Camila Lam
05/06/2013
O sonho de muitos empreendedores é de que a sua
marca esteja sempre em alta no mercado. “O consumidor é bem informado e está
faminto por novidades, mas ao mesmo tempo está saturado de escolhas e opções”,
afirma Grazielle Mendes Rangel, consultora de inovação digital e coordenadora
do curso de Inovação Digital, Planejamento e Estratégia em Redes Sociais do
Ibmec/MG.
Guilherme Athia, professor de marketing e gestão estratégica
de marcas do Insper, explica que anunciar uma novidade ou divulgar promoções
por meio do mailing, por exemplo, é uma maneira de promover a empresa.
Entretanto, ele enfatiza que é preciso monitorar essas ações. “Dê a opção de a
pessoa querer continuar recebendo, de forma clara, para que a pessoa se sinta
prestigiada”, explica.
Com a ajuda de Grazielle, Athia e Adriano Gomes, professor
do curso de Administração da ESPM, Exame.com listou cinco recomendações para
pequenos empresários.
1. Foque no consumidor
Os seus clientes atuais são os melhores porta-vozes do seu
produto ou serviço. “Eles comunicam a sua marca. Entregando aquilo que você se
propôs a entregar, você já vai estar fazendo o seu branding”, afirma Athia.
Para Grazielle, o consumidor está preferindo marcas que
descompliquem a vida dele. “Ele quer gastar muito mais tempo com experiências
prazerosas de consumo”, diz. Por isso, ela afirma que a venda de qualquer produto
ou serviço tem que ser ágil, investir em tecnologias e treinamento pode ser uma
solução.
2. Esteja sempre atento
Hoje, as reclamações dos consumidores podem não chegar
diretamente ao empresário ou responsável pelo marketing do negócio. Para Gomes,
o ideal é que uma pessoa faça uma busca no site do Procon ou do Reclame Aqui
para verificar se há alguma mensagem sobre a marca.
Nesses casos, a instrução é responder com informações
precisas, e se for o caso, providenciar a devolução do produto ou oferecer
novamente o serviço. “Isso é muito bom para a marca. Agrega valor e qualquer
pessoa que navegar nesses sites lerá a resposta da empresa”, explica Gomes.
3. Inove
Uma maneira de chamar a atenção do seu público-alvo é fazer
com que o cliente possa participar de eventos diferentes como oferecer uma
participação na criação de um novo produto. “É trazer o consumidor para ajudar
a produzir o que vai oferecer depois”, explica Grazielle.
Um restaurante pode oferecer um curso de gastronomia ou uma
degustação de um novo prato, por exemplo. “É levar a a experiência do cliente
para outros caminhos”, resume Athia.
4. Invista nas redes sociais
A presença das marcas nas redes sociais é fundamental porque
os consumidores estão conversando sobre os produtos ou serviços nas páginas. A
decisão de contratar ou não uma agência para monitorar essas informações
depende do objetivo do empreendedor.
“Existem agências especializadas nas redes sociais, existem
empresas que cobram muito e há outras que estão se especializando em atender
PMEs”, afirma Gomes. Para Athia, é possível que o empresário cuide da gestão da
marca nas redes, mas é preciso bom senso para que as mensagens não se tornem
excessivas e repetitivas.
5. Olhe para dentro
Para que a empresa e a sua marca sejam referências no
mercado é importante avaliar como os funcionários avaliam o negócio. Para
Grazielle, uma cultura colaborativa pode agregar novas soluções na organização.
“O endomarketing é uma das formas de marketing mais baratas.
Oferecer condições especiais dos serviços e produtos para funcionários e até
uma extensão para familiares, por exemplo”, explica Gomes.
Disponível em http://exame.abril.com.br/pme/noticias/como-fazer-sua-marca-se-destacar-no-mercado?page=1&utm_campaign=news-diaria.html&utm_medium=e-mail&utm_source=newsletter.
Acesso em 05 jun 2013.
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