O diretor de planejamento estratégico da Fantasy Publicidade e Propaganda (São Paulo/SP), Caio Camargo, acredita que, no período de Natal, o lojista deva concentrar suas vendas em produtos com maior margem de lucro. Na época de liquidação, segundo o especialista em varejo, as principais iscas aos consumidores devem ser aquelas que ofereçam menores preços ou maiores descontos em relação às ofertas durante as festas.
Para ele, como existe uma grande gama de produtos que podem ser vendidos para o Reveillon - principalmente para os consumidores de última hora, buscando uma cessório ou sapato que combine mais ainda com a roupa escolhida -, os descontos devem se iniciar imediatamente após a passagem das festas, na retomada das atividades comerciais
Para Camargo a decoração da loja deve estar de acordo com a ação que está promovendo. Conforme o diretor, a fase de descontos deve carregar o mesmo clima de festa das datas de final de ano, apresentando vitrines com preços chamativos, com destaque para prazos ou descontos, assim como grandes ilhas ou pilhas na entrada da loja servem como excelente iscas. “Desde que permitido, faixas na entrada do ponto-de-venda ajudam achamar a atenção. O lojista deve sempre buscar passar a sensação de ‘imperdível’ ou de ‘oportunidade única’ para conquistar o consumidor”, completa.
Segundo Camargo, um consumidor pode ter entrado em uma loja apenas pela oferta da vitrine ou anunciada em um panfleto ou cartaz, mas o lojista inteligente pode aproveitar a oportunidade de interesse de compra e repassar demais produtos ou acessórios que não fazem parte dos preços promocionais, aumentando sua margem de lucro, e consequentemente aumentando seus ganhos.
Para o especialista, a diferença entre a liquidação dos produtos de Natal e as demais liquidações realizadas durante o ano é que esta é uma época na qual o interesse de compra é reduzido, visto que grande parte dos consumidores já se encontram com o dinheiro comprometido com os pagamentos de compras realizadas durante as festas, bem como o pagamento de tributos e impostos que sempre caem no início do ano. Sendo assim, é inevitável que se crie excelentes oportunidades de venda através de ofertas e promoções. “Mais do que apenas promover, é preciso criar a necessidade de oportunidade única na mente do consumidor”, finaliza.
Dicas importantes:
- Organize os produtos que entrarão em liquidação, levando em conta que muitos, em especial os masculinos, podem ser vendidos no decorrer do ano
- Antecipe ao máximo a ação, promovendo a liquidação dos produtos de festa já na segunda quinzena de janeiro
- Surpreenda os clientes criando vínculos de comunicação através de redes de relacionamento, como Orkut, Twitter, blogs e sites, e torpedos telefônicos
- Realize promoções diferenciadas e procure não repeti-las anualmente, mesmo que tenham dado resultado positivo. A melhor ideia é surpreender o cliente, usando de criatividade e inovando nas ações
- A decoração deve seguir o clima do novo ano que se inicia, inspirando renovação. Muita claridade, movimentação e luz são indicadas
- Independente da forma de marketing que escolher, sempre leve em conta que o cliente tem, em média, de 8 a 15 segundos (tempo de sua passagem em frente à loja) para ser atraído para dentro do estabelecimento. Logo, esse é o tempo que o lojista dispõe para chamar a atenção do consumidor através de uma decoração atraente, e, no caso da liquidação, que contenha cartazes atrativos e informativos.
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