Nos
últimos anos, muitos brasileiros deixaram de pertencer as
classe D e E e passaram para a classe C. O aumento da renda mensal resultou em aumento
de consumo, tanto que, atualmente, a classe C movimenta R$
479 milhões por ano.
Mas, de
acordo com o sócio-diretor do DataPopular, Renato Meirelles, embora esse
público tenha conquistado mais facilidades na hora de comprar, ele ainda enfrenta grandes
dificuldades.
"Hoje
esse público tem mais acesso ao crédito e tem mais credibilidade na hora de
comprar, mas ele enfrenta muitas dificuldades. Não é tão fácil entrar em uma
loja e sair com um bem para pagar em 18 vezes", explica o
pesquisador.
Dificuldades
Ainda
segundo Meirelles, entre as principais dificuldades enfrentadas por esse
público, está o linguajar do sistema financeiro. "Muitas vezes, ele não
entende o que o sistema que empresta dinheiro para ele está dizendo. Não é todo
mundo que entende o que está escrito no contrato que assina na hora de
contratar um empréstimo ou financiar um bem de consumo. Muitos não entendem nem
a fatura do cartão de crédito, e isso é um grande problema", afirma.
E
completa: "E embora não pareça, esses consumidores também enfrentam
problemas com o tipo de tratamento que recebem dos vendedores. Por mais
incrível que pareça, ainda tem vendedor que atende mal um consumidor de classe
C, talvez por achar que ele não tem dinheiro suficiente para comprar o que está
mostrando interesse em adquirir. Esse é um grande erro. Não tenho dúvida de que
as empresas que tratarem bem esses cliente e ajudarem na superação dessas
dificuldades que eles enfrentam serão líderes de mercado em poucos anos".
O que
compram
O diretor
conta também que engana-se quem imagina que esse público gosta de produtos
baratos e sem qualidade. "Já foi o tempo em que produto vagabundo e
baratinho fazia sucesso na classe C. Esse é um consumidor muito exigente. Até
mais exigente que o consumidor de classe A, simplesmente porque ele não tem a
chance de errar. Se ele comprar algo que não seja bom, ele não pode comprar
novamente. O dinheiro é contadinho. Portanto, muitas vezes, ele até prefere
gastar mais em um produto de uma marca conhecida que dê a ele garantia da qualidade do
produto".
Outra
característica desses consumidores é que eles pesquisam muito antes de comprar.
"Eles estão realizando seus desejos de consumo. Estão com poder de compra.
Mas isso não significa que estão podendo esbanjar. Então eles pesquisam muito,
buscam o melhor custo/benefício, para terem recursos de comprar mais itens que
até pouco tempo atrás não podiam comprar", finaliza Meirelles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário