Na eterna busca das marcas pelo
consumidor, a Intrabase lança uma ferramenta capaz de identificar microrregiões
em capitais e regiões metropolitanas para direcionar estratégias de Marketing.
Com estas informações, as empresas conseguem levar serviços relevantes de
acordo com o perfil de consumo em cada canto do país, de acordo com classe
social, renda, despesas, entre outras informações que antes não eram
consideradas de forma segura.
O trabalho do BCB, criado pela
Intrabase, é mostrar que dentro dos 60% de domicílios da classe C no Brasil
existem perfis de comportamento de consumo diferenciados que podem ser
oportunidades para empresas de diversos segmentos. A ferramenta de costumer
retail utiliza o georreferenciamento para mapear um prospect dentro de uma
região específica, verificando qual o cliente que tem o perfil de consumo ideal
para determinada categoria de produto ou serviço.
Por outro lado, após reunir as
informações do futuro cliente, a BCB junta as informações de consumo com a
performance da empresa visando enxergar as oportunidades e as fraquezas do
mercado, informações que ajudam no processo estratégico de qualquer empresa. As
microrregiões encontradas nas capitais e regiões metropolitanas do Brasil
totalizam 15% dos domicílios do Brasil.
Comportamento
e consumo em domicílios
Deste total, 60% são da classe C. Neste universo, a ferramenta da Intrabase detectou 66% de penetração de cartão de crédito. Nas microrregiões com menor penetração deste serviço, 79% dos domicílios têm despesas com pagamento a prazo, o que demonstra uma oportunidade clara para as empresas de cartão de crédito.
Assim como é possível analisar o
comportamento e o consumo de produtos e serviços financeiros nos domicílios
brasileiros, a ferramenta identifica o potencial de segmentos como o varejo,
com indicadores para roupas, calçados, acessórios, eletro-eletrônicos e móveis.
Em outras palavras, a empresa que utiliza esse serviço determina o “mix” que
servirá como fonte de informação micro-regionalizada.
Entre os dados coletados pelo BCB
estão nível de renda, consumo de telefonia fixa, DDD, poupança, endividamento,
despesas com produtos financeiros, plano de saúde, previdência, automóvel e
média de gastos com cartão ou cheque. “Controlando o grau de assertividade da
ferramenta, se consegue trazer para qualquer mix de produtos uma estimativa de
cada região”, garante Lia Tomboline, Gerente de Consultoria da Intrabase, em
entrevista ao Mundo do Marketing.
Oportunidades
de mercado
Para o mercado de beleza, por exemplo, a ferramenta ajuda na segmentação de produtos de higiene, perfume, cremes, shampoo e tudo o que pode ser encontrado em um domicílio. Na avaliação do BCB em 2009, constatou-se que a classe C é a que mais gasta em cosméticos no Brasil, cuja concentração é na região Nordeste. “Por isso que as estratégias de comunicação não podem se espelhar umas nas outras. Para adquirir força de vendas é preciso que a marca esteja de acordo com a relevância para cada microrregião”, afirma Lia.
Um dos maiores bancos do país já
utilizada a ferramenta. O projeto em fase inicial com foco em cartão de crédito
identificou que 58% dos domicílios da classe C têm o plástico e onde há menor
penetração há uma tendência de financiar mais as compras. Em média, os gastos
por mês em compras a prazo ou no cartão de crédito chegam a R$ 538,00.
A comparação feita entre todas as
microrregiões do país oferece informações preciosas para segmentos diversos.
“Se existe o financiamento de um imóvel, este consumidor pode ter um cartão de
crédito também. Em regiões com alta penetração de classe C, ainda é baixo o
índice de penetração de cartões de credito. Mas, no Sul a classe C tem maior
potencial de consumo que no Norte e Nordeste”, explica a Gerente da Intrabase.
Perfil de
consumo
Entre os domicílios pesquisados, além das informações sobre os cartões de crédito, 1% faz algum pagamento a prazo e 81% estão com financiamentos em aberto. Porém, a despesa mensal por domicílio, nos três grupos, é similar. “O percentual de domicílios que efetivamente fazem pagamento a prazo têm um carnê, ou outro meio que não o cartão, o que significa a perda de oportunidade para empresas de cartões”, diz Lia.
A ferramenta permite também
enxergar um cliente atrativo para um produto qualquer passando primeiro pelas
informações de mercado, onde o serviço ou produto tem penetração e potencial
específico para cada necessidade. “Fazemos uma clonagem para dimensionar todas
as regiões com a mesma característica e as mesmas oportunidades. Assim mapeamos
microrregiões com atrativos que tenham o perfil de consumo que uma empresa
procura”, conta Lia. Até para fechar projetos de parceria a ferramenta consegue
direcionar para o melhor segmento. Com a BCB, empresas podem procurar parcerias
com informações mais detalhadas, priorizando lugares e otimizando o trabalho
desenvolvido.
É possível trabalhar com as
informações da carteira de clientes assim como microrregionalizar e relacionar
com as caracteristicas do cliente. São duas opções: usar somente as informações
adquiridas ou as que já existem. “Depois disso, criamos uma matriz para
direcionar a aquisição de prospects. Esta ferramenta pode ser usada nos
segmentos de farmácias, viagens, supermercado, vestuário, casa & lazer,
além dos mistos, o que inclui interesses especificos”, completa Lia Tomboline,
Gerente de Consultoria da Intrabase, em entrevista ao Mundo do Marketing.
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