Computerworld
12 de agosto de 2013
Com o avanço da internet e surgimento de tantas ferramentas
de comunicação, muitos profissionais de TI já estão exercendo atividades
remotamente, pelo menos um ou dois dias por semana. O Brasil regulamentou esse
modelo de trabalho, considerado uma tendência no mundo para redução de custos e
melhora da qualidade de vida de seus colaboradores.
Assim o home office tem se tornado uma alternativa cada vez
mais frequente e viável no mercado de trabalho atual, principalmente com a
dificuldade de locomoção nas grandes cidades. Pelo menos é o que aponta uma
pesquisa realizada pela Robert Half com 1.876 diretores de recursos humanos em
16 países.
De acordo com 47% dos entrevistados brasileiros, aumentou o
número de pessoas que adotaram o home office, enquanto apenas 8% observaram a
diminuição e outros 37% não perceberam mudança.
Porém, algumas pessoas ainda têm dificuldades em saber como
agir nesse tipo de emprego. Para melhorar o rendimento e facilitar a adaptação
daqueles que buscam trabalhar do lar, a Universia Brasil, rede ibero-americana
de colaboração universitária no mercado de trabalho, dá cinco 5 dicas
importantes. Veja a seguir quais são:
1. Tenha disciplina
Ter disciplina é a tarefa mais difícil e mais necessária
para quem decide trabalhar em casa. É muito fácil se distrair por não estar em
um ambiente de trabalho com outras pessoas. Por isso, concentre-se nas suas
atividades e aja como se estivesse em um escritório exatamente com as mesmas
obrigações.
2. Programe sua agenda
Não pense que por trabalhar em casa você não precisa ter
horários marcados. Programar-se também é essencial. Estipule prazos e tenha uma
agenda para anotar todos os seus compromissos.
3. Escolha local adequado para trabalhar
Se possível, encontre um cômodo em sua casa que você possa
dedicar exclusivamente ao trabalho. Organize o ambiente de maneira séria, como
um escritório, para que você se sinta motivado a realizar seus deveres.
4. Adote postura profissional
Divida suas tarefas. Não misture as atividades de casa com
os deveres do trabalho. Fazer diversas coisas ao mesmo tempo impede que você
foque completamente em apenas uma tarefa, deixando-a, muitas vezes, incompleta
ou mal realizada.
5. Mantenha-se conectado
Sair do escritório para trabalhar em casa não significa que
você precisa se afastar do restante do mundo. Manter contato com seus colegas
de trabalho é de extrema importância. Seu chefe precisa localizá-lo quando
precisar. Procure saber também quais as ferramentas sua companhia adota para
acompanhar seu trabalho e medir sua produtividade quando estiver em home
office.
Disponível em
http://computerworld.uol.com.br/carreira/2013/08/12/home-office-cinco-dicas-para-manter-a-produtividade/.
Acesso em 12 ago 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário