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A mídia online ultrapassou as revistas
em faturamento publicitário mundo afora e e se torna a terceira maior
mídia em escala global. Os dados são resultado de um estudo
realizado pela Zenith Optimedia, que mostra também uma aproximação da web com
os jornais. A internet atraiu US$ 55 bilhões de investimentos em todo o mundo,
com isso, já é dona de 12,6% do bolo publicitário no planeta, ficando atrás
apenas dos jornais, com 23,1% e da televisão, com 39,4%. As revistas estão
agora em quarto lugar, com 10,3%.
A projeção é de que em 2012, ano no qual deverá
atingir o share de 17,1% do bolo, a internet se aproxime dos jornais, que
deverão contar com 19,4%dos investimentos. Naquele ano, a internet deverá
atrair investimentos de US$ 83,9 bilhões, contra US$ 95,4 bilhões dos jornais e
US$ 199,7 bi da televisão – que deverá ter participação de 40,6%, um pouco
superior à atual.
A Zenith também prevê um crescimento do mercado
publicitário de 2,2% em 2010 na comparação com 2009, ano que teve uma queda
próxima a 10%. A expectativa é que os investimentos cheguem à casa de US$ 456
bilhões em todo o mundo neste ano e que, para os anos seguintes, o mercado
cresça mais 4,1% em 2011 e outros 5,3% em 2012.
Em um estudo anterior, a Zenith apontou a
possibilidade de crescimento mundial de apenas 0,9%, portanto esse é o segundo
relatório consecutivo com revisão para cima, após 18 meses revisando para baixo
as expectativas.
Dividindo o estudo por regiões, a América Latina
figura como destaque, que após um ano registrando o crescimento irrisório de
0,4%, 2010 promete uma alta de 9,3%, o que representa a movimentação de
cerca de US$ 33 bilhões, com possibilidade de chegar a US$ 38 bi em 2012.
A América do Norte é a região que passa por mais
dificuldades, e a publicidade dos Estados Unidos deverá fechar com receitas
abaixo de 2009, cerca de 2% menos. O mercado europeu deverá crescer 0,4%,
enquanto a Ásia subirá na casa de 5,9%. Se o Japão for retirado da lista
asiática, o índice salta para 10%, o que colocaria a região como a melhor de
2010.
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