quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Nove dicas para usar melhor o LinkedIn

Mayra Fragiacomo
07/02/2014 às 17h05
 
A maioria dos profissionais sabe que o Linkedin é a rede social profissional mais popular dos últimos tempos. Mesmo quem não está na rede, sabe que ela existe. Há quem diga que recebe vários contatos de headhunters e empresas por semana sem fazer o mínimo esforço, enquanto há muitos que dizem fazer diversas conexões e aplicações para vagas sem nenhum efeito.

Tudo depende do perfil do profissional e da disponibilidade das vagas, segundo as empresas, que cada vez mais utilizam a plataforma para divulgação de oportunidades e buscas de candidatos de TI nos eficientes mecanismos de hunting comercializados pelo Linkedin.

Mas a maior verdade dessa e de qualquer outra plataforma profissional é que quanto melhor estiver cadastrado o perfil, melhores serão os resultados. E quando falamos em Linkedin, um outro fator se mostra cada dia mais relevante: a etiqueta virtual associada ao velho bom senso.

Pensando nessa máxima, aí vão algumas dicas para a melhor utilização dessa rede social profissional. Boa sorte!

1) Foto do perfil: utilize fotos próprias e que dialoguem com o tema dos negócios. Com isso, saem fotos de família, personagens ou paisagens.

2) Perfil: cadastre seu perfil como se tivesse preenchendo o currículo, mesmo que não esteja buscando uma nova colocação. É importante para que conheçam o seu perfil profissional na totalidade (até mesmo os possíveis parceiros de negócios). Tome cuidado com erros de português.

3) Idioma:  mesmo que você fale inglês, espanhol ou qualquer outro idioma, tenha sempre um perfil cadastrado em português (língua nativa). O programa dá opções de várias línguas e todas podem ser cadastradas, mas só cadastre se realmente tiver conhecimento do idioma.

4) Pedidos de conexão: adicione pessoas conhecidas ou com quem você tenha pelo menos uma conexão. Se for adicionar pessoas desconhecidas, encontre motivos de aproximação (um headhunter potencial, um executivo que te entrevistou ou um profissional interessante que atue no seu segmento) e deixe exposto o motivo do convite.

5) Postagens: ao postar mensagens e opiniões, atenha-se à esfera profissional. Cuidado com temas polêmicos (política, futebol e religião) e de cunho pessoal, fotos e frases de efeito. O mesmo vale para debates nos grupos: cuidado com agressões e exposição autoritária de opiniões.

6) Interesses: os grupos são ótimos ambientes para networking e contato com potenciais contratantes. Existe uma vasta opção de temas técnicos e também para postagem de vagas específicas. Esteja sempre atento às regras de cada grupo e as respeite.

7) Empregos: só aplique para vagas (opção Empregos) que realmente estejam dentro do seu perfil. Evite ficar queimado como profissional sem foco, que se candidata a toda e qualquer opção, mesmo não sendo compatível com ela.

8) Recomendações: só peça recomendações para pessoas que já trabalharam com você ou que são parceiros de negócios, desde que possam falar de forma relevante do seu trabalho. Jamais peça recomendações para pessoas que não te conhecem. E seja solidário, retribuindo tais recomendações ou as fazendo de forma aleatória e verdadeira.

9) Atualizações: mantenha seu perfil sempre atualizado. Não adianta estar somente cadastrado, sem informações ou com dados desatualizados. Deixe seu e-mail pessoal e telefones de contato, assim poderá ser encontrado com muito mais facilidade (esse é um dos propósitos!).


Disponível em http://olhardigital.uol.com.br/pro/colunistas/mayra_fragiacomo/0/9. Acesso em 09 fev 2014.

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