Em 2009, o e-commerce brasileiro somou um faturamento de R$ 10,5 bilhões, sendo R$ 1,6 bilhão contabilizado apenas no período do Natal.
De olho nesses dados, empresas se movimentam e
investem cada vez mais neste oceano de oportunidades proporcionado pelos
recursos da venda online.
Ter uma loja virtual não é a mesma coisa que manter
uma loja física, ainda mais em tempos onde a mudança é mais rápida que no
“mundo real”.
Diversos pequenos varejistas virtuais quebram logo
no início do negócio. O que devemos fazer para mudar esse cenário?
O primeiro passo é o planejamento, enriquecido de
pesquisas de mercado, análise de concorrência e planos de expansão alinhados
com metas bem definidas, além de muito, muito trabalho e dedicação.
Alguns dos fatores que contribuem para os problemas
vivenciados no e-commerce são:
·
Ideia de que o negócio virtual é mais barato por
conta da falta de um plano de marketing sem pesquisas fundamentadas com profissionais
do mercado;
·
Investimento em plataformas de tecnologia de baixa
qualidade pelo preço;
·
Pouca análise de concorrência e falta de pesquisa
sobre a viabilidade de venda pela web de determinada linha de produtos. As
perguntas aqui são: Esse produto vai vender na web? Este produto já está
saturado na web? Mesmo que a resposta seja não, o produto é próprio para venda
na internet?
·
Atendimento falho, o que contribui para
insatisfação de clientes que acabam não sendo fidelizados;
·
Falta de conhecimento e profissionalismo para atuar
com a internet.
Confira agora os principais pontos que suprem os
desafios a serem superados, mencionados nos itens anteriores.
Marketing
digital e redes sociais no e-commerce
O plano de marketing deve ser muito bem definido e
com grande parte de seu investimento voltado às mídias digitais e sociais,
principalmente quando a marca ainda não é fortemente conhecida entre os
consumidores.
Aproveite o cliente quando ele está perto do
momento de decisão de compra.
Os
mecanismos de busca e sites comparadores de preços estão no topo do ranking. Em
seguida, boas ações de email marketing,
personalizadas e segmentadas, contribuem para maior taxa de conversão em vendas
no e-commerce.
Porém, isso não é regra, há uma necessidade
eminente de testar qual ou quais ferramentas de marketing digital são mais
adequadas à realidade de cada e-commerce e, a partir daí, então aplicar o que
traz mais ROI.
Nesse
caso, também é preciso contar com a ajuda de profissionais da área para que
todo investimento não seja em vão. Ele pode criar ações ainda mais inteligentes para
conseguir o melhor retorno sobre o investimento e, não se esqueça, na internet
tudo pode ser mensurado.
Tecnologia
adequada ao e-commerce
Em relação ao investimento em tecnologias de
e-commerce, mesmo no início, pense em ferramentas que, acima de tudo, sejam completas,
mesmo que o valor seja superior.
Verifique se ela possui hoje todas as
funcionalidades que seu negócio demanda. Se baseie em modelos de e-commerce que
atuam no mesmo mercado que o seu e já possuem sistemas adequados para o giro do
negócio.
A plataforma deve estar preparada para integrar-se
com ferramentas de análise de resultados na web, como o Google Analytics, por
exemplo.
Concorrência,
atendimento e fidelização no e-commerce
Na análise de concorrência, veja como as lojas
virtuais do mesmo segmento se comportam fora do país, faça pesquisas em sites
internacionais.
Para fidelizar o cliente, o atendimento é um dos
fatores fundamentais. A partir dessa conquista, a probabilidade de viralização
(boca a boca) aumenta consideravelmente.
O ideal é igualar o atendimento de excelência
baseado nos grandes lojistas virtuais. Se a estrutura de atendimento for
pequena no início, gerencie a expectativa de seu cliente.
Se você
já possui um negócio no ambiente físico e quer abrir um portal de e-commerce
com o mesmo business da loja física, tem tudo da mão: a garantia de que seus
fieis clientes e a sabedoria de como ter e manter um empreendimento.
Estamos vivendo um momento de migração de compras
do mundo físico ao digital. Como cliente, você certamente, ao decidir comprar
pelo e-commerce, vai querer adquirir um produto, cuja marca já conhece no
ambiente offline.
Antes de
tomar qualquer decisão relacionada à abertura de uma empresa no e-commerce ou
mesmo tomar novas atitudes para alavancar as vendas de quem está presente na
internet, é essencial conversar com pessoas experientes do mercado, seja com uma
consultoria ou contratação.
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