Mesmo com os comerciais e os anúncios publicitários cada vez mais criativos, o "boca a boca" ainda é o meio de divulgação mais confiável para o consumidor, revela pesquisa realizada pela Nielsen.
O estudo mostrou que 92% dos consumidores mundiais declararam que confiam nas mídias conquistadas, tais como o boca a boca ou recomendações de amigos e familiares, acima de todas a outras formas de propaganda. O número representa um aumento de 18% desde 2007.
As críticas de consumidores postadas na internet são a segunda fonte mais confiável para informações e mensagens de marcas, com 70% das opiniões dos entrevistados.
Ainda 47% dos entrevistados disseram que acreditam em comerciais na TV e propagandas em revistas e 46%, em jornais. Quase dois terços (58%) dos consumidores confiam nas mensagens encontradas nos websites das empresas, conforme mostra tabela abaixo:
Formas de Propaganda
|
||
Propaganda
|
Confia
pouco ou totalmente
|
Não
confio muito ou nada
|
Recomendações
de conhecidos
|
92%
|
8%
|
Opiniões
de consumidores postadas na internet
|
70%
|
30%
|
Conteúdo
editorial, tais como artigos de jornal
|
58%
|
42%
|
Website
de marcas
|
58%
|
42%
|
E-mails
que solicitei receber
|
50%
|
50%
|
Comerciais
de TV
|
47%
|
53%
|
Patrocínios
de marcas
|
47%
|
53%
|
Anúncios
em revistas
|
47%
|
53%
|
Outdoors
e outras propagandas exteriores
|
47%
|
53%
|
Anúncios
em jornais
|
46%
|
54%
|
Anúncios
no rádio
|
42%
|
48%
|
Propagandas
antes de filmes
|
41%
|
59%
|
Merchandising
de produtos em programas de TV
|
40%
|
60%
|
Anúncios
em resultados de busca na internet
|
40%
|
60%
|
Vídeos
publicitários na internet
|
36%
|
64%
|
Propagandas
em redes sociais
|
36%
|
64%
|
Banners
publicitários na internet
|
33%
|
67%
|
Propagandas
na telas de dispositivos móveis
|
33%
|
67%
|
Mensagens
de texto em aparelhos celulares
|
29%
|
71%
|
Fonte:
Nielsen
|
Investimento publicitário
Mesmo com os números acima, a maior parte do investimento publicitário é destinada às mídias tradicionais ou pagas, tais como a televisão.
No ano passado, o investimento publicitário global registrou um aumento de 7%, em comparação a 2010. Esse crescimento do investimento foi impulsionado por um aumento de 10% em comerciais de TV, em países como os Estados Unidos e China, atraindo mais investimento publicitário em comparação ao ano anterior.
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