O que é
luxo? Para a classe C, o conceito está associado ao status e à opulência,
mostra pesquisa realizada pela Franc6pesquisa.
O
levantamento mostra que 50% dos entrevistados associam o luxo ao status, 30%
associam àquilo que deveria ser acessível, como conforto, carro, compras, internet, poder ir a restaurantes
com a família, ter renda e fazer academia.
Já 15%
dos entrevistados associam luxo a algo mais subjetivo, como poder descansar, por
exemplo. Outros 5% acreditam que o conceito está ligado a algo menos palpável
como ter saúde e energia.
Para a
pesquisa, foram ouvidas 487 pessoas do País de classe C.
Marcas
Carros, tênis, roupas e perfumes são os principais
produtos associados ao luxo para os consumidores da classe C. Dentre as marcas
mais lembradas por eles está a Nike, citada por 33% dos entrevistados. Grande
parte dos entrevistados (40%), porém, não conseguiu citar uma marca de tênis.
Considerando
modelos de carro, o Honda Civic e a BMW são os mais citados pelos emergentes
como aquelas associadas ao luxo, com 8% das citações cada uma. Do total de
entrevistados, porém, 21% não conseguiu citar uma marca de automóvel.
Dentre os
perfumes, os da Polo e da Natura foram os mais citados com 13% e 8% das
respostas, respectivamente. E 13% não conseguiram citar nenhuma marca desse
tipo de produto.
Em
vestuário, a Lacoste foi a mais citada, com 2% das respostas. Do total de
entrevistados, 64% não se lembraram de nenhuma marca de roupa que eles pudessem
associar ao luxo.
Oportunidades
O
levantamento constatou que 25% não soube definir ou responder o que seria luxo.
Com isso, os pesquisadores constataram que as empresas desse segmento tem um
mercado para explorar. Para isso, contudo, elas precisam se posicionar frente a
esses consumidores.
“Marcas
posicionadas exclusivamente para o luxo tradicional podem e devem aprender a se
comunicar, distribuir e vender para fatias da classe C, incorporando receitas
fundamentais para sua própria sustentabilidade futura”, afirmaram os
pesquisadores.
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