook; Fidelização
PEREIRA, Claudia. Lei da atração e da conversão – Embora novo no mundo e mais ainda no Brasil,
o conceito shopper marketing apresenta-se como uma das mais fortes tendências
do marketing para os próximos anos. Marketing, ano 44, nº 459, abril de
2011, pp. 34-38.
LANGSDORFF, Janaina. O poder dos personagens – Em alta, o mercado põe um olho nas crianças e outro nos públicos mais maduros. Meio & Mensagem, ano XXXIII, nº 1456, 25 de abril de 2011, p. 31.
PECHI, Daniele. Afinal, o que elas querem? – As consumidoras da base da pirâmide consomem mais produtos de beleza e as indústrias buscam a melhor maneira de lhes vender esses produtos. Distribuição, ano 19, nº 218, março de 2011, p. 54.
ANCHIETA, Isabelle. Facebook, o novo espelho de Narciso – As mulheres estão se tornando maioria nas redes interativas; a vaidade e a necessidade de afirmação da identidade podem explicar o interesse feminino por esse recurso tecnológico – afinal, do ponto de vista social e histórico, elas passaram de consumidoras de imagens que lhes eram impostas a ‘autoras’ virtuais. Mente & Cérebro, ano XVIII, nº 219, abril de 2011, pp. 38-41.
GUIRALDELLI, Daniela. Fiel ou infiel? – Ganhar a confiança do consumidor é uma tarefa difícil, mas não impossível, e pode ser adquirida pelo pequeno varejista por meio de ações que antecipem as necessidades do cliente no ponto de venda. Abastecimento, ano 4, nº 26, março/abril de 2011, pp. 58-61.
LANGSDORFF, Janaina. O poder dos personagens – Em alta, o mercado põe um olho nas crianças e outro nos públicos mais maduros. Meio & Mensagem, ano XXXIII, nº 1456, 25 de abril de 2011, p. 31.
PECHI, Daniele. Afinal, o que elas querem? – As consumidoras da base da pirâmide consomem mais produtos de beleza e as indústrias buscam a melhor maneira de lhes vender esses produtos. Distribuição, ano 19, nº 218, março de 2011, p. 54.
ANCHIETA, Isabelle. Facebook, o novo espelho de Narciso – As mulheres estão se tornando maioria nas redes interativas; a vaidade e a necessidade de afirmação da identidade podem explicar o interesse feminino por esse recurso tecnológico – afinal, do ponto de vista social e histórico, elas passaram de consumidoras de imagens que lhes eram impostas a ‘autoras’ virtuais. Mente & Cérebro, ano XVIII, nº 219, abril de 2011, pp. 38-41.
GUIRALDELLI, Daniela. Fiel ou infiel? – Ganhar a confiança do consumidor é uma tarefa difícil, mas não impossível, e pode ser adquirida pelo pequeno varejista por meio de ações que antecipem as necessidades do cliente no ponto de venda. Abastecimento, ano 4, nº 26, março/abril de 2011, pp. 58-61.
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Como empreendedores podem valorizar bens intangiveis de uma empresa?
Christian Miguel
O físico Lauro de Lauro, de 51 anos, costuma dizer que os clientes são seu maior patrimônio — e, nesse caso, ele não está só repetindo um dos clichês mais manjados do mundo dos negócios. Lauro é dono da Dualtec, fornecedora de serviços de infraestrutura em TI, de São Paulo, com faturamento de 15 milhões de reais no ano passado.
O físico Lauro de Lauro, de 51 anos, costuma dizer que os clientes são seu maior patrimônio — e, nesse caso, ele não está só repetindo um dos clichês mais manjados do mundo dos negócios. Lauro é dono da Dualtec, fornecedora de serviços de infraestrutura em TI, de São Paulo, com faturamento de 15 milhões de reais no ano passado.
No final de 2009, em meio a negociações com fundos
para receber um aporte de capital, Lauro precisou calcular quanto sua empresa
valia — e descobriu que computadores, carros e imóveis não representavam quase
nada diante dos mais de 26 000 contratos mantidos com clientes como a rede de
lanchonetes McDonald’s e o site de compras coletivas ClickOn. “Mais de 80% do
valor do negócio estava nos contratos com nossa clientela”, diz Lauro. “Eles
representam um enorme patrimônio que estava invisível para mim.”
Os contratos que uma empresa tem com seus clientes,
as marcas e as patentes compõem o que os contadores chamam de ativos
intangíveis — algo que nem sempre aparece no balanço, mas é fundamental na hora
de calcular quanto um negócio vale.
“Muitos empreendedores subestimam a importância de
seus bens intangíveis, que podem representar mais da metade do valor de um
negócio, dependendo do setor de atuação”, diz Eduardo Redes, sócio da área de
transações da consultoria Ernst & Young Terco.
O valor do patrimônio que muitas vezes permanece
invisível no balanço depende de quanto dinheiro uma companhia pode gerar por
ter uma marca forte, uma carteira de clientes sólida ou por desenvolver
tecnologias inovadoras.
Na Dualtec, Lauro fez projeções minuciosas sobre o
potencial de crescimento das receitas com cada cliente para os próximos anos.
“A capacidade de aumentar o faturamento no futuro próximo pesou muito para
fecharmos negócio com a Dualtec”, diz Edson Rigonatti, gestor do Astella, fundo
que investiu na empresa.
Nos últimos meses, o advogado
Ladmir Carvalho, de 47 anos, descobriu que um dos bens mais valiosos de uma
empresa de tecnologia é sua capacidade de se manter inovadora ao longo do
tempo.
Dono da fabricante de softwares de gestão AlterData,
do Rio de Janeiro, ele percebeu um interesse crescente de potenciais
investidores em saber quanto sua empresa pode ser mais rápida do que a
concorrência para lançar novos softwares. “Minha principal tarefa agora é
conseguir demonstrar que podemos ter a agilidade que o mercado exige”, diz
Carvalho.
Recentemente, a AlterData passou a contar com uma
espécie de departamento de pesquisa e desenvolvimento cujo trabalho não é criar
novos programas, mas encontrar formas de acelerar a produção e descobrir
oportunidades para utilizar parte dos softwares que já estão em seu catálogo
para dar origem a novos produtos. “Espero com isso aumentar o valor da minha
empresa para os investidores”, afirma Carvalho.
O valor dos bens intangíveis é um tema recorrente
nos momentos em que o empreendedor negocia com fundos e investidores. Mas
mesmo empresas que não querem atrair dinheiro de fora têm muito a ganhar ao
conhecer o valor do patrimônio intocável. O caso da rede de franquias de
estética Onodera, de São Paulo, é um bom exemplo disso.
Há três anos, a empresa encomendou um estudo para
avaliar qual o valor de sua marca no mercado. “Descobrimos que, pela força da
marca, estávamos cobrando pouco de quem queria se tornar nosso franqueado”, diz
Lucy Onodera, filha da fundadora da empresa.
Desde então, a taxa de franquia dos candidatos a
abrir uma unidade foi reajustada em 30%. No ano passado, a Onodera faturou 62
milhões de reais, 25% mais que em 2009. “Descobrir o verdadeiro valor da marca
foi fundamental para manter nossa trajetória de crescimento”, afirma Lucy.
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