Consumidor Moderno
Procurando satisfazer o público
consumidor cada vez mais complexo e exigente, as empresas vêm buscando
diferenciais para obter o sucesso de suas marcas. Surgindo como um novo
conceito, o neuromarketing traz avanços nas pesquisas de marketing, aliando os
progressos da medicina para obter conhecimento sobre o público consumidor.
A base dos estudos em
neuromarketing tem como base a busca do genoma da venda, com a intenção de
obter conhecimento sobre as preferências do consumidor, sem que ele precise
experimentar um produto. Para isso, são utilizados aparelhos de ressonância
magnética, em que o consumidor fica plugado ao equipamento enquanto são feitos
os exames e as análises de seu gosto.
No Brasil, diz o professor de
neuromarketing e também chefe-executivo da empresa especializada em gestão do
comportamento humano CAPC, Cesar Pancinha Costa, as pesquisas na área ainda são
baixas devido aos preços elevados e à necessidade de aparelhos especializados,
mas prometem crescimento nos próximos anos. "Temos muitos estudos
avançando e algumas previsões de investimentos. Deveremos trazer em 2011 um
equipamento voltado para a realização das pesquisas em neuromarketing, já com
as devidas adaptações", observa.
Para o desenvolvimento das
pesquisas, estão sendo realizados testes que não necessitam de tantos recursos,
utilizando uma metodologia que tem por finalidade colocar na memória do
consumidor a imagem da empresa. "Assim, quando o cliente recebe uma
abordagem dessa empresa, não sabe exatamente de onde, mas já tem uma imagem da
marca na mente", explica Cesar.
Para Cesar, esse tipo de estudo é
uma alternativa de baixo investimento e que apresenta bons resultados.
"Hoje em dia, as técnicas que não exigem investimento em equipamento, e
sim somente em pesquisa, estudo e observação estão se difundindo muito. Isso
facilita a abordagem, pois as maiores dificuldades estão em criar a
credibilidade no prospect. As ferramentas de neuromarketing aliadas à mensagem
que a empresa quer passar conseguem êxito nisso", destaca.
Essas técnicas também apresentam
eficiência no ramo da publicidade, principalmente no exterior. "No Brasil,
pouquíssima coisa já foi desenvolvida, mas os consumidores já estão vivendo as
novas experiências do neuromarketing. Os grandes anunciantes pedem mais estudos
ligados ao sabor e às sensações de prazer dos produtos", salienta o
especialista, que acredita estar nessa área a forma mais eficiente de medir os
resultados na publicidade. "Medimos o resultado antes que o próprio
cliente saiba se gostou ou não. Essas informações, acredita-se, poderão
orientar campanhas publicitárias e estratégias de marketing mais
eficazes".
A principal descoberta do
neuromarketing até agora é a prova de que as marcas têm, de fato, um poder
profundo na mente dos consumidores. Fato comprovado na primeira experiência
realizada em 2003, em que cientistas convocaram 67 pessoas que provaram os
refrigerantes sem conhecer a marca. A escolha da maioria foi pela Pepsi. No
entanto, ao saberem a qual marca pertencia a bebida que estavam tomando, a mais
escolhida foi a Coca-Cola.
Todo o processo de neuromarketing
consiste em decodificar os segredos do cérebro humano, mapear a forma como cada
neurônio reage ao estímulo de uma campanha publicitária ou ao sabor de um
alimento, visando chegar ao genoma da venda. "Não poderíamos avançar em
nada, se não fosse o estudo do cérebro. No estudo do cérebro, a base conceitual
foi a percepção e a comunicação. Na percepção e comunicação, a base foi a
emoção e a razão. Depois que passamos pelo nível de sentimentos, deixamos de
ser quem somos e passamos a ser quem gostaríamos de ser. Esse é o nó que o
marketing precisa resolver: vender para quem somos ou para quem gostaríamos de
ser?", indaga Cesar.
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