BBC
BRASIL
O Brasil
está entre os países que mais adotaram aplicativos de rede social da Internet
-- como Facebook e Twitter -- como ferramentas de negócios, segundo um estudo feito pela fabricante de softwares McAfee em 17 países, empresas do
Brasil, Índia e Espanha estão entre as que mais adotaram as tecnologias
conhecidas genericamente como Web 2.0, que incluem redes sociais como Facebook
e Twitter.
Nos 17
países, mais de 75% das empresas pesquisadas utilizam algum tipo de software
como Facebook ou Twitter nos seus negócios. Em Brasil, Espanha e Índia, o
índice superou 90%.
Três
entre quatro empresas que utilizam ferramentas Web 2.0 afirmam que estão
conseguindo ganhar dinheiro com os aplicativos. No Brasil, nove em cada dez
empresas afirmam que estão lucrando com as ferramentas. O mesmo índice foi
registrado na Índia, Emirados Árabes Unidos e México.
Segundo o
estudo da McAfee, o Brasil e a Índia foram os únicos países do estudo onde as
empresas disseram receber pressão do mercado para adotar ferramentas como
Facebook e Twitter nos seus negócios. No Brasil, 58% das empresas pesquisadas
afirmam que seus consumidores ou clientes exigem aplicativos Web 2.0.
De acordo
com a consultora brasileira em informática Vanda Scartezini, citada no
relatório da McAfee, o fato de os brasileiros "amarem novidades e se
adaptarem rapidamente a novas tecnologias" explica o sucesso da Web 2.0 no
país.
A
analista de tecnologia Charlene Li, também citada no relatório, destaca que o
uso empresarial das ferramentas Web 2.0 reflete a penetração das redes sociais
nos países. Uma grande parcela de internautas no Brasil e na Coreia do Sul, por
exemplo, participam de redes sociais.
Facebook
Apesar de
funcionarem como plataformas importantes de negócios, o estudo sugere que os
empresários não veem com bons olhos o uso de redes como Facebook pelos seus
empregados durante o horário de trabalho.
O
Facebook é bloqueado por quase metade das empresas pesquisadas. Na Itália e na
Espanha, mais de 60% das empresas restringem o uso do Facebook. Já no Brasil,
Japão e Alemanha, menos de um terço das empresas impõe restrições ao site.
A
pesquisa afirma que as empresas de Índia e Brasil também estão entre as mais
preocupadas com os riscos de segurança e golpes na internet através de
aplicativos.
Segundo o
estudo da McAfee, cada empresa brasileira perde, em média, US$ 2,5 milhões
devido a problemas de segurança relativo à Internet. O valor é superado apenas
pelo Japão, onde cada empresa perde em média US$ 3 milhões.
O estudo
foi encomendado pela McAfee à universidade americana de Purdue. Os
pesquisadores ouviram 1.055 empresários em 17 países diferentes, dos setores
público e privado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário