sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Como gerar negócios a partir de um preço

Juliana Bacci
30.06.2011 
 
O economista argentino Ariel Baños acredita que o preço pode ser o ponto de partida para um novo negócio. Segundo ele, priorizar o “quanto vai custar” durante a preparação de um produto ajuda a atingir potenciais clientes que estavam insatisfeitos com as alternativas já presentes no mercado de qualquer segmento.

Mas estipular um preço competitivo parece fácil demais diante do desafio de adequar todos os custos do processo de produção para que, de fato, “caibam” no valor final do produto. Isso tudo sem que o item deixe de ser rentável para a empresa que o produz.

Em um artigo publicado no jornal La Nación, Baños defende que, nesses casos, é necessário desafiar a abordagem convencional em termos de desenvolvimento do produto. Ao invés de desenhar o produto para depois lhe atribuir um preço, o economista propõe que o produto seja desenhado a partir de um preço fixo. E é aí é que entra a criatividade e as soluções inovadoras por parte do time da companhia envolvida.

Como exemplo dessa inversão de processos, o economista cita a chegada do carro Ecosport, da Ford, ao mercado. Executivos da empresa notaram que o consumidor admirava os modelos esportivos, do tipo 4X4, mas o preço os impedia de adquirir um. Assim, buscaram inovações na produção do automóvel para garantir que o utilitário fosse vendida pelo preço de um carro de médio porte.


Disponível em http://www.papodeempreendedor.com.br/oportunidades/como-gerar-negocios-a-partir-de-um-preco/. Acesso em 01 ago 2014.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Gucci e Guess disputam letra "G" no tribunal

Daniela Barbosa
30/03/2012
 
Nesta semana, um processo que começou em 2009 teve o seu primeiro julgamento em um tribunal de Nova York. Os envolvidos? A grife de luxo italiana Gucci e a marca americana Guess. O motivo? A disputa pela letra G.

Há três anos, a  Gucci deu início à ação, alegando que o logotipo utilizado em algumas peças da Guess é muito semelhante ao seu. A grife de luxo pede indenização no valor de 124 milhões de reais pelo plágio.

Segundo um dos advogados da marca italiana, a Guess, copiando os logotipos, quer difamar os projetos mais famosos da Gucci e confundir os consumidores.

A Guess, por sua vez, defendeu-se alegando que não houve a intenção de copiar o logo e nem de confundir a clientela da Gucci.

O julgamento deve durar pelo menos mais duas semanas nos Estados Unidos, antes do veredito final.


Disponível em http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/gucci-e-guess-disputam-letra-g-no-tribunal?utm_source=newsletter&utm_medium=e-mail&utm_campaign=news-marketing.html. Acesso em 01 ago 2014.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Promoções e kits marcam Dia dos Pais de baixas expectativas no varejo

Priscilla Oliveira
01/08/2014
 
Depois de a Copa do Mundo roubar a atenção do Dia dos Namorados, e consequentemente reduzir as vendas na data, o comércio se prepara para atrair os consumidores no Dia do Pais. A comemoração, no segundo domingo de agosto costuma movimentar os setores de vestuário, calçados, eletrônicos, bebidas e perfumaria. Este ano, no entanto, as lojas não devem registrar um crescimento expressivo nas vendas. Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o incremento em relação ao ano passado não deve passar de 1%.

Caso se comprove, o índice será o menor dos últimos cinco anos. Na mesma base de comparação, a alta em 2013 foi de 2,78%; em 2012, de 4,75%; em 2011, de 6,86%; e em 2010, de 10%. O Dia das Mães, segundo as duas instituições, tiveram vendas menores este ano, o que corrobora para as expectativas pessimistas. Diante deste cenário, as empresas apostam em promoções e kits comemorativos para convencerem os filhos a não deixarem o dia do patriarca passar em branco.

A Motorola, por exemplo, optou pelo humor para indicar presentes menos convencionais. Quem for aos quiosques da marca em São Paulo e no Rio de Janeiro poderá adquirir kits divertidos, contendo um par de meias e um vale Moto E, o último lançamento da marca. A ideia é surpreender o presenteado e ainda fazer piada com outros itens que costumam ser entregues na data. Já o uísque Jack Daniel’s lança uma edição exclusiva. A caixa especial inclui o Old nº7, acompanhado de um mexedor personalizado e um copo longo colecionável, que faz referência a ícones da marca. A embalagem traz, por exemplo, parte da história do Tennessee Whiskey e frases marcantes do criador da bebida. A novidade chegou ao varejo este mês ao preço de R$ 105,90.

Cosméticos, moda e chocolates

O Boticário também investiu em produtos especiais para a celebração. A fabricante distribuiu em suas lojas as fragrâncias Portinari Memórias, para os pais, e Portinari Pipas, para os filhos. A versão destinada aos pequenos não leva álcool. Já a L’Occitane trouxe itens de barbear, perfumaria e cuidados com o corpo para agradar os diferentes perfis de pais. São cinco novos produtos que fazem parte do portfólio da linha CADE, além do serviço de barbearia em um dos pontos de venda de São Paulo.

A C&A aposta nos itens mais buscados nessa época para aumentar as vendas. A marca de moda criou opções de bermudas, jeans, camisas, polos e sapatênis, além de kits de camisas, cuecas e pijamas, entre outros. Como já é tradição na rede, as lojas oferecem ainda modelos idênticos de polo e de pijamas na linha "Tal Pai, Tal Filho". Toda a coleção voltada para o Dia dos Pais chegou às lojas no último dia 22.

Os chocolates também são produtos frequentemente procurados como opções de presentes em datas especiais. Para aproveitar a oportunidade, as lojas investem em lançamentos e conjuntos montados, que agregam valor à oferta. A Kopenhagen aliou seus itens tradicionais a objetos e bebidas que são ícones do universo masculino. Entre os lançamentos está o Kit Jack Daniel's, cuja embalagem conta com tabletes de chocolate amargo 70% cacau nos sabores: tradicional, laranja, framboesa e menta. Além disso, há uma miniatura do uísque, de 50ml, e um copo exclusivo da marca americana. O preço sugerido é de R$ 85,00.

Outra opção é o Kit Victorinox, que contém sete garrafinhas de chocolate ao leite recheadas com bebidas nos sabores: framboesa, anis, uísque, conhaque, cachaça, contreau e cereja. Acompanha os doces um canivete Victorinox do exército suíço, feito em inox, com 12 múltiplas funcionalidades, além de personalizado com o logo Kopenhagen. O preço sugerido é de R$ 109,00. As duas novidades chegaram às lojas no último dia 22.

Opções por estilo de pai

A Chocolates Brasil Cacau preparou presentes mais econômicos, com variações para cada estilo de pai. Um dos kits traz um avental com a mensagem “Meu pai meu herói” agregado a um conjunto de produtos: uma trufa de puro cacau, um alfajor, uma caixa de dinda marshmallow tradicional, um tablete 70% cacau e um na versão crocante. O combo custa R$ 32,90.

Para os pais modernos, a sugestão de presente é o DragêMix, com doces nos sabores banana, amendoim, café e licor. Com um layout moderno, eles são sugeridos pela marca como o presente ideal para os pais saborearem enquanto assistem TV, usam o notebook ou o smartphone. Custa R$ 35,10. Já para os patricarcas descolados, que gostam de um happy hour, a rede indica o Licor Cream, com garrafinhas de licor de menta, cacau e café, combinadas com o chocolate amargo da Chocolates Brasil Cacau. O preço sugerido é de R$ 25,80.

Há ainda uma opção para os pais clássicos. O presente vem em embalagem com acabamento especial, semelhante ao de uma carteira em couro, e traz uma combinação de bombons. Entre eles há opções com diferentes tipos de chocolate e recheio, como café, laranja e papaya. O filho terá que desembolsar R$ 29,60 para comprar o kit. As sugestões de presente chegaram às lojas da Chocolates Brasil Cacau no último dia 21.

Prêmios e descontos

As promoções com distribuição de prêmios entre os clientes que comprarem determinados valores nas lojas e shoppings são mais uma estratégia usada pelo varejo para atrair os consumidores que pretendem presentear seus pais. Essa é a aposta da Centauro, que sorteia um Audi A3 Sportback entre todos os que desembolsarem ao menos R$ 50,00 em suas lojas, desde o último dia 25 até 10 de agosto.

Quem adquirir produtos nos pontos de venda fixos ou no e-commerce da marca poderá cadastrar a nota fiscal no hotsite da promoção. As chances de ganhar o carro aumentam nas compras do tênis Mizuno Wave Creation, que custa R$ 549,90. Os clientes que levarem o calçado terão cupons em dobro. Há ainda ofertas de peças de vestuário, como bermuda das marcas Mizuno, Adidas e Nike, por R$ 79,99, e camisetas polo Adidas e Nike, por R$ 99,99.

A Fnac aposta na variedade de produtos para agradar diversos tipos de pais. A loja montou algumas sugestões de presente nos pontos de venda, como CDs, DVDs, livros e equipamentos de tecnologia. Para os associados ela reservou alguns brindes, como uma caixa com DVDs dos Beatles (Live Concerts, Special Edition) ou uma caixa com filmes da trilogia O Poderoso Chefão (The Coppola Restoration) para quem gastar acima de R$500,00 no cartão de crédito da empresa. Já a Ortobom reduziu em até 40% o preço de muitos de seus colchões, em sua promoção para o Dia dos Pais, que tem como mote a frase: “Conforto tem que ser todo dia”. A marca oferece ainda o parcelamento em até 10 vezes. Os benefícios valem nas lojas físicas e no e-commerce.

Sorteio de veículos

Os sorteios também são adotados por shoppings que buscam movimentar seus corredores e aumentar o ticket médio. O RioSul, no Rio de Janeiro, faz uma ação com o conceito “O Rio que eu quero” em que o carro-chefe é a entrega de um Toyota Prius, escolhido por ser pouco poluente. As peças de divulgação contam com ilustrações e fotos que retratam uma situação natural entre pai e filho: um passeio de bicicleta no parque. Na promoção, a cada R$ 400,00 em notas fiscais, o cliente ganha um cupom para concorrer ao carro. A idealização é da Heads Propaganda.

No Pátio Paulista, o prêmio é uma BWM 320i. Concorrem ao carro quem comprar ao menos R$ 500,00 no estabelecimento. As notas fiscais dão direito a participar do sorteio. A expectativa é alavancar fluxo em 9%, em relação ao ano passado, e, consequentemente, as vendas em 8%, na mesma base de comparação. Já o Maringá Park sorteará R$ 10 mil em dois vales-compra de R$ 5 mil cada. Receberão cupons para participar quem comprar R$ 250,00 em produtos nas lojas do shopping. A promoção teve início na segunda-feira, dia 28, e o sorteio está programado para o dia 20 de agosto.

As bicicletas retrô são o chamariz usado pelo Shopping Leblon. A promoção “Seu Pai de Bike”, que se estende de 22 de julho a 10 de agosto entregará 14 delas a sorteados. Os clientes recebem cupons a cada R$ 800,00 em compras para concorrer ao prêmio. As magrelas da marca Evolux são produzidas artesanalmente com design retrô. O estabelecimento comercial enxerga nelas um objeto de desejo que dá um caráter exclusivo à ação, além de o produto acionar a memória afetiva de muitas pessoas. Com produção da Ana Laet Comunicação, a iniciativa é resultado de um investimento de R$ 250 mil, e a expectativa é alcançar 11% de aumento de vendas no período.

No Raposo Shopping, localizado na Zona Oeste de São Paulo, a ação começou no último dia 23 e vai até o dia 10 de agosto. Cada R$ 200,00 em compras dá direito a um cupom para concorrer a duas motos Citycom 300i e dois miniquadriciclos infantis, para pais e filhos saírem motorizados. De segunda a quinta-feira, as trocas valem em dobro. A expectativa é de aumento de 10% nas vendas, em comparação ao mesmo período do ano passado. No ParkShopping São Caetano, a cada R$ 400,00 em compras, os clientes ganham um cupom para concorrer à um automóvel Mercedes Classe A. Além disso, os 100 clientes que acumularem mais gastos ganharão um Máquina de Café Nespresso U acompanhada de uma seleção com 50 cápsulas dos sabores mais vendidos da marca.

Mais ações em shoppings          

Além de sorteios de carros e motos, os centros comerciais oferecem outros tipos de brindes e ações. No Shopping Anália Franco a cada R$250,00 gastos os clientes recebem um cupom para concorrer a uma das 10 cervejeiras Consul, que conterão a bebida sob o rótulo da Karavelle. Já quem gastar R$ 300,00 no Shopping Vila Olímpia, os clientes ganhará um Kit Chef Cardeal, composto por uma garrafa de 500ml do Azeite Cardeal, da Bunge Brasil, e mais um avental personalizado.

O Jundiaí Shopping (SP), Park Shopping Brasília (DF), ParkShopping Barigui (PR) e Barra Shopping Sul (RS) irão realizar ações em parceria com o grupo 3Corações, com degustações em todas elas. Na unidade de São Paulo a cada R$ 300,00 nas notas fiscais os clientes receberão um Kit Cappuccino da marca. Já em Brasília haverá o sorteio de cem máquinas de café para quem consumir R$ 500,00 nas lojas. Nos pontos do Paraná e Rio Grande do Sul serão 50 as cafeteiras sorteadas para quem gastar R$ 300,00.

O Shopping Center 3 optou por distribuir diferentes mídias em seu interior, com mensagens unificadas para a data e chamada para algumas lojas. No Atrium Shopping haverá uma exposição com presentes para 12 estilos de pais. Em cada cubo de vidro, os visitantes poderão se inspirar nas ideias, que terão os nomes das lojas onde os produtos podem ser encontrados.

Pensando em uma experiência diferenciada, o Barra Shopping (RJ) permitirá que os filhos gravem uma declaração para os pais em um estúdio de filmagem temático que será montado no local. Os vídeos podem ter até 15 segundos e ficarão disponíveis no canal do BarraShopping no Youtube para que os pais possam assistir, receber por e-mail ou compartilhar nas redes sociais.

Foco digital

A Natura escolheu fazer a campanha de Dia dos Pais exclusivamente focada no ambiente online, incluindo conteúdo para as redes sociais. Com o objetivo de incentivar as declarações de amor entre pai e filho, a marca idealizou uma ação com o conceito “Mostre para o seu pai que o seu amor não tem tamanho”.  Por meio do site da empresa, é possível ter acesso a e visualizar os kits promocionais para presentear todos os tipos de pais.

Já a Americanas.com criou um espaço exclusivo para os filhos encontrarem o presente perfeito. Uma ferramenta ajuda os clientes com sugestões variadas, na qual poderá ser definido o valor do item a ser dado ou que tipo de produto o pai mais gosta. A página tem uso intuitivo, uma vez que as opções vão aparecendo na tela e o usuário marca o que combina ou não com o genitor.

Na Flores Online os rebentos poderão escolher entre diversos kits montados para o dia 10. Perfumes, bebidas e acessórios são colocados juntos a buquês ou arranjos, que custam a partir de R$89,50. Uma sugestão é o kit pinga, composto em parceria com a Imaginarium, o conjunto vem com quatro copinhos da bebida, uma garrafa da cachaça artesanal Seleta e um vasinho de pimenta ardente vermelha.


Disponível em http://www.mundodomarketing.com.br/reportagens/promocao-e-eventos/31326/promocoes-e-kits-marcam-dia-dos-pais-de-baixas-expectativas-no-varejo.html?utm_medium=e-mail&utm_source=mail2easy&utm_campaign=Newsletter+Dia. Acesso em 01 ago 2014.