Roberta Gerhard Döring
11/10/2011
Excesso de informação. Esse é o ponto a ser trabalhado pelos
lojistas quando o assunto é a utilização de materiais de apoio para vendas no
varejo. Banners, displays, cartazes e pequenos expositores podem ser aliados na
hora de encantar o cliente. Porém, tornam-se vilões caso sua utilização seja
feita de forma inadequada. “Muitos lojistas não sabem como usar estes elementos
devidamente e acabam cometendo erros que desvalorizam o produto ao invés de
enaltecê- los”, comenta Daniel Silva (Taquara/ RS), consultor especialista em
vitrinismo e diretor da Ponto Zero Vitrines.
Segundo Silva, criar vitrines personalizadas é essencial em
tempos de mercado padronizado. Identidade e apelo visual tornam-se as
principais ferramentas para atrair até mesmo o cliente mais distraído. Porém,
deve-se ter um cuidado em relação aos displays: evitar que eles roubem a
atenção do produto que representam. “Seria melhor que as empresas, além de
enviar o material, orientassem o lojista para a montagem de vitrines
inteligentes, convidativas e, sobretudo lucrativas”, diz.
“O mais importante na comunicação visual é não querer dizer
tudo ao mesmo tempo, em diferentes banners ou cartazes”, complementa a
arquiteta Sabrina Pereira Accioly, da DAS Arquitetura (Porto Alegre/RS). Na sua
opinião, não se deve utilizar uma quantidade muito grande de propagandas ou
corre-se o risco de poluir visualmente a loja. “Os materiais de apoio devem ser
utilizados de forma sintética, reunindo várias informações no mesmo banner, por
exemplo, de forma clara, objetiva e atrativa”, comenta.
De acordo com a arquiteta, materiais objetivos e com
informações bem organizadas costumam chamar mais atenção dos consumidores do
que várias informações distribuídas de forma desorganizada e repetitiva.
“Informações claras e, principalmente, verdadeiras fazem com que o cliente se
sinta atraído a entrar na loja e adquirir o produto”, cita.
Disponível em
http://www.exclusivo.com.br/Noticias/60536/Material-de-PDV:-importante-aliado.eol.
Acesso em 28 ago 2013.
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