A identificação e análise da concorrência é uma das principais atividades do planejamento de marketing. É importante conhecer as forças e fraquezas dos seus concorrentes para estimar suas ações futuras e construir uma vantagem competitiva diante deles.
Ao determinar o posicionamento almejado por sua
empresa e o seu público-alvo, analise o mercado e identifique as empresas que
oferecem produtos com posicionamentos similares e que tenham produtos
substitutos, além das que podem vir a entrar no seu mercado no futuro.
Ao fazer essa análise, identifique o seu grupo estratégico, que é o conjunto de empresas que seguem uma linha de estratégia semelhante. Isso pode te ajudar a fazer um redirecionamento estratégico.
Ao fazer essa análise, identifique o seu grupo estratégico, que é o conjunto de empresas que seguem uma linha de estratégia semelhante. Isso pode te ajudar a fazer um redirecionamento estratégico.
Há quatro estágios na análise da concorrência. O
primeiro é avaliar os objetivos atuais e futuros da concorrência. Procure
identificar o que eles estão tentando conseguir e quais são as razões para
isso.
O segundo passo é analisar as estratégias atuais da
concorrência para identificar oportunidades e ameaças decorrentes de suas
ações. Pergunte-se quais são seus mercados-alvo, seu foco estratégico, seus
produtos, como estão precificados, como são distribuídos e comunicados e como é
configurada sua estrutura de marketing.
Em seguida, avalie os recursos da concorrência para
estimar sua capacidade. Identifique se o concorrente possui cultura de
marketing, se tem ativos e recursos de marketing, se tem recursos de produção e
operação e se tem recursos financeiros.
Por fim, é preciso prever estratégias futuras da
concorrência por meio da combinação das análises anteriores, inclusive
estimando como ela pode reagir às ações da sua empresa.
Para ter sucesso, é interessante ter “bons
concorrentes”, que desafiem sua empresa a fazer sempre melhor e a continuar
inovando, sejam éticos e ajudem a desenvolver o mercado.
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