Camila Lam
03/02/2014
“Aprenda a separar até o que é urgente do que é importante”.
Eu ouvi esta frase do professor Mario Sérgio Cortella quando fiz um curso da
Fundação Dom Cabral há alguns anos. Na época, como executiva de uma
multinacional, esta frase fez uma grande diferença no meu dia a dia. Mas esta
frase também é perfeita para quem é empreendedora.
Separar o que é urgente do que é importante parece algo bem
simples de fazer, mas não é. Isso se tornou o meu desafio diário e de todas as
empreendedoras que conheço. Urgentes são aquelas coisas que consomem quase 99%
do seu dia, e que apesar de serem “urgentes”, não significam a sustentabilidade
do seu negócio. Já o que é importante são aquelas coisas que podem significar o
sucesso ou fracasso do seu negócio.
Nós mulheres temos em nossa programação mental ligada as
nossas raízes, uma vocação imensa para cuidarmos de tudo e de todos. Queremos
estar presentes nos mínimos detalhes, saber de tudo que ocorre na nossa
empresa.
Acreditamos também que nós fazemos melhor as tarefas do que
as outras pessoas (na maioria das vezes é verdade), porém senão aprendermos a
aceitar que nem tudo pode ser exatamente do jeito que nós queremos, nossas
chances de sucesso diminuem significativamente. Então, qual é o nome do jogo?
Delegar, Confiar e Acompanhar. Mas, como fazer para segurar o impulso de querer
cuidar de tudo? Veja algumas dicas:
1. Organize-se para estar pelo menos uma vez a cada 15 dias
em eventos de networking, além de ajudar nos seus relacionamentos comerciais,
ajuda em conhecimento.
2. Dê autonomia a sua equipe, certamente eles vão errar
algumas vezes, mas oriente e capacite para que sua empresa possa andar mesmo
sem você.
3. Aprenda a cobrar objetivos e resultados e não horário e presença
de seus funcionários.
4. Selecione bem os funcionários, invista tempo nisto, senão
o seu tempo será prejudicado.
5. Dependendo do tamanho da sua equipe, treine alguém com as
competências necessárias para substitui-la para que você possa se dedicar a
outras tarefas.
6. Pelo menos uma vez por semana, olhe os indicadores da sua
empresa, isto é o papel de um gestor: caixa, faturamento, lucro, clientes,
satisfação são fundamentais.
Cuidado para não ser a funcionária do mês da sua empresa,
aquela que chega mais cedo, sai mais tarde, faz tudo, mas não cuida da gestão e
do futuro do seu negócio.
Disponível em
http://exame.abril.com.br/pme/noticias/6-dicas-para-separar-as-tarefas-urgentes-das-importantes.
Acesso em 20 fev 2014.
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