Diante do excelente resultado do e-commerce no final de ano nos Estados Unidos, é possível identificar um fator decisivo para o grande volume de vendas: tiveram melhores resultados os sites que ofereceram entrega gratuita das compras, ou entregas a preços muito reduzidos. Os consumidores adoram entregas gratuitas, e não é para menos. Um novo estudo da Compete Online Shopper mostra que o custo de entrega não apenas é crítico na decisão de compras, como também causa um forte impacto na satisfação do consumidor.
A tendência do e-commerce oferecer entregas
gratuitas já existe há alguns anos nos EUA, mas se fortaleceu muito com a crise
de 2008-2009. O varejo foi um dos setores mais atingidos pela crise: a
população com menos dinheiro devido a demissões e cortes nos salários passou a
consumir com mais prudência e planejamento. Cada centavo passou ser importante
nas compras. Em 2008, a temporada de final de ano no varejo (tanto tradicional
como online) ficou muito abaixo das expectativas. Em 2009, o setor repensou
suas estratégias e aproveitou os primeiros sinais de recuperação econômica para
lançar campanhas promovendo a entrega gratuita como uma das principais
vantagens. E funcionou muito bem: o período de compras de novembro a dezembro
do ano passado foi um dos melhores da história do e-commerce, com mais de 15%
de crescimento.
Em compras de valor pequeno, a taxa de entrega pode
superar 25% do total da compra, o que causa uma reação negativa no consumidor.
Oferecer entregas gratuitas ou com grandes descontos, por outro lado, faz a
loja online ganhar muitos pontos positivos com o consumidor.
De acordo com a pesquisa, a maioria esmagadora dos
compradores disse que a entrega gratuita é um fator decisivo na hora de
escolher o site para compras. Para os lojistas online, oferecer entregas grátis
pode significar milhões em novas vendas. Algumas conclusões do estudo da
Compete Online Shopper:
• 93% dos entrevistados disseram que a entrega gratuita
de mercadorias estimularia a comprar mais itens online.• Dois em cada três
consumidores disseram que comprariam mais se as trocas e devoluções também
fossem gratuitas.
• Quando perguntados sobre as compras mais recentes via Internet, o índice geral de satisfação do cliente era 10 pontos menor para os sites que cobram a entrega, em comparação com aqueles que oferecem entregas gratuitas.
• Custo elevado de entrega foi apontado como a principal razão para a insatisfação com a experiência de compras em um site.
• 67% dos consumidores que pesquisam preços na web disseram que muitas vezes compram itens em lojas físicas para evitar os custos de entrega.
• 65% dos entrevistados disseram que procuram sites com a opção "retirar mercadoria na loja", pelo mesmo motivo.
• Quando perguntados sobre as compras mais recentes via Internet, o índice geral de satisfação do cliente era 10 pontos menor para os sites que cobram a entrega, em comparação com aqueles que oferecem entregas gratuitas.
• Custo elevado de entrega foi apontado como a principal razão para a insatisfação com a experiência de compras em um site.
• 67% dos consumidores que pesquisam preços na web disseram que muitas vezes compram itens em lojas físicas para evitar os custos de entrega.
• 65% dos entrevistados disseram que procuram sites com a opção "retirar mercadoria na loja", pelo mesmo motivo.
Em resumo, a pesquisa detectou que os consumidores
preferem comprar em sites de e-commerce que oferecem entregas grátis -- assim,
os varejistas online com estrutura para oferecer essa vantagem estão em melhor
posição. É claro que nem todos os varejistas online podem oferecer entregas
gratuitas. Na verdade, mesmo nos Estados Unidos apenas algumas poucas empresas
estão preparadas para oferecer essa vantagem ao consumidor sem ficar no
prejuízo.
Oferecer entrega gratuita de compras requer um alto
investimento de tempo e dinheiro. Lojas que vendem produtos com pequena margem
de lucro (como aparelhos eletrônicos) terão ainda mais dificuldade em
implementar essa função.
Algumas lojas cobram uma taxa fixa (e relativamente
baixa) em todas as compras. Outras oferecem entrega gratuita apenas quando a
compra supera um determinado valor. Outro caminho é fazer uma parceria de
marketing com um fornecedor, para dividir os custos da entrega. A pesquisa
mostrou que muitos sites estão testando sistemas de entregas gratuitas agora,
de olho em vendas melhores no final de 2010.
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