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Quem é o consumidor que compra
pela internet? O que ele compra? E quem não compra? Por que prefere as lojas
físicas? Para descobrir as diferenças entre os perfis de consumidores on-line e
off-line a e-bit, empresa especializada em informações de comércio eletrônico,
em parceria com o Instituto Análise, realizou a primeira edição da Pesquisa
Cross Channel, que avalia o comportamento do e-consumidor e do consumidor do
varejo tradicional em ambos os canais de venda.
“Com a Pesquisa Cross Channel,
podemos verificar os consumidores que ainda não aderiram ao e-commerce, além de
conhecer os motivos para isso ainda não acontecer. Hoje, somos mais de 17,5
milhões de e-consumidores, mas esse número pode crescer ainda mais para
contribuir com esse mercado de mais de 10,6 bilhões de reais de faturamento”,
diz Pedro Guasti, diretor geral da e-bit.
Com entrevistas domiciliares a
mil consumidores e e outras 5.491 entrevistas via web, durante todo o mês de
março, a pesquisa identificou que o perfil dos respondentes off-line difere dos
respondentes on-line, principalmente em dois aspectos: Faixa etária e renda
familiar.
Enquanto 80% dos adeptos às
compras virtuais encontram-se na faixa entre 25 e 59 anos, 66% dos consumidores
do varejo tradicional representam a mesma faixa de idade. A renda média
familiar do e-consumidor também é mais do que o dobro da média brasileira que
realiza suas compras off-line: R$ 3.560,76, ante R$ 1.444,52.
Outro aspecto a ser levado em
conta é a diferença entre os meios de pagamento nos dois canais. Os
e-consumidores preferem utilizar o cartão de crédito em suas compras, tanto na
web quanto no varejo físico. Já as pessoas que compram fora de casa, utilizam
mais o dinheiro como forma de pagamento. No entanto, na hora de adquirir um
produto de maior valor agregado, como Eletrodomésticos, Eletrônicos e produtos
de Informática, a opção é pelo dinheiro de plástico.
Preferência
de compra nos dois canais
Dos
pesquisados no mundo on-line, 56% preferem comprar eletrodomésticos pela web,
contra 34% que optam por lojas especializadas fora da internet. Já no mundo
off-line, 77% compram o mesmo produto em lojas físicas especializadas, enquanto
que 3% consideram adquirir um Eletrodoméstico pela web, mesmo não sendo esse o
canal que costumam escolher para suas compras. A pesquisa também levantou que
70% dos e-consumidores preferem comprar Ingressos pelo e-commerce, ao mesmo
tempo em que 5% dos consumidores de rua compram seus tíquetes conectados.
Onde
comprar?
O estudo também trouxe informações sobre em que lojas os e-consumidores pretendem comprar determinadas categorias nos próximos tempos. Para o segmento de Eletrodomésticos, por exemplo, 8% dos respondentes disseram optar pelo Ponto Frio, 7% na Compra Fácil e 5% no Wal-Mart. Já para a categoria Papelaria e Escritório, a líder nas escolhas foi a Kalunga, com 14%, seguida pela Livraria Saraiva, com 6%.
De acordo com o levantamento, são
poucas as categorias que os e-consumidores preferem comprar no ambiente
off-line. Normalmente, a escolha é por produtos que são precisaram ser vistos,
provados ou tocados, como produtos de Supermercado, Cosméticos e Perfumaria e
Moda e Acessórios.
Para Pedro Guasti, a Web 2.0 pode
ser uma forte aliada na decisão de compra desses segmentos. “A evolução das
plataformas nos conceitos Web 2.0 contribuem para a linha de crescimento dessas
categorias. As lojas que comercializam esses tipos de produtos podem
disponibilizar vídeos, reviews de consumidores e imagens 3D para que seus
clientes sintam-se mais confiantes em efetuar pedidos de produtos que antes
necessitavam ser obrigatoriamente tocados e experimentados pessoalmente”,
explica Guasti.
O levantamento também indica que,
entre as categorias que os consumidores virtuais têm intenção de comprar nos
próximos meses estão Eletrônicos, Artigos de Informática, Eletrodomésticos e
Livros.
Para o consumidor virtual,
praticidade e facilidade na compra on-line estão ligadas à comodidade e ao
conforto, além da familiaridade com o ambiente web. Já para o consumidor
tradicional, a internet ainda é um obstáculo na hora de adquirir um produto, já
que não está familiarizado com este canal.
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