PEGN
29/07/2014
Você é do tipo que sua frio e passa noites em claro se
precisa encarar uma apresentação em público? Saiba que não está sozinho.
Vender bem uma ideia é um desafio permanente para qualquer
empreendedor, ainda mais quando se está em busca de recursos financeiros para
tirar um projeto do papel.
Uma das máximas é a regra 10-20-30 de Guy Kawasaki, que já
foi colaborador e “chefe evangelizador” da Apple (uma espécie de missionário da
marca). Hoje, ele dirige um fundo de venture capital – o Garage Technology
Ventures – e está acostumado a ver muitas apresentações ruins.
Em um post muito engraçado em seu blog “How to Change the
World”, ele explica que chegou a essa regra depois de ouvir centenas de
apresentações de startups em busca de capital – e se entediar muito com isso. A
fórmula é simples:
10 slides – Para Kawasaki, 10 é um excelente número de
slides para uma apresentação em PowerPoint. A explicação dele é que um ser
humano normal não consegue compreender mais de dez conceitos diferentes em um
só encontro. “Se você precisa de mais de dez slides para apresentar seu
negócio, você provavelmente não tem um negócio”, diz. Ele também lista os dez
tópicos que um investidor de venture capital leva em conta em uma apresentação:
1. O problema
2. Qual a solução
3. Qual o modelo de negócios
4. Valorize a mágica/tecnologia
5. Marketing e vendas
6. Competição
7. Equipe
8. Projeções e conquistas
9. Status atual e cronologia
10. Recapitule e chame para a ação
20 minutos – Você deve apresentar os 10 slides em 20
minutos. Kawazaki recomenda o tempo reduzido para aproveitar os 40 minutos
restantes para discussão e dúvidas – isso se não houver nenhum problema técnico
para colocar a apresentação no Data Show ou se os investidores não tiverem de
sair mais cedo, além de terem chegado atrasados.
30 pontos – Use uma fonte grande – tamanho 30 – nos slides.
A experiência de Kawazaki é que a maioria prefere usar uma letra menor para
poder acumular mais informações em cada tela. Na opinião dele, isso não
funciona. “A maioria das apresentações que eu vejo estão com um texto de
tamanho 10. O máximo de texto possível é colocado em um slide, e então o
apresentador lê o que está escrito. No entanto, assim que a audiência percebe
que você está lendo, ela avança na sua frente, já que consegue fazer isso mais
rápido do que você fala. O resultado é que o palestrante e o espectador ficam
sem sincronia”, diz.
Disponível em
http://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/07/regra-10-20-30-para-apresentacoes-de-sucesso.html.
Acesso em 30 nov 2014.
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