Promoview
2.abril.2012
Há muito que em cinema se fala de uma quarta dimensão que
permitiria ao espectador sentir os cheiros da história. Ainda não é isso, mas a
Dunkin’ Donuts misturou o olfato ao barulho enquanto contava a história, em uma
ação promocional que jogou com os sentidos dos passageiros de um ônibus em
Seul, na Coreia do Sul.
A história começa assim. A Dunkin’ Donuts queria levar
pessoas às suas lojas também pelo café e não só pelo donuts e, para isso,
decidiu acenar-lhes com o cheiro do seu café. Então, instalou nos ônibus de
Seul um dispensador de aroma que era acionado cada vez que o anúncio da Dunkin’
Donuts passava na rádio.
O dispensador era ativado por um sistema de reconhecimento
de voz que processava o anúncio de rádio e espalhava no ar do ônibus um leve
aroma de café que reforçava a conexão sensorial à marca.
Mais de 350.000 pessoas foram expostas ao anúncio, as
visitas às lojas aumentaram 16% e as vendas subiram 29%. Fim da história.
Disponível em http://promoview.com.br/mundo/184233-dunkin-donuts-da-uma-licao-em-marketing-sensorial/.
Acesso em 24 abr 2012.
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