PEGN
17/04/2014
A ideia de empreender agrada porque ser seu próprio chefe –
e chefe de outras pessoas – é mais atraente do que trabalhar para alguém.
Mas, os problemas não somem automaticamente quando você
começa seu negócio. Pelo contrário, é preciso lidar com clientes, investidores,
funcionários e regras. Prestar mais
atenção no próprio comportamento também faz parte de empreender. O site da Inc.
elencou cinco sinais de que você está sendo o problema no seu negócio, mas a
situação é reversível.
1. Você subestima as pessoas. Ocasionalmente, erros são
cometidos na contratação de um funcionário, mas se os integrantes de sua equipe
interpretam mal suas instruções, talvez você não esteja se comunicando com
clareza.
Como reverter a situação: Você precisa de ajuda para se
comunicar. Isso significa até contratar um assistente que interprete aquilo que
você fala, mas esse tipo de pessoa é difícil de encontrar. Uma saída melhor é
recorrer a um coach que desenvolva essa habilidade em você aos poucos.
2. Você recebe muitos pedidos de demissão. Por que as
pessoas continuam a deixar o trabalho? Analise as seguintes perguntas e veja se
elas não se aplicam a você: Você não promove funcionários internos? Faz anos
que você não oferece um aumento? Você limita os aumentos de salário a 5%, mesmo
contratando um funcionário de fora por mais dinheiro? Você responde a feedback
negativo punindo a pessoa? Você não valoriza conquistas de seus profissionais?
Como reverter a situação: Agradeça críticas construtivas,
elas dão uma noção melhor do que acontece de fato. Trate seus funcionários como
peças valiosas da equipe, e não só como pessoas que devem o trabalho a você.
3. Você posta comentários anônimos mal educados na internet.
E está errado em pensar que isso não tem nada a ver com o trabalho.
Como reverter a situação: Pare de ser um anônimo mal
educado. Trace o objetivo de encontrar cinco coisas positivas por dia que
pessoas ao seu redor fazem. Você pode até começar a fazer comentários positivos
na internet, mas melhor ainda é direcioná-los à sua equipe. Sua atitude vai
gradualmente mudar, e aquilo que você achava irritante na internet antes você
nem perceberá mais.
4. Você tem discussões com pessoas de opiniões diferentes
das suas. Você não fisgou aquele cliente porque ele não queria fazer negócios
com alguém como você. Você está pagando um aluguel caro pelo escritório porque
o corretor de imóveis tem preconceito com qualquer que seja a sua crença. Há
sempre algo de errado, mas o fator comum parece ser você. Faz sentido?
Como reverter a situação: Você realmente perdeu o cliente
porque ele não foi com a sua cara ou será que sua proposta não era tão boa
quanto a do concorrente? A questão do aluguel é por causa de suas crenças, ou
será que simplesmente você não tinha um histórico com imóveis e os corretores
decidiram apostar em você? Você pode estar frequentemente colocando a culpa em
coisas que fogem de seu controle, em vez de canalizar suas energias para fazer
o melhor que pode.
5. Você precisa se impor para ser ouvido. Se você aumenta o
volume de sua voz ou usa um vocabulário inapropriado no ambiente de trabalho,
você está se impondo de forma errada. Intimidar para chamar a atenção de
funcionários é um sinal de má liderança. Sua equipe só leva sustos quando você
grita porque você teve que chegar a esse ponto.
Como reverter a situação: Junte seus funcionários e peça
desculpas pelos gritos disparados. Deixe claro que você sabe que é um hábito
negativo e que você mudará. Na próxima vez que levantar a voz, deixe R$ 5 para sua equipe. Em troca pelo comportamento
bom, diga a seus profissionais que você espera que eles prestem atenção no que
você fala quando está calmo.
Disponivel em
http://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/04/5-sinais-que-voce-esta-sendo-o-problema-de-seu-negocio.html.
Acesso em 17 abr 2014.
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