Características
intrínsecas das mulheres fazem com que elas sejam mais eficazes como
vendedoras. Ao menos esta é a opinião do professor de MBA (Master Business
Administration) da FGV e especialista em Vendas e Marketing, Cláudio Tomanini.
Como
herança pré-histórica, as mulheres são biologicamente programadas para proteger
os filhos e, por isso, desenvolvem uma visão periférica, o que é uma arma
nas vendas.
“Com mais
pessoas em um ambiente ou em eventos sociais, as mulheres são capazes de
identificar oportunidades em todo o seu redor, dosando conversas e otimizando o
tempo de contato com cada interlocutor. Por isso, elas são excelentes na
ampliação do networking”, afirmou.
Características
As
mulheres são mais sensíveis, característica que nasceu do instinto feminino de
cuidar e que se torna extremamente importante na hora de lidar com diferentes
perfis de clientes. A emoção que está ligada às
mulheres, enquanto a razão é relacionada ao homem, também ajuda na área de
vendas.
“Atender
a um cliente com emoção aumenta as chances do vendedor de proporcionar uma
verdadeira experiência de compra e não uma simples transação comercial”, disse
Tomanini, para quem a emoção ajuda na geração de um relacionamento, fundamental
para manter a fidelidade do cliente.
Por
estarem condicionadas a compreender as necessidades da família, as mulheres
desenvolveram a capacidade de ler nas entrelinhas as atitudes e linguagem
corporal das pessoas. Assim, durante uma venda, ela pode se alinhar mais
rapidamente ao cliente, atendendo às suas necessidades.
Isso é
importante porque, segundo o professor da FGV, vender apenas pelas
características do produto não é suficiente, sendo que o foco deve ser nas
necessidades do consumidor. Para isso, é preciso saber ouvir, o que as mulheres
sabem fazer. “Ouvir é uma condição básica nas vendas”.
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