Camila Lam
14/03/2014
O mito de que investir em marketing é coisa para
grande empresa foi derrubado pelas redes sociais. Hoje, é possível criar
diferentes estratégias para o marketing da sua pequena empresa sem precisar de
muito recurso. O primeiro passo é pensar com a mente do seu consumidor. “Tem
que buscar uma maneira criativa, criar oportunidades para falar com o seu
público. Pensar em mensagens para o cliente e não para ele próprio”, explica
Luiz Fernando Turatti, coordenador do Centro de Pesquisas em Estratégia do
Insper.
Adriano Augusto Campos, do Sebrae-SP, completa que para isso
é preciso também ter um bom produto ou serviço que se destaque no mercado. Além
de preço e produto, ofereça uma experiência e não apenas um momento de compra.
“O preço não é o único fator para que as pessoas escolham determinada loja. A
experiência de compra tem que ser positiva para o consumidor voltar”, afirma
Marcelo Ermini, professor de trade tarket, no MBA, da ESPM-SP.
Veja abaixo algumas recomendações dos especialistas para que
o cliente não se esqueça de você.
1. Tenha um ambiente agradável
Os seus clientes se sentem confortáveis quando entram no seu
empreendimento? Seja uma clínica odontológica ou um restaurante, Ermini afirma
que é essencial ambientar o espaço de maneira agradável. “Algumas coisas podem
ajudar como um aromatizador, uma música e a iluminação”, explica.
No caso de empresas virtuais, um site bonito, funcional e
que permita uma boa experiência de compra para o usuário é indispensável.
2. Escute os clientes
Por meio das reclamações ou elogios dos consumidores é
possível entender como é o seu atendimento, o seu produto ou a logística do seu
negócio. “Escolha um grupo de clientes mais fieis e convide-os para um
encontro. Pergunte por que eles compram na sua loja há tanto tempo. Às vezes,
você descobrirá uma coisa boa que ainda não sabia”, ensina Ermini.
“Uma embalagem bonita pode fazer com que o consumidor não se
esqueça da marca, mesmo que ela seja uma embalagem caseira”, exemplifica
Campos.
3. Use datas comemorativas a seu favor
Uma estratégia que não demanda muito investimento para ser
lembrado é enviar cartões ou e-mails para os clientes em datas comemorativas ou
aniversários. Para que esse método seja eficiente e não um incômodo para o
consumidor, é importante ter disciplina e contar com o auxílio de um
cronograma.
Para Turatti, o importante é ter um planejamento simples,
trabalhar com intervalos e aproveitar o contato para avisar o consumidor de uma
promoção, por exemplo.
4. Invista para fidelizar
Programa de pontos, recompensa por indicação e bônus em
lojas parceiras são formas de manter a marca presente na rotina do seu público
consumidor. Para Turatti, essa é uma maneira simples de ter uma propaganda boca
a boca.
Campos afirma que o pequeno empresário deve manter o seu
banco de dados atualizado para que a interação com os participantes seja
eficiente.
5. Treine sua equipe
Se um cliente teve uma experiência ruim com o atendimento do
estabelecimento, dificilmente ele recomendará para os seus familiares e amigos.
“Os funcionários estão te representando, por isso invista na qualificação do
seu atendimento”, conta Ermini. Para Campos, a equipe de vendas pode
compartilhar conhecimento sobre o produto ou a empresa, mas isso demanda
treinamento e é tarefa do dono orientar a equipe.
Disponível em
http://exame.abril.com.br/pme/noticias/5-estrategias-quase-de-graca-para-conquistar-clientes?page=1&utm_campaign=news-diaria.html&utm_medium=e-mail&utm_source=newsletter.
Acesso em 18 mar 2014.
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