Clientesa
03/10/2013
O homem brasileiro não resiste à tentação de uma promoção,
de acordo com nova pesquisa Mintel. O relatório Hábitos de Gastos do Consumidor
detecta que o cliente masculino, principalmente aquele entre 25 e 34 anos, é o
mais interessado em promoções.
Atualmente, quase a metade deles (43%) afirma que utiliza
promoções em lojas, como por exemplo, do tipo "compre um e leve dois".
Em comparação, somente 29% das mulheres pertencentes ao mesmo grupo de idade
afirmam que usa o mesmo tipo de oferta. Complementando, a pesquisa identifica
que no mesmo grupo de homens jovens, 27% são mais propensos a entrar numa loja
que não frequentam, simplesmente pelo fato de terem um cupom promocional em
mãos. O mesmo comportamento é observado em somente 17% das mulheres do mesmo
grupo etário.
O relatório Mintel também revela que os consumidores mais
jovens parecem ser os mais cuidadosos com seu dinheiro, já que quase um quarto
(23%) dos homens e 20% das mulheres, entre 25 e 34 anos, admitem que se
preocupam com o que gastam, checando seus extratos bancários e recibos
regularmente, comparado com 18% do total da amostra da pesquisa.
Ao mesmo tempo que promoções são populares, preço também é
indicador de qualidade para o consumidor, já que 72% deles relacionam produtos
e serviços mais caros com bom posicionamento de qualidade. Entretanto, essa
visão difere de acordo com o grupo socieconômico analisado. Ao mesmo tempo que
65% dos brasileiros das classes AB
concordam que preço é um indicador de qualidade, 75% dos representantes das
C1/C2 e 73% das D/Es pensam da mesma
forma.
"Promoções que proporcionam a sensação de economia ou
vantagens no momento da compra tendem a ser mais atraentes para os homens do
que aquelas que envolvam a participação, opinião, depoimento ou que têm
diferentes etapas", explica Sheila Salina, analista sênior de Pesquisa da
Mintel, no Brasil. Além disso, segundo ela, os homens jovens tendem a ser mais
racionais na compra de itens ou serviços os quais eles não são os principais
usuários ou não possuem uma forte identificação com a marca.
Com uma grande diversificação de marcas disponíveis no
mercado brasileiro, o consumidor encontra uma ampla oferta de preços. Mas
status é algo relevante: mais de um quarto (26%), afirma que esconderia o fato
de que compra produtos baratos, como itens de marca própria dos supermercados.
Esse comportamento é mais forte entre os homens jovens, já que 31% deles, entre
16 e 24 anos, revela fazer isso. Indicativo de seu status aspiracional,
consumidores da classe C são mais propensos do que os As e Bs em esconder o
fato de que compram marcas mais baratas, com 28% afirmando fazê-lo, em
comparação com 21% de A/Bs.
O estudo também verifica que imagem e prestígio de marca é
fundamental, pois atualmente 75% dos consumidores brasileiros concordam com a
frase: "comprar marcas conhecidas me faz sentir bem." Segundo o
levantamento, 79% dos entrevistados das classes C1 e C2 compactuam com a
citação quando analisadas as suas atitudes relativas às compras, contra 75% dos
consumidores das classes A e B, e 69% das D e E. "O consumidor da classe C
tem necessidade de mostrar para si mesmo, para sua família e amigos que, como
está progredindo na vida, consegue também melhorar a qualidade dos itens que
compra", finaliza Sheila.
Disponível em
http://www.clientesa.com.br/estatisticas/51843/homens-buscam-mais-promocoes/ler.aspx.
Acesso em 17 out 2013.
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