O cartão de crédito é uma facilidade para muitos consumidores. Mas, entre os de baixa renda, o plástico traz mais desconforto do que entre os consumidores de renda maior, aponta levantamento feito pelo instituto de pesquisas Data Popular.
Segundo
os dados, 38,4% dos consumidores da classe E e 32,1% dos consumidores da classe
D se sentem no mínimo desconfortáveis quando utilizam o cartão de
crédito.
Entre os
consumidores das classes A, B e mesmo da C, o percentual daqueles que se sentem
muito ou apenas desconfortáveis por usar a moeda de plástico é bem menor, como
mostra a tabela abaixo:
Como se sente quando usa um cartão de
crédito?
|
|||||
Classe
|
Muito Confortável
|
Confortável
|
Indiferente
|
Desconfortável
|
Muito Desconfortável
|
A
|
19%
|
46,6%
|
15,5%
|
17,2%
|
1,7%
|
B
|
14,3%
|
40,1%
|
25,9%
|
15%
|
4,8%
|
C
|
8,1%
|
44,2%
|
22,3%
|
17,7%
|
7,8%
|
D
|
11,4%
|
33,7%
|
16,6%
|
33,2%
|
5,2%
|
E
|
5,9%
|
42,9%
|
19,2%
|
22,2%
|
9,9%
|
Fonte:
Data Popular
|
Desconhecimento
Para
o consultor e sócio-diretor do Data
Popular, Renato Meirelles, o motivo do maior desconforto entre os consumidores
de baixa renda é o desconhecimento. “Esse consumidor ainda não está
familiarizado com essa forma de pagamento”, explica.
Segundo
ele, os consumidores das classes D e E estão entrando no universo do consumo e
ainda desconhecem os mecanismos que regem esse mercado.
Tanto é
assim que os dados revelam que, entre esses consumidores, é maior o número
daqueles que emprestam o cartão de crédito para compras de parentes ou amigos –
prática desaconselhada por bancos, financeiras e órgãos de defesa do
consumidor.
Nos
últimos seis meses, 25% dos consumidores da classe D emprestaram a moeda de
plástico, ao passo que, entre os consumidores das classes A e B, o percentual é
de apenas 3%. Esse comportamento também é frequente entre os consumidores da
classe C. Embora eles estejam mais familiarizados com o universo do consumo,
22% emprestam o cartão de crédito.
Empréstimo
O
desconforto da baixa renda também é maior, na comparação com outros segmentos
de renda, quando o assunto é empréstimo. Os dados revelam que 82,8% dos
consumidores da classe E e 80,8% dos consumidores da classe D se sentem
desconfortáveis ou muito desconfortáveis quando pedem dinheiro a uma
financeira.
Entre os
consumidores dos outros segmentos, o desconforto nesses casos também é grande e
atinge 75,9% da classe A, 68,1% da classe B e 78,4% da classe C, como mostra a
tabela abaixo:
Como se sente quando pede dinheiro para uma
financeira?
|
|||||
Classe
|
Muito Confortável
|
Confortável
|
Indiferente
|
Desconfortável
|
Muito Desconfortável
|
A
|
1,7%
|
1,7%
|
20,7%
|
50%
|
25,9%
|
B
|
-
|
9,5%
|
22,4%
|
49,7%
|
18,4%
|
C
|
-
|
7,8%
|
13,8%
|
55,8%
|
22,6%
|
D
|
-
|
7,8%
|
11,4%
|
71%
|
9,8%
|
E
|
0,5%
|
4,9%
|
11,8%
|
60,6%
|
22,2%
|
Fonte:
Data Popular
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário