Raissa Coppola
05 de Março de 2014
Foi pela diferença de um décimo que a Unidos da Tijuca
conseguiu deixar o Acadêmicos do Salgueiro para trás e se consagrar como campeã
dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 5. Além de
passistas e ritmistas, a vitória da escola também premia outros personagens da
folia. Pelo segundo ano consecutivo, uma agremiação patrocinada fatura a
competição. Em 2013, a Vila Isabel levou o título com uma homenagem ao
agricultor brasileiro. O desfile foi encomendado pela alemã Basf.
Sob o comando do carnavalesco Paulo Barros, a Tijuca entrou
na avenida na madrugada de segunda, 3, para contar a história da velocidade e
prestar uma homenagem ao piloto Ayrton Senna, morto em 1994. A escola contou
com o apoio de grandes marcas como Gilette, Audi, Shell, Honda e Credicard. Em
segundo lugar, o Salgueiro contou com patrocínio da Nissan. A Portela, terceira
colocada no ranking das escolas, não contou com patrocínio.
Colocar um desfile na Sapucaí custa, em média, R$ 6 milhões
de reais, de acordo com fontes do mercado. Com patrocínio, o valor pode ser
dobrado. Segundo Fabiana Amorim, diretora de marketing da Unidos da Tijuca, as
empresas estão atentas ao potencial do carnaval como plataforma de comunicação.
“Muitos ainda veem o carnaval de forma clichê, mas essas empresas entenderam
que, além de passar uma mensagem ao longo de um comercial de 30 segundos,
existe a oportunidade de se destacar durante 82 minutos de desfile, tendo
quatro mil componentes apaixonados como embaixadores”, pontua.
A organização de um departamento específico fez diferença na
história da Unidos da Tijuca. Há sete anos, a agremiação criou uma diretoria de
marketing que hoje oferece um plano de negócios para companhias que querem
investir no carnaval, mas não sabem como. “Trabalho em parceria com o
carnavalesco e a presidência da escola. Nas últimas três temporadas chegamos a
um consenso sobre o tema a ser abordado no ano seguinte e, em seguida,
começamos o processo de captação junto às marcas”, afirma Fabiana.
Quanto mais cedo a parceria for acertada, melhor. “Dessa
forma a empresa tem mais de seis meses para explorar ações de marketing
externas, endomarketing, workshops, presenças e festas e muitos outros
produtos”, afirma Fabiana. Além da verba destinada por empresas, as agremiações
contam com recursos da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Rede Globo, que detém
os direitos de transmissão do evento, e também de parte da bilheteria dos
desfiles.
Disponível em
http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/noticias/2014/3/5/No-Rio--patrocinio-da-samba.html?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_content=&utm_campaign=links.
Acesso em 05 mar 2014.
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