segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Anote aí 61: Sozinhos; Grátis; Web; Futebol; Marcas

BURGARELLI, Rodrigo. Número de brasileiros sozinhos triplica em 20 anos. Já são 6,9 milhões 500 mil casas de SP têm 1 só morador. Embora a média da capital paulista, de 14,1% dos lares, seja menor que a de outras grandes cidades, situação já preocupa especialistas. O Estado de S. Paulo, 24 de julho de 2011, Caderno Cidades/Metrópole, pp. C1-C3.   


MENDONÇA, Camila. Produto grátis vira arma para pesquisa – Em lojas especializadas, empresários podem testar itens e obter relatório sobre a aceitação de consumidores. Folha de S. Paulo, 31 de julho de 2011, Caderno Negócios, p. 4.   


GHIURGHI, Flavia. Negócios na web Cada vez mais, o universo virtual desponta como um dos investimentos mais promissores. Gestão & Negócios, nº 34, pp. 52-59.


FURTADO, Jonas et al. Estratégia de pouco fôlego Tendência entre os grandes clubes, o loteamento do uniforme garante receitas milionárias. O expediente traz resultados no curto prazo, mas inibe o relacionamento mais amplo com patrocinadores. Meio & Mensagem, ano XXXIII, nº 1473, 22 de agosto de 2011, p. 28.


NOVAES, Vinicius. Marcas da diversão Pesquisa revela o crescimento do mercado de games no Brasil, que abre portas para grandes empresas estamparem suas marcas para um público composto por 35 milhões de jogadores. Marketing, ano 44, nº 462, julho de 2011, pp. 28-33.

domingo, 28 de agosto de 2011

Anote aí 60: E-commerce; Investidor; Preços; Gays; Tecnologia

HAUSSER, Fernando. Aberto 24 horas, sete dias por semana! E-commerce atravessa uma de suas melhores fases no Brasil, com um crescimento anual de 30% e previsão de faturar R$ 20 bilhões em 2011. Marketing, ano 44, nº 462, julho de 2011, pp. 60-64.


ROVANI, Andressa. Uma idéia na cabeça, um projeto na mão e a bênção de um anjo Novas empresas ganham vida com o apoio de um tipo especial de investidor, que se torna sócio enquanto o negócio se consolida. O Estado de S. Paulo, 17 de julho de 2011, Caderno Oportunidades, p. 3.


DEURSEN, Felipe Van. A ciência dos preços Todo mundo sabe que promoções são truques para nos fazer gastar mais e que preços terminados em “99” são tática manjada. Mas a verdade é que elas – e tantas outras – funcionam e nos fazem comprar mais, consumir mais. E nos deixam mais felizes. Saia por quê. Superinteressante, n.º 294, agosto de 2011, pp. 66-71.


NAVARRO, José Gabriel. Sensibilidade para sair do armário A despeito da maior tolerância na sociedade, poucas marcas falam abertamente com gays, lésbicas e transexuais, que juntos consomem R$ 150 bilhões ao ano. Meio & Mensagem, ano XXXIII, nº 1464, 20 de junho de 2011, pp. 30-31.


PARENTE, Milena. Otimize o trabalho e reduza os custos - A dica é pesquisar aplicativos que auxiliem nas atividades de sua empresa. Com o avanço tecnológico, o número de programas cresce a cada dia e há opções que se adaptam a todo tipo de negócio. Gestão & Negócios, nº 33, pp. 76-80.

sábado, 27 de agosto de 2011

Anote aí 59: Classe C; Facebook; Estratégia; Luxo; Precificação

MAZZUCCO, Samia. A TV vai à classe C Emissoras fazem mudanças para seduzir o público que já virou maioria. Folha de S. Paulo, 10 de julho de 2011, Caderno Ilustrada, p. E1.


SANTOMAURO, Antonio Carlos. As tribos do Facebook Estudo agrupou usuários da rede social de Mark Zuckerberg a partir de seus hábitos, atitudes e comportamentos. Meio & Mensagem, ano XXXIII, nº 1468, 18 de julho de 2011, p. 36.


GHIURGHI, Flavia. Satisfação garantia ou seu dinheiro de volta! Nunca as empresas traçaram estratégias tão eficazes e investiram tanto dinheiro para cativar quem sempre foi a razão principal de qualquer negócios: o cliente. Gestão & Negócios, nº 32, pp. 46-60.


TURCO, Denise. Oportunidade classe A As marcas de luxo apostam no potencial do mercado brasileiro e tentam democratizar o acesso sem popularizar. Consumidor Moderno, nº 159, julho de 2011, pp. 24-28.


BAKER, Walter et al. Um preço para cada momento Precificar produtos e serviços no longo prazo, de acordo com cada etapa de ciclo de vida, é cada vez mais importante, especialmente em setores com altos níveis de inovação, como alerta estudo McKinsey. HSM Management, ano 15, volume 4, nº 87, julho/agosto de 2011, pp. 134-138.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Anota aí 58: Pesquisa; Lucros; Digitalização; Luxo; Fidelização

MOREIRA, Juliano. Pesquisa sem custo é opção para empresa Levantamento em órgãos de classe e reunião com clientes permitem identificar concorrência e elaborar estratégias. Folha de S. Paulo, 22 de maio de 2011, Caderno Negócios, p. 4.   


MENEZES, Jamille. Para ganhar mais As dicas e estratégias de consultores para aumentar os lucros no varejo e no atacado distribuidor. Distribuição, ano 19, nº 220, maio de 2011, pp. 49-54.


FRIZON, Jaqueline. Armazenagem segura Serviço de digitalização de documentos é uma forma prática e inovadora de guardar dados. Gestão & Negócios, nº 31, pp. 90-91.


IBOPE MÍDIA. Classe de alta fidelidade Consumidores de produtos de luxo na América Latina são mais fiéis às marcas. Meio & Mensagem, ano XXXIII, nº 1462, 06 de junho de 2011, p. 28.


BASILIO, Patricia. Fidelização é desafio para empresários Principais falhas são competir por preço e não conhecer o consumidor. Folha de S. Paulo, 03 de julho de 2011, Caderno Negócios, p. 1-3.    

quarta-feira, 29 de junho de 2011

A era do hiperconsumidor moderno

Zilda Knoploch
Estamos em uma Era diferenciada. E não digo a de Aquário ou a tão “batida” Era da Internet. Vivemos em um período que vai além dos contatos instantâneos, o qual classifico como Era da hiper-conectividade. É um tempo no qual tudo no mundo está online. Quando seria possível conversar a qualquer hora, em qualquer lugar, da tela de seu celular ou de seu tablet com uma pessoa do outro lado do mundo? Além disso, o que essa facilidade tecnológica e praticamente inerente ao nosso dia-a-dia muda nas relações interpessoais? Tudo.

Explico a razão. Aqui na Enfoque temos diversos brainstorms sobre como as empresas podem adaptar seus produtos para atender adequadamente esse novo “ser humano”, que vive online 24 horas e demanda uma série de ações capazes de atendê-lo a qualquer hora, seja a de Brasília ou a de Pequim. A famosa globalização extrapolou seus limites, portanto, antes mesmo de tentar vender algo para esse hiper-consumidor moderno, precisamos entendê-lo, decodificando o que ele quer, entendendo o que precisa e surpreendendo-o com um produto ou serviço que possibilite, ao mesmo tempo, atendê-lo no mundo físico tanto quanto no virtual.
Mas isso não é nada fácil. Ainda mais se formos segmentando nossos estudos. Uma prova é quando tratamos especificamente com os jovens, que hoje formam uma grande massa consumidora. Temos que incluir uma visão mais abrangente do processo de compra, independentemente se feitas online ou iniciadas na Internet e terminadas em qualquer ponto-de-venda físico.
Com o apoio da pesquisa Ludoviko, The Lateen Project, realizada pela Enfoque e sua associada, a norte-americana Kitelab, 4.800 adolescentes de seis países latino-americanos, entre eles o Brasil, mostraram como se comportam e o que querem. Os resultados, impressionantes, servem como base para irmos a fundo na cabeça desses jovens e apontar para as marcas o jeito certo de abordá-los, com que produto e em que momento.
Algumas conclusões são: o público adolescente está cada vez mais consumista. Isso porque o consumo é uma das formas de expressão e construção de identidade. Entre os itens que mais o seduzem estão roupas, tênis, maquiagem, esmaltes de unhas com cores da moda, games e gadgets eletrônicos. Aqui vale a pena detalhar um pouco mais o fator equipamentos eletrônicos por um viés psicológico.
Você já entrou no perfil de um adolescente de 13 a 18 anos em uma rede social? Não? Então acesse o Orkut, Facebook, Twitter e Flickr e veja que eles amam se autofotografar. Com poses variadíssimas, formam verdadeiras egotecas virtuais. Por isso é que, nas lojas de artigos eletrônicos, são os computadores, celulares e câmeras fotográficas – quando não já integradas ao celular – os itens mais vendidos para o público jovem. Eles precisam que suas fotos e vídeos estejam nesses locais para se sentirem integrados ao grupo. E eles querem produzir este conteúdo visual.
Outro ponto importante para as marcas é que, além de serem apaixonados por imagens, os jovens não conseguem ficar sem ouvir músicas. Mas se você pensa que eles vão até uma loja e compram um CD ou um DVD de show, está enganado. Usufruem da música online na hora, de graça. Então, se você quer fazer a cabeça de um adolescente, colocar um produto em uma prateleira musical pode não ser a melhor estratégia.
E com relação às marcas, eles as usam? Sim e não. Sim porque ter um tênis ou um celular da “marca da moda” faz com que eles se sintam parte de um grupo maior, evitando – inclusive – uma exclusão. E não porque eles não querem só usar uma marca pela própria marca. Para que aquela empresa faça parte de sua vida, ela precisa fornecer um produto da moda, com qualidade, interagir pelas redes sociais, oferecer brindes, conteúdo, games e até mesmo uma oportunidade de melhorias no produto. É o que chamamos de co-criação, ou seja, o jovem compra um produto e é incentivado a melhorá-lo, passando do estágio de simples consumidor para parceiro criativo.
Aqui sim é que está o Y ou o @ da questão: no entendimento da necessidade do cliente. Muitas empresas ainda não estão preparadas para o novo consumidor. Para ter um resultado positivo, seu produto precisa ser bom (evidente) e capaz de engajar esse consumidor hiper-conectado. Ao ouvir o que seu público-alvo deseja é possível criar uma estratégia para fornecer a ele exatamente o que quer. Pode parecer “lugar-comum” ou estratégia batida de marketing, mas é a pura verdade. Vemos milhares de empresas que ainda não sabem como fazer isso.
Nós sabemos. E a cada dia mais aprendemos com estes jovens ao pesquisar suas expectativas, anseios e entender o seu “idioma”. As pesquisas podem ser o caminho que você tanto está precisando. Com elas é possível entender claramente como está o mercado e de que forma o seu produto pode se destacar, dando oportunidade e voz para os consumidores.
É uma equação simples: produto bom + oportunidade de mercado + conhecimento de comportamento + ações efetivas = lucro. E se levarmos em consideração o hiper-consumidor moderno, por que não pensar em hiper-lucros? Fica a dica!