Raphael Sparvoli
15th abril, 2014
O Brasil é o lugar mais caro do mundo para se comprar
roupas. As peças adquiridas pelos brasileiros saem em média por 21,5% a mais do
que as disponíveis no mercado americano. A constatação é do Índice Zara de
preços de vestuário, produzido pelo banco BTG Pactual. O levantamento leva em
consideração os valores praticados em 22 dos 87 países e que a marca Zara está
presente.
A pesquisa segue os mesmos moldes de outros índices já
conhecidos como Big Mac, iPhone e Play Station, em que produtos considerados
globais têm seu preço final comparado em diferentes mercados. O relatório
avaliou 14 itens vendidos na rede de lojas que vão de blazers até sapatos.
Um vestido que custa US$ 55,10 na Espanha, onde fica a
matriz da empresa, chega a US$ 79,00 nos EUA e US$ 171,60 no Brasil. A peça do
exemplo chega ao país com preço US$ 81 mais alto do que o praticado na Suíça,
que foi apontada como o segundo mercado mais caro para o setor. A tendência se
repete em casacos, blusas e calças.
Sapatos são exceção
Uma exceção aparece nos sapatos, esses produtos podem
apresentar preços mais baixos no Brasil do que em outros mercados. O par que
custa US$ 55,10 na Espanha, sai por US$ 79,90 nos Estados Unidos e chega às
araras brasileiras por US$ 72,70.
Em outras marcas de moda as diferenças de preços são
igualmente elevadas. Um moletom da GAP custa no mercado brasileiro cerca de US$
169,00, enquanto nos EUA a peça é vendida a US$ 44,95. Na Forever 21 do Brasil,
um blazer sai a US$ 111,90, enquanto nos EUA a US$ 29,80. Apesar da diferença
de mais de US$ 82,00 na peça adquirida aqui, a chegada da marca no país gerou
filas de até três horas de espera para entrar nas duas lojas localizadas em São
Paulo e Rio de Janeiro.
Quando a influência cambial nos preços é descontada, a
distância entre o poder de compra dos brasileiros e dos americanos aumenta
ainda mais. Neste caso, os produtos comprados aqui são 49,4% mais caros do que
os vendidos nos EUA. De acordo com a pesquisa, entre as principais dificuldades
competitivas do mercado brasileiro estão os impostos de importação, que chegam
a 35%, a adequação às regulamentações e os preços dos impostos nacionais, além
da diferença climática em relação ao hemisfério norte e das dificuldades de
produção em território nacional.
Disponível em
http://varejo.espm.br/10927/brasil-e-o-lugar-mais-caro-do-mundo-para-comprar-roupas.
Acesso em 15 abr 2014.
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