Fernando Scheller
20 de julho de 2014
A vida das empresas de varejo do Brasil está prestes a ficar
mais complicada. O crescimento do interior vai obrigar que as grandes redes
estejam presentes em um número cada vez maior de cidades para atingir os
consumidores com sobra de renda para gastar. Um estudo da consultoria Boston
Consulting Group (BCG) mostra que, em 2000, as varejistas nacionais precisavam
ter lojas em 229 cidades para cobrir 75% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
Em 2020, para atingir a mesma fatia da economia, as companhias precisarão
fincar bandeira em pelo menos 400 municípios.
Para chegar a esses dados, a consultoria usou dados recentes
do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e fez cálculos que
projetam a demanda futura para 220 categorias de produtos.
O BCG estima que, até 2020, US$ 307 bilhões em dinheiro novo
devem entrar no mercado. Do total, US$ 141 bilhões devem se concentrar no
interior, enquanto a projeção de consumo adicional nas capitais é de US$ 83
bilhões, mesmo valor estimado para as regiões metropolitanas.
Para abocanhar uma parcela desses bilhões, as varejistas
terão de ir muito além do interior de São Paulo, onde o potencial já é bem
explorado e grupos como o Iguatemi desenvolvem empreendimentos para a alta
renda. Daqui em diante, as empresas terão de estar dispostas a gastar bem mais
a sola do sapato: segundo o BCG, entre os mercados emergentes do interior
destacam-se Jequié (centro-sul da Bahia), Açailândia (sudoeste do Maranhão),
Umuarama (noroeste do Paraná) e Rio Grande (extremo Sul).
Dentro das regras do estudo, consumidor emergente é aquele
que ganha pelo menos US$ 15 mil ao ano - o equivalente a R$ 33 mil, ou cerca de
R$ 2,5 mil ao mês, incluindo o 13.º salário na conta. Um cliente de alta renda
precisa receber pelo menos US$ 45 mil por ano, ou cerca de R$ 100 mil.
Potencial. Para Olavo Cunha, sócio do BCG e coautor da
edição 2014 do estudo A Nova Fronteira de Consumo do Brasil, as líderes do
varejo nacional estão demorando para "acordar" para as necessidades
de consumo dos novos polos do interior. "Ou as empresas não tiveram fôlego
de investimento ou não tiveram a visão sobre o potencial dessas cidades
distantes dos grandes centros."
O estudo do BCG aponta diversos segmentos que não conseguem
aproveitar a renda disponível no interior, desperdiçando até metade de seus
potenciais consumidores. O BCG estima que, considerada a renda de Feira de
Santana (BA), metade da população deveria ter acesso à internet banda larga.
Hoje, no entanto, somente 20% dos moradores são atendidos.
No caso dos supermercados, segundo o levantamento do BCG, as
grandes redes nacionais ainda estão concentradas em polos econômicos
consagrados. Por isso, empresas como a paranaense Super Muffato e a paraense Y.
Yamada, mesmo com poucas dezenas de lojas, conseguem proteger a liderança no
interior de seus Estados de origem.
Segundo especialistas em varejo, há alguns sinais, no
entanto, de que a corrida dos grandes varejistas para o interior vai se
intensificar nos próximos anos. No setor de shopping centers há uma clara
tendência de migração para o interior - tanto pelo surgimento de novos polos de
consumo quanto pela dificuldade de expansão nas capitais, reflexo do alto preço
dos terrenos e também da acirrada concorrência.
Dentre as mais de 50 inaugurações de centros comerciais
previstas para o restante de 2014 e o ano de 2015, apenas um terço será em
capitais, segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
Um dos setores mais preocupados em acompanhar a interiorização dos shoppings é
o varejo de moda, explica Marcos Gouvêa de Souza, sócio da consultoria
GS&MD - Gouvêa de Souza. "O ritmo só não é maior porque a abertura de
shoppings teve uma retração."
Números de balanços de redes como Riachuelo e Renner mostram
bem essa tendência de interiorização. A primeira abriu 12 lojas no primeiro
trimestre, sendo 8 no interior; a segunda promoveu 11 inaugurações, sendo 4 em
capitais. Fontes dessas empresas disseram ao Estado que a expansão em eixos
econômicos emergentes deve se intensificar nos próximos anos.
Comércio eletrônico. Uma esperança de muitos varejistas é
usar o comércio eletrônico para atingir regiões mais distantes - evitando,
assim, gastos com aluguel e funcionários. É uma iniciativa válida, segundo
especialistas em varejo, mas insuficiente para formar uma clientela fiel.
"Hoje, a tendência é a presença multicanal, que combina loja física com
venda pela web", explica Gouvêa de Souza.
Embora o e-commerce cresça a taxas próximas a 30% ao ano no
País, inclusive fora das capitais, o levantamento do BCG mostra que o
brasileiro do interior valoriza o contato direto com o produto. Nas capitais,
63% fazem questão de ver o produto que pretendem comprar. No interior, o
porcentual sobe para 81%.
Disponível em http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,o-consumo-esta-de-mudanca-para-o-interior-imp-,1531410#cap1. Acesso em 01 ago 2014.
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