Administradores
26 de julho de
2014
A gestão comercial envolve a gerência dos recursos que fazem
parte da atividade comercial, como o próprio nome já diz. Toda empresa no
mercado tem que lidar com esse lado do seu negócio, porém nem toda organização
possui profissionais equipados com as técnicas gerenciais específicas da área.
A importância desse tipo de gestão está justamente em concentrar esforços
particulares na eficiência das vendas, atendimento ao cliente, logística da
atividade comercial, entre outros aspectos e processos gerenciais.
Entre os conhecimentos relevantes para a gestão comercial
estão alguns como gestão de pessoas e tecnologia da informação, por exemplo,
que possibilitam o aumento da rentabilidade, bem como a flexibilização do
processo de comercialização. Técnicas e estratégias de relacionamento com o
cliente, assim como conhecimento das características e hábitos de consumo da
população também devem fazer parte do leque de conhecimentos da gestão comercial.
As atividades e competências exercidas pelo profissional
ligado a esta área, ou por um departamento de gestão comercial de uma empresa,
são variadas. Mas, em geral, estão ligadas ao processo de comercialização e
seus diferentes estágios. Estes são alguns exemplos dos conhecimentos que devem
ser buscados e aplicados para a eficiência da gestão comercial:
- Conhecimento das operações básicas do varejo e
identificação das informações necessárias à otimização destas operações
(incluindo a definição de uma tecnologia informática para obtenção e análise de
informações neste sentido)
- Estruturação dos produtos oferecidos em “famílias”,
aplicando a administração por categoria
- Definição do capital de giro necessário para manter o
estoque (com base em giro médio diário e prazos de reposição)
- Análise de perfis de clientes
- Análise da concorrência e definição de métodos para o
estabelecimento de preços e promoções
- Implantação de sistemas de comércio eletrônico.
Carreira
Em relação a opções de carreira e áreas de atuação, quem
trabalha com gestão comercial pode fazê-lo de muitas formas diferentes.
Gerência de lojas ou operações, analista de resultados e supervisor de
operações são algumas funções dentro da gestão comercial. Por se tratar de
setor em expansão, a área também oferece oportunidades para analistas de
pesquisa de marketing, analistas de localização de ponto estratégico para o
negócio, assessores ou coordenadores de operações, assistentes e coordenadores
ou gestores de varejo ou de atacado. O salário varia de acordo com as
atividades exercidas.
Apesar de a questão "O que é gestão comercial?"
ter uma resposta clara e talvez já conhecida, os desdobramentos dessa área de
atuação estão se desenvolvendo para acompanhar as transformações do mercado,
que demandam profissionais cada vez mais diferenciados e que pensem fora da
caixa no que diz respeito a vendas e processos de comercialização.
Disponível em
http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/o-que-e-gestao-comercial/90626/.
Acesso em 20 out 2014.
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