Camila Lam
14/08/2013
Muitos empreendedores e pequenos empresários
começaram o negócio por necessidade ou porque enxergaram uma oportunidade.
Entretanto, sem uma formação ou uma busca constante por capacitação, as chances
de a empresa crescer saudavelmente diminuem.
“Tem que aprender sempre, sua empresa vai mudar, seu cliente
vai mudar. O empreendedor que tem um negócio de pequeno porte precisa ajustar
sempre o modelo de negócio”, afirma Alessandro Saade, professor de
empreendedorismo da BSP, Business School São Paulo.
Para Alexandre Martins, gerente do Sebrae-SP, há problemas
relacionados à gestão de uma pequena empresa que é preciso que o próprio
empreendedor tome a iniciativa para resolver. Por isso, é importante buscar
cursos presenciais ou online para se capacitar. Veja outras habilidades
essenciais para quem deseja ter uma empresa de sucesso.
1. Ter uma boa visão de negócio
Quem é o seu cliente? Quais são os seus concorrentes? De
acordo com especialistas, vale investir tempo na elaboração de um plano de
negócios, pois esse documento pode auxiliar o pequeno empresário a mapear
oportunidades e responder estas perguntas.
“Ele pode fazer um curso de modelagem de negócio, é um
passo-a-passo que pode modelar a ideia. Claro que, à medida que for crescendo,
é importante ter uma formalização na educação”, explica Saade.
2. Dominar as finanças da empresa
Saber como precificar adequadamente o seu produto ou serviço
e determinar quanto precisa de capital para levar o negócio adiante são algumas
habilidades que não devem ser negligenciadas.
“Fica muito suscetível ao erro e acerto. Pode acabar gerando
muito prejuízo financeiro por conta de um cálculo de fluxo de caixa
equivocado”, exemplifica Martins. Por isso, aprender a metodologia e o uso
correto de algumas ferramentas pode ajudar a deixar sua empresa sempre no
verde.
3. Noções de marketing
Existem alguns termos de marketing que todo empreendedor
precisa saber. Ao conhecer os jargões técnicos, é possível compreender melhor o
mercado e quais são as melhores ações que podem ser trabalhadas para promover a
empresa ou o produto.
Para Martins, tomar uma decisão sem base pode ser muito
arriscado. “Possíveis indicadores podem diminuir os riscos do negócio”,
explica.
4. Saber se planejar
Ao planejar estrategicamente os próximos meses ou anos da
empresa, o empreendedor pode, aos poucos, ir se adaptando à realidade. A
dificuldade está justamente em alinhar todas as áreas do negócio e o que
precisará ser executado por cada uma delas durante o período determinado.
Saade explica que existem cursos de planejamento estratégico
de curta duração ou pós-graduação para quem deseja se aprofundar no assunto.
5. Ter capacidade de ação
Liderar a equipe de funcionários, ter uma boa relação com os
fornecedores, cuidar da agenda e da parte operacional da empresa são algumas
atividades que fazem parte da rotina de um pequeno empresário. “Não tem curso
específico para isso, mas existem cursos de gestão do tempo e cursos de
liderança”, recomenda Saade.
Disponível em
http://exame.abril.com.br/pme/noticias/5-coisas-que-todo-empreendedor-precisa-aprender?page=1.
Acesso em 15 ago 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário