Folha de S. Paulo
17/10/2013
Estar presente nas redes sociais não é apenas uma questão de
escolha para as empresas. Segundo especialistas, independente de estar atuando
nas mídias sociais, as marcas já estão presentes nelas quando são citada por
algum usuário.
"As pequenas e médias empresas devem explorar uma
vantagem que elas possuem nas redes sociais: elas podem ousar mais",
afirma Lucas Diniz, analista de "social media" da agência de
marketing digital Cadastra.
Para fazer dessa exposição um benefício, as pequenas e
médias empresas podem adotar estratégias que vão além da criação de uma uma
página ou perfil. Veja abaixo algumas opções:
Defina seu público alvo
"Em uma grande corporação é difícil conhecer seu
público alvo. Às vezes você gasta muito dinheiro fazendo pesquisas para
descobrir isso. A pequena empresa já conhece com quem está lidando e consegue
interagir melhor, afirma Diniz.
Isso é importante porque, segundo Alexandre Siboglo,
presidente-executivo da agência Yeah Digital, o mais importante nas redes
sociais não é o número de fãs ou seguidores que você tem em sua página, mas sim
o impacto que você tem sobre eles.
"Definindo um público você consegue estabelecer uma
linguagem e um conteúdo adequado", afirma.
Não fale demais de você
Segundo Siboglo, um dos principais erros das pequenas
empresas é exagerar na propaganda de seu produto e serviço.
"É como o perfil de um amigo seu: se ele fala demais
dele e não agrega nenhuma informação, você se cansa", afirma.
Produza conteúdo próprio
Para não se tornar maçante para os usuários, a empresa deve
buscar gerar conteúdo relevante para a sua página.
"Você deve entregar algo para o seu público, atuar como
um veículo jornalístico, e não apenas se promover", diz Diniz.
Use as ferramentas
O Facebook e o Twitter possuem ferramentas para aumentar a
projeção dos seus posts. No primeiro, você pode pagar para aumentar a
visualização das suas postagens e até comprar fãs para sua página
"Hoje, qualquer conteúdo que você posta no Facebook
atinge de 7% a 10% do seus fãs. Com um baixo investimento você aumenta a
projeção desse post, além de poder segmentar quem vai ver esse material",
explica Siboglo.
Relacione-se com os clientes
Além de estar presente nas redes e gerar conteúdo relevante,
você precisai interagir com os seus usuários. Segundo Diniz, é normal que os
clientes vejam as redes como um canal de atendimento, fazendo perguntas e até
mesmo reclamando de algo.
Para Siboglo, um dos grandes erros das pequenas empresas é
não responder os usuários. "Essas companhias não levam em consideração o
impacto negativo de uma reclamação na rede, por exemplo. Se você consegue
converter uma manifestação negativa em neutra, você consegue trazer, em média,
mas dez fãs para sua página."
Use outras redes
Apesar do Facebook e do Twitter serem as mídias mais
utilizadas pelas pequenas empresas, outras redes podem começar a despontar.
Segundo Diniz, o Pinterest (rede de compartilhamento de
fotos), por exemplo, fez sucesso no ano passado. "O Google também está
investindo bastante no Google Plus, que está prometendo muito faz tempo",
afirma.
Para empresas que querem focar no relacionamento com outras
empresas, ele também diz que o LinkedIn pode ser uma boa. "Nessa rede você
pode filtrar por cargos. Ou seja, você pode falar só com presidentes de
empresas, analistas, jornalistas etc."
Disponível em
http://classificados.folha.uol.com.br/negocios/2013/10/1357577-veja-6-dicas-para-pequenas-empresas-ficarem-conhecidas-nas-redes-sociais.shtml.
Acesso em 17 out 2013.
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