Priscila Zuini
22/08/2013
Segundo dados do Ibope Media, de janeiro de 2013, o Brasil
conta com 46 milhões de usuários ativos em redes sociais. Para sua marca se
comunicar eficientemente com potenciais e atuais clientes dentro dessa imensa
comunidade, a segmentação é uma das principais estratégias de relacionamento.
Ações voltadas a nichos de mercado ampliam as possibilidades
de bom atendimento, à medida que ajudam a conhecer o público e evitam esforços
depositados em outras frentes pouco eficazes, como bem ressaltou Philip Kotler.
Antes de lançar sua campanha aos sete ventos, é importante atentar para quem realmente
interessa notar sua presença. Confira algumas dicas para auxiliar a identificar
o seu target em mídias sociais.
1. Realize suas próprias pesquisas
Quer mais detalhes sobre seu público? Monte pesquisas de
mercado conforme sua necessidade de conhecimento. Ferramentas como Survey
Monkey, Google Drive e Wufoo auxiliam na confecção de formulários online com
questões específicas. Através de relatórios ilustrativos é possível calcular de
maneira simples os resultados.
Para estimular seu público a responder às pesquisas ofereça
descontos exclusivos ou vantagens, e destaque a importância da participação
para melhorias de seus produtos ou serviços. Aproveite para questionar qual
rede social é mais utilizada por seus clientes. Além do Facebook e Twitter,
você poderá realizar ações mais focadas, aproveitando as ferramentas
disponibilizadas em redes segmentadas, como o Linkedin.
2. Analise os dados
A descoberta do público-alvo não é tarefa simples e rápida.
Porém, redes sociais como o Facebook contam com ferramentas de análise de dados
bastante eficientes e de fácil compreensão.
As páginas criadas no Facebook podem ser monitoradas através
do Page Insights, aplicativo que aponta informações relevantes sobre curtidas,
comentários e compartilhamentos. É possível acessar rapidamente os números
relativos a gêneros (porcentagem de curtidas por homens e mulheres), idade
(quantos anos têm as pessoas que curtem a sua página), localização (onde vivem
estas pessoas) e visitas.
3. Ouça sua audiência
O feedback de seu público servirá como ótima base para
estratégias futuras. Atente para os perfis que curtirem, e principalmente, para
aqueles que criticarem. Mantenha um canal fixo de relacionamento direto com o
cliente, dessa maneira será mais fácil você questioná-lo sobre seus gostos.
Disponível em http://exame.abril.com.br/pme/dicas-de-especialista/noticias/como-identificar-seu-publico-alvo-em-redes-sociais?utm_source=newsletter&utm_medium=e-mail&utm_campaign=news-diaria.html.
Acesso em 24 ago 2013.
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