quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Brasil ocupa os últimos lugares em ranking de competitividade, aponta CNI

Karla Santana Mamona


A competitividade do Brasil  é inferior, ao ser comparada com 13 países concorrentes (África do Sul, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia, Espanha, Índia, México, Polônia e Rússia), segundo um estudo realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

De acordo com os dados, o Brasil está atrás destes países em oito indicadores que determinam a competitividade do produto nacional.

Estes fatores são disponibilidade e custo da mão de obra, disponibilidade e custo de capital, infraestrutura e logística, peso dos tributos, ambientes macro e microeconômico, educação e tecnologia e inovação.

Últimos lugares

Nos quesitos de disponibilidade e custos de capital o Brasil ocupa o último lugar do ranking. Já em infraestrutura e logística e carga tributária, o País está na 12ª e 13ª posição, respectivamente.

O Brasil só está à frente da África do Sul no item disponibilidade e custo da mão de obra. Entretanto, perde para Austrália, Canadá, Rússia, México, China, Polônia, Espanha, Índia e Coreia.

Em relação aos fatores macro e microeconômicos, o Brasil permanece nos últimos lugares. É também o 14º em volume de investimentos e em evolução da taxa de câmbio real.

Na atração de investimentos diretos estrangeiros, o País fica em 10º lugar, subindo para a 9ª posição no quesito taxa de inflação e, para 8ª, no quesito dívida bruta do governo.

Desenvolvimento de ações

Para o presidente da entidade, Robson Braga de Andrade, a comparação dos ambientes em que as empresas operam é fundamental para que o governo e a sociedade identifiquem os obstáculos ao crescimento. Ele acrescenta ainda que é necessário o desenvolvimento de ações que possibilitem aumentar a capacidade de o Brasil crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário