De boas
ideias, o mundo do empreendedorismo está cheio. O grande desafio é tirá-las do
papel. E o maior vilão desta equação costuma ser sempre o mesmo: a falta de
dinheiro. Mas é possível abrir um negócio com nenhum (ou quase nenhum)
dinheiro? A melhor resposta é: sim e não. A prática mostra que não é
impossível, mas é muito difícil.
“É
possível abrir qualquer negócio com praticamente nenhum dinheiro, mas as
possibilidades de ser um bom negócio são mais reduzidas”, opina Marcelo Aidar,
co-responsável pelo Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV. “Quanto
maior a barreira de entrada, maior a possibilidade de crescimento do negócio.
Se é fácil entrar, você inevitavelmente terá muitos concorrentes”, justifica o
professor.
Por outro
lado, a escassez de recursos pode ser um importante combustível para a
inovação. “Excesso de recurso nunca foi muito bom, porque não deixa a
criatividade florescer”, pondera Aidar.
Confira a
seguir algumas dicas para quem quer se arriscar em uma empreitada com pouco
dinheiro:
1. Prepare-se para empreender
1. Prepare-se para empreender
Antes de
embarcar em um projeto de alto risco, esteja certo de que você tem recursos
suficientes para manter ao menos suas despesas pessoais até que o negócio vingue.
Se você não tem um a boa poupança, comece desenvolver sua ideia em paralelo ao
emprego atual. Além disso, certifique-se de que o seu negócio realmente tem
potencial para dar certo. Pesquise muito bem o segmento, converse com outros
empresários do ramo e identifique o seu potencial diferencial. “Você tem que
compensar a falta de recursos de outras maneiras. Tem que ser um negócio que
você conhece muito bem ou algo muito inovador”, destaca Aidar.
2.
Empreenda com o dinheiro dos outros
Se você
tem uma ideia realmente boa, o primeiro passo é tentar vendê-la para alguém.
“Transforme a oportunidade que você identificou em um discurso de venda
adequado para atrair pessoas que tenham dinheiro”, aconselha José Dornelas,
especialista em empreendedorismo e autor do livro “Empreenda (quase) sem
dinheiro”, da Editora Saraiva. Se sua ideia é realmente inovadora, você pode
buscar recursos de subvenção econômica do governo ou mesmo ir atrás de um
investidor. Se o negócio não é disruptivo, mas tem um bom potencial de lucro,
encontrar um sócio entre pessoas do seu convívio – amigos, parentes e até
conhecidos – pode ser uma saída.
“Sempre
procure capital de terceiros. Se você não encontrar, é um sinal de que talvez o
seu negócio não seja tão bom”, recomenda Evandro Paes dos Reis, professor de
Empreendedorismo e Inovação da BSP (Business School São Paulo). Seja qual for o
modelo de sociedade escolhido, é importante criar regras claras quanto à
participação de cada sócio tanto na distribuição dos lucros futuros quanto no
dia-a-dia do negócio para não sair perdendo no final. “O empreendedor não pode
virar um empregado de luxo do investidor”, destaca Reis.
3.
Faça parcerias estratégicas
Se sua
idéia é realmente boa, você pode convencer fornecedores e clientes a apostarem
nela junto com você. Mais uma vez, seu discurso de venda terá que ser matador.
Convença seus fornecedores e colaboradores a correr riscos junto com você – se
eles enxergarem potencial de sucesso na sua ideia, podem concordar em receber o
pagamento mais para frente ou até trocar seus serviços por uma participação no
negócio. A lógica é a mesma para o cliente. “Além de preços diferenciados, a
possibilidade de ter exclusividade em um determinado serviço ou produto pode
ser um atrativo”, ressalta Aidar.
4.
Exercite o networking
Ter uma
boa rede de contatos e usá-la da maneira certa é fundamental. Suas conexões
podem ajudá-lo a encontrar potenciais parceiros, oportunidades de negócio e
promover seu produto usando o bom e velho boca-a-boca – recurso fundamental
para quem quer construir uma boa reputação em qualquer negócio, especialmente
sem dinheiro.
5.
Tire proveito das circunstâncias
Aproveitar
as oportunidades que aparecem à sua frente também é crucial. Seja flexível,
adapte seu negócio às circunstâncias. “Imagine que você gosta de cozinhar e
quer abrir um restaurante, mas não tem dinheiro. Então você fica sabendo que o
amigo de um amigo tem um café e está procurando um fornecedor de comidas
prontas. Você vai lá, oferece uns quiches e o negócio dá certo. De repente você
descobre que talvez valha mais a pena abrir uma pequena indústria de comidas
premium do que um restaurante”, exemplifica Álvaro Cardoso Armond, professor do
Insper.. “É preciso estar em estado permanente de alerta, porque as
oportunidades vão atravessar o seu caminho e você tem que estar atento para
tirar proveito delas”, acrescenta ele.
6.
Tenha um plano de ação
Ser
adaptável não significa abrir mão do planejamento. Quanto mais escassos os
recursos de uma empresa, melhor eles devem ser administrados, afinal de contas,
qualquer deslize pode ser fatal. “Defina metas e procure aprender aquilo que
você não sabe sobre o negócio”, aconselha Dornelas. Elabore um bom plano de
negócios e faça as adaptações necessárias no dia-a-dia. Ser capaz de colocar a
ideia no papel é um passo importante para que você se sinta seguro de que
realmente tem um negócio sólido nas mãos.
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