O aumento da expectativa de vida e a melhora da qualidade de vida para a terceira idade tornam o Brasil um país com população idosa crescente. E, com isso, cresce também seu potencial de consumo. A presidente da Shopper Experience, presidente da divisão latino-americana da Mystery Shopping Providers Association e diretora da Mystery Shopping Providers Association Europe, Stella Kochen Susskind afirma que há um potencial significativo para a mudança de cultura em serviços e atendimento aos idosos.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE), o contingente de pessoas com mais de 60 anos ultrapassa 21
milhões (PNAD 2008) – número que supera a população da terceira idade em países
como França, Inglaterra e Itália. No Brasil, os maiores de 75 anos já são 5,5
milhões. De 1998 a 2008, a proporção de idosos na população nacional aumentou
de 8,8% para 11,1%, sendo que o número de paulistanos com mais de 60 anos subiu
35%, chegando a 1,3 milhão. Em 2030, de acordo com dados Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada (IPEA) a população de idosos será maior que a de jovens (de
15 anos a 29 anos) – 26% conta 23,4% respectivamente. De modo geral, a cada
quatro pessoas, uma tem mais que 65 anos.
“No Estado de São Paulo, dados
atestam que 63% dos idosos viajam, no mínimo, uma vez por ano. Com esse
potencial de negócio impulsionado pelo aumento da população com mais de 60 anos
não há explicação lógica para não investir no atendimento adequado e na criação
de produtos dedicados a essa faixa etária”, afirma a representante da Shopper
Experience, participante do Conarec 2011.
Stella explica que ao entender os anseios do
cliente da terceira idade, o empresário pode reduzir as perdas nas vendas do
presente, além de antecipar produtos e serviços que podem potencializar o
desempenho no futuro. “No contexto do consumo inclusivo, a Shopper Experience –
empresa a qual presido e que é especializada na avaliação do atendimento
ao consumidor de diversos segmentos do varejo e de serviços financeiros por
meio do cliente secreto – criou o projeto Peritos da terceira idade. Com a
iniciativa, a empresa recruta maiores de 60 anos de todo o Brasil interessados
em atuar como profissionais em testar o atendimento prestado aos consumidores
seniores”, diz. O Peritos da terceira idade surgiu da análise de atendimento de
clientes secretos idosos – profissionais liberais, aposentados e donas de casa
que integram a equipe de pesquisadores sêniores.
Hoje, 3% da base de pesquisadores da Shopper
Experience é formado por integrantes da terceira idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário