Ponto Marketing
Montar,
gerenciar e operar uma empresa são verdadeiros desafios para os gestores. Fazer
todas essas tarefas sozinho ou contando com uma pequena equipe é mais difícil
ainda. Essa é a realidade do microempreendedor brasileiro, que não
liga muito para isso e entra na batalha de conduzir uma empresa, mesmo se não
tiver o conhecimento certo para isso, como é o caso de muitos. Para suprir essa
falta de noções científicas de gestão e dar aquela mãozinha, ou mãozinhas, ao
empresário, é que existe uma figura que, apesar de amistosa, simpática e cheia
de vontade de ajudar, é encarada como um bicho de sete cabeças por boa parte
dos donos de micronegócios: o consultor de empresas!
O papel do consultor de empresas
O profissional que pratica consultoria
de empresas é alguém com conhecimento técnico e
experiência que irá auxiliar o empresário no processo de tomada de decisão,
mediante um trabalho previamente acertado e de acordo com a necessidade do
cliente. Essa imagem do homem ou mulher pedante, que tem cara de que sabe de
tudo e já chega mandando e desmandando não existe. Ao contrário, o consultor ou
consultora atuará no problema que a empresa apresenta conjuntamente com o
empresário, num relacionamento de parceria e cumplicidade.
Então, por que o medo?
Tanto
pelo estigma inventado de que o consultor irá se apossar do comando da empresa
que o empreendedor tanto lutou para conseguir quanto pelo receio de ser
trapaceado por alguém que se aproveitará do fato de ser especialista em
determinado assunto para desviar, roubar e dar a solução pela metade, só para
poder voltar na empresa e meter a mão no bolso do empresário novamente. O
verdadeiro profissional de consultoria nunca fará isso, pois tem um nome a
zelar e sabe que, se tiver a leviandade de cometer tais atos, arruinará sua
carreira. Poderá até enganar um cliente, mas não passará deste.
Verdades e mentiras sobre consultores
Para
dirimir de vez as dúvidas sobre quem é e o que faz o consultor de
empresas, saiba que o consultor:
·
Não vai tomar a empresa das suas mãos. Ele toma a decisão junto com você, não por você;
·
Não vai te roubar. Se ele fizer isso, prejudicará mais a si mesmo que ao cliente;
·
Não irá cumprir apenas parte do que foi prometido. Antes de qualquer consultoria
séria, é fechado um contrato onde consta o que o consultor irá fazer e até o
que não irá fazer. Dessa forma, uma consultoria só está finalizada quando tudo
que foi acertado tiver sido realizado;
·
Não vai cobrar absurdos por pouco serviço. Ele vai cobrar pela solução
dada, esforço e conhecimento empregado. Um consultor tem em seu currículo
muitos e muitos anos de estudo, e deve cobrar um preço justo por isso. Então,
se ele cobra R$ 400,00 por uma reunião de 3 ou 4 horas para resolver o problema
do cliente, ele está cobrando pelos longos anos de estudo e investimento
que fez em si mesmo para poder solucionar os casos com tanta rapidez e
eficiência. Lembre-se: quando se contrata um consultor, contrata-se
conhecimento, capital intelectual, não uma pessoa para carregar caixas ou mexer
cimento (apesar de, em certos casos, o consultor realmente pegar no pesado e
fazer trabalhos braçais);
·
Não tem que ser necessariamente uma pessoa de meia idade. Alguns consultores pregam que,
para aplicar consultoria, o indivíduo deve ter uns 15 ou 20 anos de carreira,
no mínimo, e ter passado por diversas empresas. Eu defendo a tese de que o
consultor tem de saber muito sobre a área a ser consultada e também como se
efetua uma consultoria, sem tem obrigatoriamente que ter a cabeça toda branca e
a barriga protuberante;
·
Não tem que ficar a dispor do cliente por todos os momentos que ele quiser (a não ser
que pague muito bem por isso). Da mesma forma que tem momentos que o
consultor fica sem trabalhos, apenas prospectando clientes, em outros ele está
a prestar consultas em dois ou três clientes em dias alternados. Se o consultor
for organizado, pontual e profissional, irá realizar as consultorias sem trocar
os pés pelas mãos.
Oi, Glória, tudo bem?
ResponderExcluirObrigado pela republicação do artigo. É um elogio ao trabalho feito no Ponto Marketing.
Anteriormente, eu te enviei uma mensagem por meio do quadro que existe em sua barra lateral. Como não obtive resposta, creio que essa mensagem não chegou. Vou te enviar um e-mail.
Abraços e sucesso!