Andressa Trindade
07.10.2010
As micro e as pequenas empresas, na disputa por espaço no
mercado e por destaque entre os maiores negócios, devem (e têm) que usar todos
os recursos disponíveis para buscar e conquistar novos clientes. Nesse momento,
as mídias sociais são as melhores aliadas do pequeno empreendedor: são
gratuitas, atingem um público imenso de consumidores e, melhor ainda, fazem
tudo isso de maneira natural e dinâmica.
Ontem, navegando pelo Facebook, dois anúncios chamaram minha
atenção. O espaço publicitário nessa rede social é bem estratégico e favorável,
fica localizado em uma barra lateral do lado direito da tela. As imagens dos
produtos anunciados, sapatos e maquiagem, eram bem coloridas e muito
chamativas. Difícil não dar um clique.
Muitas lojas e empresas já têm conta no Twitter e usam essa
mídia social para promover produtos, serviços e comunicação com o cliente. Além
de atualizar o seguidor com as novidades mais quentes do negócio e fazer
sorteios e promoções exclusivas, esse recurso também pode servir como meio de
fidelização do consumidor com a marca. Atualmente, nada é mais decepcionante do
que não encontrar sua loja ou marca preferida no Twitter. No site da PEGN,
inclusive, uma matéria mostra quem os empreendedores seguem nessa rede.
A revista Entrepreneur fez uma lista com cinco ferramentas
do Twitter que podem ser úteis na caça aos consumidores. Essa mídia, inclusive,
foi considerada a “arma mais popular na guerrilha do marketing”.
1. Twitter Search – À procura do público perfeito
É uma ferramenta que busca exclusivamente conversas públicas
do Twitter que tenham no conteúdo a frase que foi procurada. É uma mina de ouro
que aproxima o empresário dos pensamentos e conversas de 200 milhões de
usuários no mundo todo – na verdade, 200 milhões de consumidores potenciais.
Também é uma maneira de monitorar o que é comentado sobre sua marca – e sobre a
dos concorrentes também.
2. Twitter Grader – Onde estão os mais influentes
É um ranqueador geográfico de usuários. O algoritmo do
sistema leva em consideração o número de followers, follows, tweets, conversas
e retweets. Esse recurso não é infalível, mas pode ser uma boa opção para
identificar as pessoas mais influentes em uma região ou cidade.
3. Backtype.com – Feedback on-line
A ferramenta reúne comentários e conversas sobre um tema
específico que estão dispersos na rede – em blogs, Twitter e até sites de
compras. A ideia é monitorar todas as menções feitas sobre a sua empresa ou
sobre seu produto comercializado.
4. Backtweets.com – Até os links curtos
O Twitter Search não monitora links encurtados, usado pela
maioria de usuários da rede social (em razão da limitação de espaço de um
tweet, são apenas 140 caracteres). O Backtweets.com também mostra quem está
tweetando sites com URL comprimida.
5. Twellow.com – Binóculo para perfis
Um diretório, infelizmente só para América do Norte,
Austrália e algumas partes da Europa, que pesquisa usuários de acordo com as
informações que constam da sua biografia: cidade, região e palavras-chave. A
ferramenta é muito cômoda porque é totalmente integrada ao Twitter, isso é, já
tem ícones para seguir ou dar unfollow em usuários – não é preciso sair do site
e abrir outra página para isso.
Disponível em
http://www.papodeempreendedor.com.br/tecnologia/midias-sociais-sao-grandes-aliadas-na-busca-por-clientes/.
Acesso em 24 ago 2014.
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