Leda Samara
09 de abril de 2014
O poder de decisão da mulher sobre as compras domésticas
vai além do que muitos imaginam. Até na hora de renovar o seu guarda-roupa o
homem deixa a tarefa para a companheira, o que explica o fato de que a maior
parte das vendas de cuecas são feitas para o público feminino.
Uma pesquisa recente feita pelo instituto Data Popular
revelou que 71% dos homens admite que quem escolhe e compra as suas roupas é a
parceira, até mesmo as roupas íntimas.
Não é a toa que grande parte das propagandas de cuecas é
direcionada para o publico feminino.
Galãs como Neymar, Cristiano Ronaldo, David Beckham e Marcio Garcia
estampam anúncios e exibem corpos esculturais para a principal compradora de
cuecas, a mulher.
Segundo o presidente do Data Popular, Renato Meirelles, o
motivo não é o fato de que a mulher está cada vez mais escolarizada e inserida
no mercado de trabalho, mas sim porque os homens preferem "evitar dor de
cabeça". "O homem prefere mudar de ideia a discutir, não vê muita
importância nessas decisões domésticas, é folgado", afirma.
Mas, e se um homem comum fizesse propaganda de cueca?
Brincando com o ideal físico dos modelos de propaganda de cueca, o jornal
britânico The Sun resolveu fotografar homens normais vestindo apenas a roupa de
baixo imitando poses de modelos tradicionais. O resultado ficou bem diferente
do que estamos acostumados a ver por aí.
A marca de roupas íntimas Lupo, cujo garoto propaganda é o
jogador de futebol do Barcelona Neymar Júnior, reconhece que a mulher é a sua
principal cliente, pois compra roupas para toda família.
"A mulher ainda é uma importante tomadora de decisão na
hora da compra das cuecas. É ela quem,
na maioria das vezes, compra para os filhos, para o pai e para o
namorado", confirma Carolina Pires, diretora comercial e marketing da
Lupo.
Em uma de suas campanhas, a Lupo brinca com a mania dos
rapazes de guardar suas "cueca da sorte". A ideia da empresa é
acalmar as mulheres ao afirmar que tais cuecas, dignas da lata de lixo, podem
ser trocadas pelas novas peças da linha da sorte da marca, que estampa símbolos
de trevos de quatro folhas e ferraduras. Em um dos vídeos, Neymar aparece no
início falando diretamente para o público feminino: "Mulheres do nosso
Brasil, assistam a este vídeo", diz o jogador.
David Beckham. A rede sueca de fast-fashion H&M também
direciona sua publicidade de roupa íntima masculina para o público feminino. O
garoto-propaganda da marca é ninguém menos que o ex-jogador de futebol
britânico, David Beckham. O galã lançou sua primeira linha exclusiva de cuecas
em 2012 e o sucesso foi estrondoso. Um dos filmes da campanha tem mais de 10
milhões de visualização no Youtube. Beckham deve lançar em breve uma nova linha
exclusiva, desta vez de roupas de banho masculinas.
Cristiano Ronaldo. No final do ano passado, outro galã famoso
do futebol lançou sua linha de cuecas. O português Cristiano Ronaldo, que assim
como Beckham já foi garoto-propaganda das roupas íntimas da italiana Armani,
lançou a sua própria marca para competir com o britânico no mercado de cuecas.
O jogador do Real Madrid, conhecido pelo sua vaidade, lançou
a CR7 Underwear num evento em Madrid com direito a uma foto sua de 19 metros de
altura, usando apenas uma das cuecas da sua linha.
Pesquisa. Apesar do
apelo de homens bonitos atingir mais o público feminino na hora de comprar
cuecas, outro estudo feito pelo Data Popular constatou que 66% das mulheres
gostaria que os seus parceiros participassem mais nas decisões domésticas,
inclusive na escolha do vestuário.
A pesquisa foi feita em dezembro de 2013, com 2 mil mulheres
casadas, de 53 cidades brasileiras. Segundo Carolina Pires, diretora comercial
da Lupo, tal mudança na preferência da mulher já vem sendo constatada pelas
marcas.
"As mulheres estão preferindo este tipo de homem. O
homem pode e deve ser vaidoso, cuidadoso com suas roupas, exigente não só com a
qualidade mas também com a beleza do que veste", afirmou.
Disponível em
http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,quem-compra-cuecas-sao-as-mulheres-e-os-anunciantes-sabem-disso,181545,0.htm.
Acesso em 24 abr 2014.
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