Cristiani Dias
07 Outubro 2013
Segundo estudos, o conceito de segmentação de mercado por
faixa etária auxilia o lojista a entender os desafios na hora de atender o
público infantil
“Aumentar suas vendas pode se tornar uma brincadeira de criança”.
É com este mote que o Sebrae-SP elaborou sua nova cartilha – Venda Melhor Dias
das Crianças – para auxiliar os empresários a aumentarem suas vendas nesta data
comemorativa. O Dia das Crianças e o Natal são as datas mais importantes do ano
para o varejo de brinquedos e demais segmentos voltados ao público infantil. A
cartilha está disponível na internet. Para acessá-la, o empreendedor deve se
cadastrar no site ou ir pessoalmente até um escritório do Sebrae-SP.
Detalhado, o material explica como devem ser montadas as
vitrines de acordo com a idade da criança. Segundo apontam estudos, o conceito
de segmentação de mercado por faixa etária auxilia o lojista a entender os
desafios na hora de atender o público infantil. Produtos dispostos na altura da
visão dos pequeninos, cores fortes e balões ajudam a atrair a atenção da
garotada e podem refletir positivamente no faturamento da loja.
“O Dia das Crianças é uma excelente oportunidade para os
varejistas divulgarem seus produtos e serviços de forma mais incisiva. Nesta
data, a porcentagem de vendas fica distribuída entre brinquedos, vestuário
infantil e novos aparelhos tecnológicos. A data sempre vem acompanhada de
expectativa de boas vendas”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae-SP,
Bruno Caetano.
Além disso, a cartilha ensina valiosas dicas a respeito do
ambiente propício para atender a criança e seus familiares. Além da ótima
vitrine, o ambiente deve oferecer instalações funcionais, conforto, e equipe
acolhedora, além de um clima festivo e envolvente: uma boa alternativa pode ser
a contratação de carrinho de pipoca ou algodão doce; também vale expor cartazes
chamativos com o preço dos produtos mais em conta, bem como utilizar motivos
com identidade visual proposta ao público infantil.
Dicas para não errar nesta data
1 – Fantasia: criança não é adulto em miniatura, então, vá
além do atendimento e encante pela experiência, permita a brincadeira e a
ousadia da criançada;
2 – Produtos: oferte logo na entrada itens com valores mais
em conta, de marcas ou modelos pouco procurados;
3 – Ambiente: propicie um ambiente acolhedor à criança:
lembre-se que ela é propensa a irritações;
4 – Motivos: de folders a sacolinhas, crie imagem e
linguagem que se comuniquem diretamente com o público infantil.
Disponível em
http://www.portalnovarejo.com.br/index.php/vendas/item/7661-sebrae-sp-da-dicas-para-lojista-vender-melhor-no-dia-das-criancas.
Acesso em 09 out 2013.
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