PEGN
28/01/2014
Um indicador do sucesso de uma empresa é a fidelidade dos
clientes. Eles voltam porque gostam do produto ou serviço oferecido, do preço
ou do atendimento – ou de uma combinação de todos esses fatores. Além disso, é
possível dar um "empurrãozinho" na relação com os consumidores: os
programas de fidelidade, que garantem recompensas a quem é um comprador
habitual.
De acordo com Marcelo Cristiano Gonçalves, diretor da Marka
Fidelização e Relacionamento, os programas de fidelidade trazem o óbvio
benefício que é o aumento do faturamento da empresa. Por outro lado, se não for
bem desenvolvido, o plano pode trazer negativos para a empresa. Gonçalves
listou quatro passos para os empreendedores que planejam criar um programa de
fidelização de clientes.
Confira:
1) Identifique seus clientes, novos ou velhos – Um programa
serve para fidelizar, mas pode atrair mais gente para uma empresa, por meio de
boas recompensas. Mas antes de pensar na fidelização, é preciso obter os
contatos do público-alvo e dos clientes antigos. Obter um endereço de e-mail,
endereço ou número de telefone é o primeiro passo para apresentar o programa às
pessoas.
2) Conheça seus clientes – Na hora de criar um programa de
fidelidade, é essencial pensar em recompensas que seriam úteis aos
consumidores. Uma dica é, a partir das informações dos clientes, ligar e
extrair as preferências deles. Outro trunfo, neste caso para quem tem um
portfólio maior de produtos, é saber quais são os produtos comprados por cada
pessoa e oferecer recompensas parecidas.
3) Programas de fidelidade são para a vida toda – O
empreendedor deve entender que um programa de fidelidade não pode nascer com
prazo de validade – do contrário, a iniciativa não vai passar de uma promoção.
Outro ponto: oferecer ótimos presentes, mas que são muito dispendiosos, podem
acabar com a empresa. Por isso, o melhor é procurar por um equilíbrio: o
presente deve ser bom, mas é necessário que o empreendedor possa pagar por ele.
4) Incentive a adesão – Para que um programa seja
sustentável, o maior número possível de clientes deve aderir à iniciativa, pois
é o consumo deles que trará lucro suficiente para que uma empresa possa comprar
as recompensas sem quebrar. Para Gonçalves, um programa deve ter pelo menos 80%
de adesão. Para que isso aconteça, é importante incentivar a entrada dos
consumidores, sempre falando das vantagens do programa e, se possível,
estimulando a adesão no momento da primeira compra.
Disponível em
http://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2014/01/5-passos-para-elaborar-um-programa-de-fidelidade-para-seus-clientes.html.
Acesso em 30 jan 2014.
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