Revista Proxxima
13 janeiro 2014
Tradicionalmente, anunciantes B2B têm tido uma dieta
contínua de papéis brancos e tomado iniciativas para formar relacionamentos com
prospectos. Mas segundo novo estudo realizado pela IDG Connect, compradores de
TI vão passar a encarar a social media como a fonte de conteúdo mais importante
para decisões de compra.
Quando comparado com conteúdo editorial e conteúdo pago, a
social media é a fonte de informação menos crítica para os compradores de TI,
diz o estudo. Mas, em dois anos, os compradores esperam que essa equação mude,
dando à social media um aumento de 31% para 37% por influenciar decisões de
investimento. No mesmo período, o peso para conteúdo editorial e pago cairá em
31% e 32%, respectivamente.
O social já está desempenhando um papel entre a grande
maioria dos compradores de TI. De acordo com a pesquisa, 86% deles usam a
social media para o processo de decisão de compra. Há alguns anos, a mídia
social tinha um peso de cerca de 20% nas decisões; hoje, as conversações que
antes se davam off-line estão migrando para redes sociais como Facebook,
Twitter e Google +.
Os compradores estão colocando mais peso nessas
conversações, ao mesmo tempo em que engajam os vendedores no processo de
compra, afirma Bob Johnson, VP e analista da IDG Connect. Ele observa que os
vendedores vão precisar oferecer aos compradores um caminho claro para a
informação certa através dos canais sociais.
O estudo também constatou que os compradores engajados nas
redes sociais estão muito mais interessados em conteúdo educacional do que
conteúdo promocional ou transacional. Isso sugere que, embora a importância da
social media esteja crescendo, ainda não é o local para fechar negócios.
Disponível em
http://www.proxxima.com.br/home/negocios/2014/01/13/Empresas-B2B-vao-reforcar-uso-de-midia-social-com-foco-em-negocios.html.
Acesso em 13 jan 2014.
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